Jesus Cristo Fala Sobre Sua Vinda Nas Américas?

         Quando assistia aulas nos bancos da igreja mórmon, muitas vezes ouvi o texto em João: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." (João 10:16). Esse texto é comumente usado para dizer que a Vinda de Cristo nas Américas foi predita pelo próprio Cristo ao afirmar que Ele tinha outras ovelhas que não eram daquele aprisco. Um amigo leitor me indagou, com essa escritura, como que quisesse dizer: “Se o Livro de Mórmon é falso, então quem são as outras ovelhas? Isso me fez lembrar muito das aulas que tive na igreja onde a afirmação é absoluta que as ovelhas do Texto de João, são os habitantes das Américas.

         Quando fazemos essa afirmação, ignoramos totalmente o contexto histórico e eventos futuros dentro da narrativa Bíblica que mostram quem eram essas ovelhas que Cristo estava mencionando em João. E por necessidade ou desespero, não sei, a Igreja Mórmon tenta encaixar os habitantes da América nesse texto, para assim aliviar a mente de seus seguidores com algum tipo de amparo para as histórias do Livro de Mórmon.

QUEM ERAM AS OUTRAS OVELHAS?

         Sabemos que Deus escolheu um povo para abençoar toda a terra, esse povo ficou conhecido como Nação de Israel: "Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".(Gn 12:3). Ao passar do tempo, as gerações, esqueceram que eles deveriam ser uma nação porta-voz de Deus para outras nações,  levando Deus e as bênçãos para as demais nações, o fato de Deus ter feito uma aliança apenas com eles o fizeram achar que Deus era exclusivo deles: "Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes."(Gn 17:7). E acharam que eles eram os únicos a ter direito ao Deus verdadeiro e que o Messias viria exclusivamente para liberta-los.

        Israel falhou em levar o Deus (Y ̂ehovah) para todas as nações, Cristo veio como predisse os profetas e cumpriu a lei, estabeleceu sua Igreja que tomou lugar de Israel para levar a Palavra de Deus a todas as Nações: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".(At 1:8). No inicio a Igreja de Cristo era formada por Judeus, Cristo já havia ensinado que o evangelho deveria ser ensinado a toda Criatura: “E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a criatura.”(Mc 16:15), mas os Judeus tinham dificuldade de entender que Deus não é só para os Judeus, que Jesus Cristo não era o Cristo apenas dos Judeus, não conseguiam entender que tinha outras ovelhas que NÃO ERAM DAQUELE APRISCO, ou seja, do APRISCO JUDEU.

         No capítulo de Atos 10, mostra o momento que Pedro conseguiu entender que o evangelho deveria ser levado também aos gentios: "Conversando com ele, Pedro entrou e encontrou ali reunidas muitas pessoas e lhes disse: "Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum.(At 10:27-28), mesmo com todos os ensinamentos que Cristo tinha deixado, os Judeus tinham muita dificuldade de entender que Deus é de todos.

         A partir do momento em que o evangelho passou a ser levado aos Gentios que estava no Velho Mundo, a parábola de Cristo, descrita em João começou se cumprir e o evangelho de Cristo começou a ser levada para as ovelhas que não eram daquele aprisco, Cristo em momento nenhum se referiu aos Povos na América, mas aos Gentios de um modo geral.

"Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue."(At 15:19-20)

         Espero que tenha dado para entender que esse texto nada tem a ver com habitantes das Américas.

        LIBERTE-SE

"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9 


0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger