Ezequiel fala sobre O Livro de Mórmon?

       A Igreja Mórmon ensina para seus seguidores que Ezequiel está se referindo ao Livro de Mórmon: "Esta palavra do Senhor veio a mim: "Filho do homem, escreva num pedaço de madeira: ‘Pertencente a Judá e aos israelitas, seus companheiros’. Depois escreva noutro pedaço de madeira: ‘Vara de Efraim, pertencente a José e a toda a nação de Israel, seus companheiros’.Junte-os numa única vara para que se tornem uma só em sua mão."Quando os seus compatriotas lhe perguntarem: ‘Você não vai nos dizer o que isso significa? Diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Vou apanhar a vara pertencente a José, que está na mão de Efraim, e às tribos israelitas, seus companheiros, e juntá-la com a vara de Judá, fazendo delas um único pedaço de madeira, e elas se tornarão uma só na minha mão’.Segure diante dos olhos deles os pedaços de madeira em que você escreveu. (Ez 37:15-20)

        Será que a "VARA" está se referindo a livro? Este livro seria o Livro de Mórmon? Digo que não, vejo como é fácil enganar e manipular as pessoas, pois existem dois grandes problemas na afirmação da igreja mórmon, inclusive um deles deveria ser de conhecimento dos próprios mórmons, porém é mais fácil acreditar cegamente, ao invés de parar e raciocinar. 

PRIMEIRO

       A palavra "vara" ou seja, "Ìets", que é usada nessa passagem, pode significar:

1) árvore, madeira, tora, tronco, prancha, vara, forca;
1a) árvore, árvores;
1b) madeira, gravetos, forca, lenha, madeira de cedro, planta de linho;

       A palavra Ìets, não tem nada a ver com livros ou pergaminhos, para quem conhece um pouco do cenário histórico, verá que os descendentes de Jacó (Israel) se dividiu em dois grupos, Reino de Israel ( conhecido também como Efraim) e outro como Reino de Judá, o Reino de Judá em meados 600 a.C., foi derrotado e levado cativo pelos babilônicos, esta escritura se refere ao ajuntamento dessas duas grandes nações. Deus deseja ajuntar sua nação, assim como a galinha deseja ajuntar seus pintinhos: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mateus 23:37)

      Nessa escritura em específico Ezequiel faz uma profecia que essas duas grandes nações estarão reunidas e restauradas como fora no passado. Ele está falando de livros ou escrituras? Não, fala claramente que está referindo-se as Nações: "E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos."(Ezequiel 37:22) . Esse é o contexto histórico de Ezequiel.

SEGUNDO

        Afirmar que Ezequiel se refere ao Livro de Mórmon é ignorar a própria história do Livro de Mórmon, pois o Livro de Mórmon foi escrito pelos dessedentes dignos de  Leí, se observarmos a linhagem de Leí vamos ver que ele era descendente de Manassés: "E Aminádi era descendente de Néfi, que era filho de Leí, que saiu da terra de Jerusalém, que era descendente de Manassés, que era filho de José, que foi vendido no Egito pelas mãos de seus irmãos."(Alma 10:3)

   Ezequiel fala da descendência de José pela linhagem de seu filho Efraim: "Vara de Efraim, pertencente a José... Vou apanhar a vara pertencente a José, que está na mão de Efraim", então se O Livro de Mórmon veio pela linhagem de Manassés, não existe ligação com o que diz Ezequiel, pois ele está se referindo a linhagem de Efraim. Mesmo os Lideres supremos Mórmons afirmem que Ismael era descendente de Efraim, coisa que não existe no Livro de Mórmon, o Livro veio pelas mãos de Leí e seu filho Nefí que eram descendentes de Manasses e depois deu continuidade através de seus descendentes.

Obs. 1: Caso alguém encontre a afirmação que Ismael era descendente de Efraim no Livro de Mórmon, favor mencionar para ser colocado na postagem, e retirado essa observação, pois até então desconheço que exista e por isso considero que seja apenas uma invenção dos líderes mórmons, simplesmente para tentar encaixar essa escritura bíblica na história do Livro de Mórmon, pois se é uma afirmação só de boca, sem amparo no próprio livro de Mórmon, fica evidente a armação.

Obs. 2: Mesmo que existisse o amparo das alegações da descendência de Ismael, isso não mudaria os fatos apresentados anteriormente que mostram que Ezequiel fala de outro assunto e que o Livro de Mórmon veio através da linhagem de Manasses, apenas o fato de não existir esse amparo no próprio Livro de Mórmon, mostra o tamanho da cara de Pau desses profetas fajutos. 

 LIBERTE-SE

"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9 

0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger