Pré-Existência Mórmon: Morada de Deus e seus Espíritos

       O ultimo ponto que o amigo “D.E.”, pediu para comentar, foi sobre a pré-existência mórmon. Esse assunto está inserido no Plano de Salvação no qual fiz um comentário geral no post Plano de Salvação Mórmon, mostrei posteriormente no post O Papel de Cristo no Plano de Salvação, como a visão de Cristo fica completamente perdida dentro do contexto desse plano de salvação.

            A pré-existência seria um lugar onde Deus criou todos os espíritos, inclusive sendo Cristo um desses espíritos criados e todos nós semelhantes a Cristo no contexto espiritual, sendo que uns mais valentes e nobres e outros nem tanto: "Ora, o Senhor mostrara a mim, Abraão, as inteligências que foram organizadas antes de o mundo existir; e entre todas essas havia muitas das nobres e grandes; E Deus viu que essas almas eram boas; e ele estava no meio delas..." (Abraão 3:22-25). 
                                                                                       
§  O QUE É PRÉ-EXISTÊNCIA?

         Resumindo: era o Lugar onde vivíamos antes de virmos para terra: “Todos os homens e mulheres viveram com Deus como seus filhos espirituais antes de virem à Terra como seres mortais. Essa condição às vezes é chamada de primeiro estado” Site oficial da Igreja Mórmon

§  O QUE ACONTECEU NA PRÉ-EXISTÊNCIA?

1- Deus faz um grande conselho na pré-Existência para nos apresentar um Plano:  “O Pai Celestial convocou um Grande Conselho, a fim de apresentar Seu plano para o nosso progresso" (ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, pp. 218, 536)

2- Foi ensinado sobre o Plano de Salvação: "Aprendemos que, caso seguíssemos esse plano, viríamos a ser como Ele. Receberíamos um corpo ressurreto; teríamos todo o poder no céu e na Terra; tornar-nos-íamos pais celestiais e teríamos filhos espirituais, assim como Ele (ver D&C 132:19–20). Fomos informados de que Ele providenciaria uma Terra para nós, onde seríamos provados (ver Abraão 3:24–26). Um véu cobriria nossa memória e esqueceríamos nosso lar celestial. Isso seria necessário para podermos exercer nosso livre-arbítrio para escolher o bem ou o mal sem ser influenciados pelas lembranças de nossa convivência com o Pai Celestial." (Princípios do Evangelho, p. 11)  

3- Satanás, um dos espíritos presentes, ao conhecer o Plano e ao ser rejeitado como sendo ele o unigênito de Deus, se rebela e é expulso: "E o Senhor disse: Quem enviarei? E um semelhante ao Filho do Homem respondeu: Eis-me aqui, envia-me. E outro respondeu e disse: Eis-me aqui, envia-me. E o Senhor disse: Enviarei o primeiro. E o segundo irou-se e não guardou seu primeiro estado; e, naquele dia, muitos o seguiram."(Abraão 3:27-28)

4- Os que aceitaram esse plano, ou seja, seu primeiro estado vieram para terra cumprir esse plano: "E os que guardarem seu primeiro estado receberão um acréscimo; e os que não guardarem seu primeiro estado não terão glória no mesmo reino que aqueles que guardarem seu primeiro estado; e os que guardarem seu segundo estado terão um acréscimo de glória sobre sua cabeça para todo o sempre." (Abraão 3:26)

§  QUAIS PROBLEMAS NESSE PLANO?

            Existe inumeráveis problemas doutrinários, contradições dentro da própria doutrina mórmon que não sustentam esse Plano de Salvação, parece mais uma peneira de incoerências, porém vou abordar apenas alguns que tenham relação com a pré-existência.

