Isaías 11: Esperança para Israel ou para os Mórmons?

            O capitulo 11 de Isaías foi escrito quando Israel estava cativo, sem esperança, humilhado, totalmente derrotado. Deus através do profeta Isaías vem mostrar ao povo de Israel um futuro de esperança e glória.

            Isaías começa a profetizar sobre a vinda de Cristo: “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11:1-2)

            Fala sobre o a justiça que o messias iria promover: “Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio” (Isaías 11:4)

            O mais incrível é ver alguns mórmons induzidos por uma falsa alegoria da Igreja mórmon, começam a delirar achando que esta escritura fala dos povos das Américas ou traz amparo para o Livro de Mórmon. Amigos vamos acordar! Em momento nenhum essa escritura fala a respeito da vinda de Israelitas para as Américas ou coisa parecida.

            Isaías mostra que Cristo iria ser procurado e buscado pelos gentios e todos os povos: “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”(Isaías 11:10).

"A raiz de Jessé aponta para a mesma origem real e humana que a do rebento no versículo 1, [que é Daví]. A palavra "posto" indica estar cheio de força e capacidade. Cristo está posto, cheio de força e capacidade, como um estandarte para os povos. Um estandarte indica uma insígnia, como um símbolo de reunião ajuntamento. A palavra hebraica para estandarte no versículo 10, também pode ser traduzida por insígnia ou sinal. Cristo, como um estandarte é o símbolo de reunião e ajuntamento dos povos da terra. A expressão dos povos no versículo 10 significa "de todos os povos da terra." Recorrerão as nações indica que todas as nações da terra se voltarão para Ele e estarão dispostas a ser o Seu povo... Cristo também é uma bandeira para as nações. Uma bandeira indica a influência no poder que chama e reúne. Uma bandeira, içada no alto, chama e reúne as pessoas no lugar onde está. Tal bandeira torna-se uma grande atração para as nações. Para as nações significa para toda a terra." (Life-study of Isaiah, pp. 270-272).

            Esta passagem apenas está fazendo uma profecia a respeito de Israel, trazendo esperança para um povo cativo e maltratado, profetiza que Cristo viria para liberta-los e seria um estandarte para as nações. Talvez o que confunda os mórmons é quando se fala de Reino de Judá e Efraim, logo deduzem automaticamente que esteja falando de Israel e dos Nefitas, infelizmente isso é mentira.

QUEM É JUDÁ E EFRAIM A QUEM AS ESCRITURAS SE REFEREM?


          Após a morte de Salomão, [931 a.C] Israel se dividiu em dois grandes reinos: Judá, ao sul, com capital em Jerusalém, que seguiu tendo um descendente de David como rei e Israel, ao norte, que teve durante sua existência de aproximadamente 200 anos cerca de 6 dinastias diferentes. (Chazit)

            O reino do Norte, passou a ser chamado Reino de Israel, porém também conhecido como Efraim, quando as escrituras falam ou profetizam a respeito de Judá e Efraim, estão somente falando do Reino do Sul e do Reino do Norte, não tem nada a ver com Nefitas: "Na época em que Isaías profetizou, havia dois reinos israelitas: o do sul, que era o reino de Judá, e o do norte, que era o reino de Israel (também chamado de Efraim)." (Manual do Instituto do Livro de Mórmon, p. 86)

       Conclusão: tentar encaixar essa escritura para trazer algum amparo para o Livro de Mórmon é apenas mais uma falsa esperança e delírio causado pelo efeito mormonismo.


 LIBERTE-SE

"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9 

0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger