Alguém sabe como funciona o programa missionário da Igreja Mórmon? Vou tentar explicar em poucas palavras caso esqueça de algum detalhe por favor me avisem.
Temos a seguinte estrutura:
1- Jovens Missionarios: que deixam seus estudos e família para cumprir uma missão de 2 anos para homens e 1 ano e 6 meses para mulheres, normalmente saem com 18 e 19 anos.
2- Casais Missionários: São casais da 3º idade, normalmente aposentados e sem responsabilidade em criar filhos no momento que saem em missão.
3- Presidente de missão: Um homem escolhido pelo alto escalão mórmon, para cumprir uma missão como presidente e vem trazendo consigo, sua esposa e filhos para cumprir essa missão de 3 anos.
QUEM CUSTEIA A MISSÃO DESSAS PESSOAS?
1- Jovens Missionarios: São os próprios Jovens ou a família dos Jovens que juntam dinheiro e depositam na conta da igreja e durante os 2 ou 1,5 anos, a igreja entrega aos jovens em dose homeopatias esse dinheiro, eles recebem o dinheiro mensalmente. No caso dos Jovens ou suas famílias não terem o dinheiro suficiente, existe um fundo onde os outros membros da Ala e do restante da igreja podem depositar o dinheiro para cobrir as despesas desses Jovens. (Em outras palavras quem paga são os membros)
Obs. Conheço na minha cidade, um Jovem que vendeu o carro que tinha para depositar e pagar sua missão, mas o comum no Brasil é a missão dos Jovens serem financiadas basicamente com o Fundo Geral que recebe doações de membros de toda a igreja mórmon.
2- Casais Missionários: O custo da Missão desses casais são custeado inteiramente pelo casal, veja uma carta enviada pela liderança: "Casais missionários para servirem uma missão de proselitismo: Atualmente o custo mínimo mensal é de R$ 1.200,00 e certas missões custam mais. Casais missionários não são auxiliados pelo fundo missionário da Igreja, nem pelo fundo missionário da ala ou estaca. Esse fundo é destinado para apoiar jovens missionários. Entretanto, existe um programa especial destinado para ajudar casais chamados para missões de proselitismo, cuja condição financeira é insuficiente para cobrir totalmente as despesas da missão. A fim de se qualificar para receber essa ajuda, o casal precisa contribuir com recursos próprios e/ou de sua família de no mínimo R$ 600,00 por mês" (Carta da Presidência de Área, 8/Jun/09).
Obs. Nem o alojamento que pertence a igreja é fornecido para esses casais, eles têm que pagar diária de um alojamento que pertence a igreja, mesmo estando eles a serviço da igreja. Conheço um casal aqui da minha cidade que vendeu tudo para custear essa besteira. Triste mais real.
3- Presidente de missão: Se alguém conhece algum Presidente de Missão que vendeu alguma coisa para fazer esse trabalho me avisa pois quando ele é chamado para servir Missão, diferente dos demais, a Igreja oferece reembolso total para as seguintes despesas familiares do Presidente de Missão:
1. Convênio Médico e Odontológico para toda a família, além da quaisquer custos médicos adicionais necessários (exceto cirurgia cosmética);
2. Aluguel;
3. Contas de luz, telefone, internet, gás, lavanderia e supermercado;
4. Um carro oficial para o Presidente, com combustível e manutenção;
5. Um carro extra-oficial para a esposa do Presidente, com combustível e manutenção;
6. Roupas para a família;
7. “Atividades familiares” (não especificado o que possa excluir dessa categoria);
8. Contas de telefone de longa distância (para familiares que não vieram para a missão);
9. Passagens de ida e volta para filhos com menos de 26 anos, que não vieram para missão mas desejam visitar seus pais;
10. Presentes “modestos” de Natal e aniversários para familiares;
11. Custos para filhos servindo missão de tempo integral;
12. Escola para filhos em idade escolar (5-18 anos) incluindo materiais escolares, uniformes, transporte escolar, matrículas, etc.;
13. Atividades extra-curriculares para filhos em idade escolar, como aulas de música, esportes, balé, etc.;
14. Faculdade para filhos em cursos de graduação, com o limite determinado pelos preços (maiores?) da BYU, com opção de bolsa integral para a BYU;
15. Empregada doméstica (20 horas/semana);
16. Jardineiro, se necessário;
17. Isenção de impostos e isenção de Dízimo.
(manual do presidente de missão
Gostaria de agradecer ao amigo Gleidson M. Mesquita por ajudar fornecendo alguns dados.
Então que cada um tire suas próprias conclusões pois é claro e evidente que o tratamento que essas pessoas recebem não são as mesmas, enquanto a igreja ensina para um grupo que deve se precisar vender tudo para fazer uma missão, para outro grupo seleto, a igreja banca tudo dando do bom e do melhor.
Seleto: escolhido, excelente, fino e superior
PAZ DE CRISTO PARA TODOS
"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9
4 comentários:
Disponha sempre
Disponha sempre
Vlw!!
"Isenção de Dízimo". Por que não isenta de pagar o dízimo o pobre coitado que está vendendo tudo pra fazer uma missão? Como o Pres. de missão tem direito a tudo do bom e do melhor, praticamente pode escolher o quanto ganhar, não precisa se virar com um salário nem economizar em nada, mas os outros além de tudo ainda tem que pagar seu dízimo se não são considerados indígnos e não podem ir fazer a missão...
Postar um comentário
Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!