1- Cristo:


            Para o Cristianismo, Cristo estava com Deus, e era Deus, ou seja, o único que existia com Deus e foi gerado por Deus, sendo o filho de Deus: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (Jo 1:1)

            Já no Plano de Salvação Mórmon, Cristo era apenas mais um dos espíritos criados por Deus e se apresentou para ser o cabeça do Plano: "E o Senhor disse: Quem enviarei? E um semelhante ao Filho do Homem respondeu: Eis-me aqui, envia-me. E outro respondeu e disse: Eis-me aqui, envia-me. E o Senhor disse: Enviarei o primeiro."(Abraão 3:27). Da mesma forma que Jesus Cristo, satanás ofereceu-se para fazer o papel de Cristo, mostrando que os dois eram semelhantes.

            A doutrina Mórmon coloca Jesus Cristo e Satanás sendo dois anjos nobres na Pré-Existência, sendo irmãos, como nós todos irmãos espirituais, criados da mesma forma e tendo que passar todos pelo mesmo processo. Já no cristianismo, Cristo veio a terra não porque necessitava ter um corpo, mas para resgatar a humanidade e por amor aos homens, Deus enviou seu ÚNICO filho: Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)

            Observamos uma grande diferença entre nós, seres humanos, que fomos criados na terra: "E o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente."(Gn 2:7) e entre Cristo que foi gerado por Deus e se fez carne para salvar as criaturas de Deus e não porque precisava disso para se salvar também: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, pleno de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (Jo 1:14)

            Dizer que Cristo era apenas espírito e precisava também vir a terra para ganhar um corpo... só coisa da doutrina mórmon mesmo! A doutrina mórmon confunde ser filhos adotivos de Deus: Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes um espírito de escravidão para vos reconduzir ao temor, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! (Rm 8:14-15), com ser filho literal de Deus: "Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus."(Jo 3:18), Deus tem apenas um único filho literal que é Jesus Cristo, nós somos filhos por adoção através de Cristo: "e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo,"(Ef 1:3-5). Com essa confusão doutrinária, a Igreja Mórmon eleva o homem e os Anjos a condição de seres iguais a Cristo, gerados da mesma essência de Deus e rebaixa Cristo a condição de iguais aos demais, isso em relação a pré-existência.

2- Morada de Deus:

            A pré-existência seria onde Deus e os homens habitavam juntos e segundo esse plano, os homens viriam a terra, para se tornar Deuses e depois voltariam a morar com Deus, só que no desenrolar do Plano, Joseph Smith se enrolou todo, e acabou colocando a morada Celestial onde os homens vão habitar com Deus na própria terra. Já mencionei isso no post Pré-existência: Morada de Deus?.

         Sabemos que antes do plano a terra não existia, ela foi criada posteriormente: "E então o Senhor disse: Desçamos. E eles desceram no princípio; e eles, isto é, os Deuses, organizaram e formaram os céus e a Terra." (Abraão 4:1). Então como voltar para um lugar que nem existia? Como voltar a morar com Deus na Terra Celestializada, se Deus mora na Pré-Existência? 

3- O Mal Inexistente

            Segundo o Plano, o homem viria a terra ser provado e tentado para progredir, escolher entre o bem e o mal: 

Fomos informados de que Ele providenciaria uma Terra para nós, onde seríamos provados (ver Abraão 3:24–26)

-podermos exercer nosso livre-arbítrio para escolher o bem ou o mal sem ser influenciados pelas lembranças de nossa convivência com o Pai Celestial." (Princípios do Evangelho, p. 11)  

          Agora pergunto para aqueles que querem analisar as coisas. Tentado por quem? Se satanás ainda não tinha se rebelado? Conhecer o Bem e o Mal, mas que mal? Se até aquele momento todos eram bons. A Rebeldia de satanás era o Plano de Deus? Se satanás não se rebelasse o plano iria fracassar, por falta do mal? Então satanás está fazendo o que Deus precisava ele fizesse? Porque Deus vai então condenar e amaldiçoar espíritos que são essenciais para o plano funcionar? 

Conclusão:

           O Plano de Salvação Mórmon não se sustenta a uma analise mais profunda, acredito que para aqueles que queiram pensar e analisar, ficaram nessa postagem pelo menos bons pontos para se refletir.

   
 LIBERTE-SE

"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9

14 comentários:

Fomos Surpreendidos disse...

Um resumo pra todas os comentarios e tudo o que contem no seu blog.
"Regra de Fé 11: Pretendemos o aprivilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria cconsciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem."

Nunca irás ver um Mórmon falando coisas más de outra religiao.
Se encontras, é por que tal pessoa está convertida a Igreja. E nao ao Evangelho.
Alma 5:14

E agora, eis que vos pergunto, meus irmãos da igreja: Haveis nascido espiritualmente de Deus? Haveis recebido sua imagem em vosso semblante? Haveis experimentado esta poderosa mudança em vosso coração?

Amon, filho do Rei Mosias, também perseguia a igreja. Incitava todos os daquele povo a odiar essa igreja. Mas o que aconteceu? Foi provado. Teve uma Real mudanca, experimentou essa poderosa mudanca dentro de seu coracao.

Durante 26 anos, voce foi convertido a Igreja, mas nunca, experimentou a real conversao, do Evangelho Real de Jesus Cristo.

Já vi muitas pessoas como voce. Servi como Missionario tive a oportunidade de conhecer pessoa muito inteligentes, sabias e inspiradas.
Foi a melhor experiencia da minha vida.

E se algum dia alguem vem me dizer, que tudo isso foi uma mentira, que tudo isso nao é real. E que a igreja é falsa.

Eu diría, é a mentira mais linda do mundo. E nao trocaría ser membro desse evangelho por nada nessa terra. Porque a bencao que eu e minha familiar recebomos em nossas vidas por ser membro é algo que nao posso descrever.

Te convido que possa ver a conferencia geral de Abriu, é uma oportunidade para voce poder por seus pensamentos no lugar, e realmente descubrir, qual é o propósito de tudo isso que está no seu coracao e em sua mente.

Respeito seu pensamento, de qualquer maneira.
E de verdade, gostaria que voce, sendo alguem inteligente, pudesse utilizar seu talento, para fazer o bem.

Um abraco.

Wandyson disse...

Olá Fomos Surpreendidos, obrigado pelo comentário. Engraçado algumas coisa que vc comentou, por exemplo, nunca verá um mórmon falando mal da doutrina dos outros:

"Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas aerradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que “eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu ccoração está longe de mim; ensinam como doutrina os dmandamentos de homens, tendo eaparência de religiosidade, mas negam o seu poder” Joseph Smith 1:19

"O que é que inspira professores de Cristianismo a terem esperança de salvação? É a suave e sofisticada influência do Diabo, com a qual ele engana o mundo inteiro." (Ensinamentos do profeta Joseph Smith, compilado por Joseph Fielding Smith, p. 270.)

"Falamos sobre Cristianismo, mas é tudo um grande monte de coisas sem sentido... Eu mesmo e centenas de Élderes à minha volta, já vimos sua pompa, suas procissões e sua glória; e o que é? É como o metal que soa ou como o sino que tine; é tão corrupto como o inferno; e o Diabo não poderia ter inventado uma forma melhor de espalhar sua obra do que por meio do Cristianismo do século 19." (John Taylor, Journal of Discourses, vol. 6, 1858, p. 167).

Já ouviu falar dessas pessoas? Profetas mórmons que estão falando bem da religião dos outros? Procure conhecer melhor sua doutrina e as declarações de seus grande e maravilhosos líderes, mais se está se referindo a mim ao dizer falar mal da doutrina dos outros, não estou falando mal da doutrina dos outros, sou mórmon, estou na lista da igreja com sumo-sacerdote, então estou falando mal da minha doutrina, não é? ;-)

Outra coisa interessante é vc julgar a conversão de uma pessoa, mesmo sem ter conhecido, tipo enquanto disser que a igreja mórmon é verdadeira está convertido e movido pelo espírito, se afirmar o contrário, está automaticamente sendo usado pelo diabo, é isso? Uma boa maneira de fechar os olhos.

Quando vc disse se for mentira é a mentira mais linda do mundo e não trocaria por nada, mostra bem o nível de alienação que vc está passando, desculpa por usar esse termo com vc, mais chega a ser muito forte alguém dizer que exite uma linda mentira e ela prefere viver essa mentira. Então não me resta nada a dizer para uma pessoa que prefere viver uma bela mentira que encarar um dura realidade, apenas lamento essa seita esteja conseguindo inserir esse tipo de pensamento nas pessoas.

Desejo do fundo do coração que um dia vc tome coragem para encarar uma dura verdade, ao envés de preferir viver uma linda mentira que irá conduzi-lo para ....

Um abraço!!

Fomos Surpreendidos disse...

É realmente uma pena saber que alguem como voce gasta tanto tempo da sua vida, para atacar a algo que é REALMENTE, obra perfeita do Nosso Pai Celestial.

Podemos ficar o dia todo, falando sobre doutrina, e nunca vamos chegar a lugar algum.

Mas se voce quer continuar com seu grande objetivo, de "abrir o olho das pessoas das garras dessa terrivel igreja mormon", vá em frente. Porque o único Reino de Deus na terra meu amigo, cresce indescritivelmente a cada dia. E após o milenio, em que Nosso Salvador Jesus Cristo reine por mil anos, E voce tenha seu corpo ressucitado, estará cara a cara, com Aquele que te conhece mais do que a ti próprio, e se dará conta, de quanto tempo voce perdeu, e que todas as suas acoes, serao resultado de uma vida eterna, sem a presenca de SEU Pai Celestial.

Wandyson disse...

Obra perfeita do Nosso Pai Celestial? Um doutrina cheia de erros, contradições e inserções de maçonaria, realmente chamar isso de perfeito é difícil.

Unknown disse...

Ótimo post, Wandyson. E ótimo comentário, pois mostra que os próprios líderes do mormonismo falaram mal de outras religiões.

Quero deixar uma pequena observação sobre uma parte do comentário de Fomos Surpreendidos.

"Nunca irás ver um Mórmon falando coisas más de outra religiao." - Palavras de Fomos Surpreendidos

Interessante! E dizer que a IJCSUD é a Única Igreja Verdadeira na face da Terra não seria dizer, indiretamente, que todas as outras igrejas (religiões) são falsas?

Wandyson disse...

Olá amigo Francinaldo, obrigado pelo comentário. Sim ao afirmarem que eles são os únicos corretos e que a sua igreja é a única verdadeira, estão automaticamente dizendo que todas as outras são falsas e não são de Cristo, mais estão tão centrados no EU estou correto, que não conseguem enxergar coisas simples e obvia, aliás negam até a mais clara verdade se isso for defender sua amada e idolatrada doutrina. No fim o menos importa é a verdade e sim a sentimento que existe pela doutrina e seus líderes.

Um abraço!!

Anônimo disse...

Boa noite Wandyson
Tenho uma pergunta
Voce cree que nós fomos criados a imagem e semelhanca de Deus?
Como diz em Genesis 1:26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Eu estou pesquisando sobre a Igreja Mormon, e aprendi algumas coisas sobre o plano de salvacao com os misionarios.
Me pareceu muito interessante o fato de eles terem dito que nós temos um plano aqui na terra e que estamos em um tempo de provas pra voltar a presenca dele.
Pelo o que eu entendi na sua enquete, Jesus e Satanas eram apenas espiritus normais, filhos de Deus, como todos...
Tenho muitas confusoes na minha cabeca agora, porque aprendi com os jovens que eles eram inteligencias mais nobres antes de se tornarem filhos do nosso Pai Celeste.
E que Jesus se prontificou para ser o salvador e redentor do mundo porque sabia que era a vontade do Pai
Sinto que estou aprendendo bastante sobre a doutrina mormon, é algo tipo totalmente novo.
Ja busquei em muitos sites, mas nao quero me confundir.
Estou dirigindo a voce porque antes mesmo de falar com os misionarios ja conhecia esse blog e tenho um amigo mormon, me apresentou os caras e nao sei... Voce sabe melhor nesse assunto mas eu sinto que tenho aprendido muito lendo o livro de mormon, só quero encontrar a verdade!
Obrigado e um grande abraço!!

Wandyson disse...

Olá Amigo Anônimo, obrigado pelo comentário.

Sim Creio que Deus nos criou sua imagem e semelhança, então somos criaturas porque fomos criado por Ele,como seres materiais e os Anjos criados como seres espirituais, não fomos gerado da essência de DEUS como Jesus Cristo que é o único filho literal de Deus, nós podemos nos considerarmos filho de Deus, mas por adoção através de Jesus. Consegue perceber a grande diferença que existe entre os homens, anjos e Cristo?

A doutrina mórmon não é ruim, pelo contrário, muito agradável, ensina que vc tem um plano aqui na terra, para no fim ser um Deus, ter suas própria terra, seus anjos e etc... Quem não quer isso? Até Satanás quis isso não foi? E o que aconteceu? Deus expulsou Satanás do céu. Olha que tipo de ensinamento a Igreja Mórmon faz as pessoas acreditarem e desejarem. Não foi fácil para mim acordar e sair dessa mentira, foi doloroso e difícil, mais diferente do "Fomos Surpreendidos", EU preferi encarar uma verdade dolorosa que viver em um mentira bonitinha.

Em relação ao livro de mórmon, você vai ler muitas coisas bonitas, mais apenas um livro de ficção, sem nenhuma comprovação arqueológica, traduzido de uma língua inexistente que é o tal "Egípcio Reformado", não existe uma só copia de pelo menos uma pagina desse escrito na língua original para ser observada. Uma verdadeira enganação.

Sobre ser Nobre antes de vim para terra, é um ensinamento típico mórmon, diz sobre grandes e nobres espíritos, só que poucos sabem que os mais valentes, vieram para terra como Brancos, sim, isso é uma doutrina mórmon, pois em livros doutrinários mórmons, existe a declaração que as pessoas vieram negras porque não foram muito valentes e nobres no mundo espiritual e esse seria um castigo. Esqueci até de mencionar isso neste post. Mais isso ninguém vai te ensinar nas salas de aulas da igreja e quando vc coloca aqui, dizem que vc está perseguindo a igreja. Perseguir a igreja por mostrar as doutrinas que elas escondem e por mostrar incoerência nessas doutrinas? Seria mesmo isso uma perseguição?

De qualquer forma, isso é o que penso, não porque odeio ou quero perseguir a igreja, mais porque vivi muitos anos essa doutrina e quando obteve informações que antes não tinha, comecei a me aprofundar na doutrina e descobrir esses absurdos. Se isso é: Obra perfeita do Nosso Pai Celestial? Imagina o imperfeito então.

Qualquer dúvida pode perguntar, meu objetivo não é tirar ninguém da igreja ou impedir que entrem, mais dá oportunidade de conhecerem a verdade sobre a doutrina e cada um faça sua própria escolha com conhecimento, diferente de mim que entre de gaito nessa igreja, achando que era uma igreja Cristã.

Um Abraço!!


Missão disse...

Esses testemunhos mórmons são realmente uma graça, falam tantas coisas mas não aguetam um minuto no ringue da verdade, logo vão para nocaute. No dia que um mórmon colocar as Escrituras(Bíblia) primeiro lugar, que vai a nocaute é todo sistema enganoso chamado mormonismo.

Wandyson disse...

Infelizmente Missão, a verdade muitas vezes não é bem vinda. Aí não se pode fazer mais nada.

Anônimo disse...

Eu era católica e foi me ensinada desde pequena que existia o céu (paraíso) e o purgatório (prisão). Depois me batizei na igreja mórmon e ainda continuo lá. Há coisas realmete que eles não falam,como os rituais do templo. Entramos lá inocentemente,só depois nos demos conta de que a palavra final é de Lúcifer se voces não guardarem os convênios do temlo serão dele! Um convenio mesmo que seja com o diabo não pode ser quebrado. Se fazermos todas as coisas certar não seremos dele. Mas os que fizerem ao contrário já são dele. E ele não disse que a pessoa tinha que se arrepender e voltar a fazer as coisas certas . Ele deixou bem claro quebrou o convênio já é dele. Mas eu acredito que nosso espírito pertencia ao nosso Deus lá no céu antes de viermos a essa terrra,assim como Jesus e lucifer. Jesus se tornou um glorificado depois da ressurreição,teve que vencer a morte para conseguir a coroa da vida,da mesma forma façamos nós. Se uma religião fala de Deus e ninguem conseguiu destruir ela é porque tem autoridade de Deus para se estabelecer sobre a terra. Vimos tantas instituiçoes se acabarem,mas as igrejas que falam de Deus estão firmes os seus fundamentos. "A casa de Meu Pai tem muitas moradas". O que importa é que todos os homens pertençam ao bem e não ao mal. Onde começou a maçonaria com o povo Judeu. sabemos que nem todas as religioes estão certar e tem em seu meio coisas da maçonaria. O que importa é permanecemos firmes em Cristo. E parar de ver a falta nos outros. Quem vai julgar o que é certo é Deus um dia. Seja paciente diante de coisas que não entende. Aquele que só vê defeito em tudo,está se esquecendo de olhar para dentro de si e de buscar a sua salvação e voltar a ter uma vida bela com um olhar fito em Deus

Wandyson disse...

Olá amiga anônima! Obrigado pelo comentário.
Não consegui entender algumas de suas colocações, mais gostaria de fazer algumas observações:

1- Primeiro se a palavra final é de Lúcifer, onde Deus fica nisso?

2- Se quebrar os convênios do Templo, sereis de Satanás? Se vc não percebeu os convênios do templo mórmons são diabólicos e se tu permaneceres neles aí sim seras de Satanás. (Não vou me aprofundar nesses convênios, tendo em vista que apenas estou fazendo uma observação.)

3- Vc diz:"nosso espírito pertencia ao nosso Deus lá no céu antes de viermos a essa terra,assim como Jesus e lúcifer". A igreja mórmon faz justamente isso, vc colocar Satanás de igualdade com Cristo. Cristo era Deus e sempre foi como Deus, Satanás era apenas um anjo.

4- Por fim, Deus nos deu discernimento para julgar o que é certo e o que é errado, precisamos usar esse dom de Deus para não sermos enganados, olhar defeitos é necessário quando se tem o objetivo de procurar o melhor caminho. Não sou conhecedor de todas as coisas, mais procuro melhorar meu conhecimento e não fechar meus olhos para coisas claras que estão a nossa frente.

Um abraço!

Anônimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento Wandyson Moreira! O melhor caminho continua e sempre será Jesus Cristo. Eu vi muito erros na igreja mórmon. É a perfeição das imperfeiçoes. Tudo o que eles fazem são para os homens verem. Eu assisti a conferencia geral online e eles estão preocupados com a internet. Que muitos estão perdendo sua fé na igreja devido a muitas coisas negativas sobre igreja. E o profeta Monson ainda falou assim voce que está em qualquer lugar desse mundo e está sendo contrário as regras da igreja pode ir embora dessa organização. Ninguem é obrigado a ficar em um lugar onde não se acredita. E ele está certo referente a isso.

Wandyson disse...

Obrigado vc amigo Anônimo!!

Infelizmente a Igreja mórmon prega uma falsa doutrina, centralizada em seus profetas, toda e qualquer coisa que eles ensinarem, vira lei, sem poder ser questionado, e todos abaixam a cabeça.Por isso tantos absurdos podemos constatar.

É com tristeza que digo, se alguém procura o verdadeiro Cristo, com certeza não é dentro da Igreja mórmon que vai achar. Alguns falam de maneira sincera, mais totalmente enganados: Nós falamos de Cristo na igreja mórmon. Só que infelizmente, não conseguem para para analisar que Cristo é esse que eles estão falando.

Um Abraço!!

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger