Tenho ou desejo ter o Dom de Línguas?

               O Dom de Línguas é um tema muito polêmico no meio evangélico, pois muitos entendem de maneiras diferentes o que seria esse dom. Precisamos entende-lo para não sair do Cristianismo e cair em outras doutrinas podendo chegar até mesmo próximo ao Umbanda.

               Uma coisa que precisamos nos perguntar é se o Dom de Línguas é falar em outro idioma conhecido por outras pessoas ou simplesmente falar um idioma que não existe. Vamos analisar o que nos diz a bíblia a respeito desse fato:

"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos 2:4)

1- Começaram falar em outras línguas
2- Conforme o Espírito permitia que eles falassem

Perguntas que precisam ser feitas:

As outras pessoas entendiam o que eles falava? SIM

"E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?" (Atos 2:7-8)

Quais eram essas línguas?

"Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus." (Atos 2:9-11)

Atinja o Objetivodo seu Blog!!!Qual era o objetivo do Dom?
"todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus." (Atos 2:11)

           Na primeira vez que observamos esse "Dom de Línguas" se manifestar podemos dizer que os apóstolos falaram em vários idiomas, fazendo com que as pessoas entendesse a palavra de Deus, em seu idioma nativo.




Porque alguns zombaram achando que eles estava embriagados?

E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. (Atos 2:13-15)

             Estava eles girando, pulando ou falando coisas sem nexo? Não, simplesmente aqueles Judeus que zombavam não conheciam o idioma falado por eles e sabiam que eles eram galileus, acharam então que estavam falando como pessoas embriagadas, porém as outras pessoas que falavam aqueles idiomas estavam entendendo perfeitamente.

"E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?" (Atos 2:7)

               Se observamos que o Dom de Línguas é uma coisa coerente e objetiva, da onde surgiu essa mentalidade de falar línguas estranhas ou edificar a si mesmo falando tais línguas?

"Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios... O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja."(1 Coríntios 14:2;4)

                 Estes dois únicos versículo é usando de maneira isolada do resto do texto, para basear toda uma doutrina. Muito parecido com os mórmons que são acostumados a usar versículos distorcidos, alguns cristão também pegam versículos isolados para  basear toda uma filosofia Cristã.

                Minha compreensão é simples, vimos em Atos que o Dom de línguas é falar em outro idioma, porém se você está falando um idioma como alemão em que apenas você conhece, exemplo:

Alemão: Gott auf der ganzen Erde gepriesen werden
Português: Deus seja louvado em toda terra.

               Se ninguém na congregação fala alemão, então você não está falando para os homens, mas somente para Deus, porque somente Deus está entendendo, para as outras pessoas isso será um mistério, já que elas não entendem, e você está apenas se edificando, pois apenas você está entendendo. E se você continuar lendo o capítulo de Corintios, verificará que é justamente sobre isso que Paulo está se referindo:

Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.
Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.

1 Coríntios 14:10-11
Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.
Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.

1 Coríntios 14:10-11
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.

1 Coríntios 14:10-11
"Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim." (1 Coríntios 14:10-11)

Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.
Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.

1 Coríntios 14:10-11
                Paulo deixa claro que nenhum idioma, é sem sentido e mesmo quando o Dom de Línguas é real e você está falando em outro idioma na qual você não estudou para isso, porém só você no local conhece aquele idioma, isso seria usar o "dom" corretamente?  Paulo não está aprovando isso na igreja de Corinto e sim repreendendo duramente a igreja naquela carta, e ainda diz :

"Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja." (1 Coríntios 14:12)

                   E observamos que o restante do capítulo Paulo adverte e repreende a igreja por estar fazendo mal uso do "Dom de Línguas". Mas línguas que são conhecidas, em nenhum momento ele fala sobre língua de anjos, línguas não conhecidas nessa terra ou coisa parecida.

                   Olhem neste mesmo capítulo o que Paulo fala sobre falar coisas incompreensíveis: "Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua."(1 Coríntios 14:19) - Obs: Já vimos que esse falar em línguas é falar em outro idioma. (Vers. 10)

Sinalização                    O que acontece hoje? Muitas pessoas não têm o Dom de Línguas, porém acham que isso é importante, é um sinal que elas estão em comunhão com Deus, então sem possuir esse "DOM",  começam a falar coisas sem sentido, um idioma que não existe, e que nem elas sabem o que estão dizendo.

                       Muito cuidados irmãos, quando começamos a forçar e inventar "dons espirituais", entramos em um caminho perigoso, no qual o fim, não sabemos se terminará bem. Tanto as Igrejas Pentecostais como os Grupos que reúnem em casas e seguem esse caminho, estão em rumo a uma coisa muito perigosa. Gostaria de Compartilhar três vídeos com vocês muito interessantes, se vocês acharem que realmente as coisas são muito parecidas, então vai concordar comigo que existe algo muito errado.


1- CRISTIANISMO OU ESPIRITISMO?



2- ISSO É DOM DE LÍNGUAS?  


3- LEIA O CAPÍTULO 14 DE CORÍNTIOS:  veja se Paulo mandou o Cristão falar em Línguas estranhas e tire suas próprias conclusões e veja como a escritura e o evangelho está sendo distorcido.


                 
                     Algumas pessoas alegam que quando estão orando em línguas que ninguém entende nem elas mesmo, que elas estão se edificando, mas Paulo fala diferente: "Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera." 1 Coríntios 14:14 . Pode uma mente infrutífera se edificar? É evidente que não.

Infrutífero: Que não produz resultado útil; inútil, infrutuoso: trabalho infrutífero.

                  Porém Paulo ensina como resolver a questão: "Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."(1 Coríntios 14:15)

               Acredito que tenho ficado bem claro que no vers. 4, quando ele menciona em edificar a si mesmo é quando você fala uma língua que só você conhece,  então você fala para si e consequentemente só si edifica. Veja a tradução NVI do mesmo vers.: "Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja."1 Coríntios 14:4

             Deixarei a recomendação de Paulo que se encontra no mesmo capítulo 14 de Coríntios:"Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos."1 Coríntios 14:20

PAZ DE CRISTO PARA TODOS




2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Wadinson! Muito bom mesmo! Sempre achei muitooooooo estranho esse negócio de Dom de Línguas do jeito que as igrejas fazem hoje.

É um tal de "labarachuias" pra lá "labrachuias" pra cá que não tem condição. Muitas vezes as pessoas veem outras "falarem" nessas línguas estranhas e pra não se sentirem menos espirituais, com menos fé, começam a imitar os outros que estão falando nessas línguas estranhas. As escrituras mostram claramente que os apóstolos estavam falando na língua(no idioma) de cada um que estava ouvindo.

A igreja tornou-se, infelizmente, um lugar para fazer e pregar coisas estranhas ao Evangelho e quando alguém questiona, as pessoas simplesmente respondem coisas como:"as coisas espirituais só os espirituais entendem", ou "você não compreende a Deus, precisa se converter".

Quer dizer, hoje a fé é desculpa para fazer todo tipo de coisa dentro da igreja e se esquecem cada vez mais dos mandamentos principais, amar Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo. Por isso prefiro seguir a Jesus sem religião.

Abraços
Rick

Wandyson disse...

Verdade Rick, hoje é assim como vc falou, a fé nas coisas erradas levam as pessoas fazerem coisas absurdas dentro das religiões. Seguir líderes e falsos profetas e apóstolos, ao invés de seguir a Cristo, tem levado as pessoas a doutrinas loucas.

Um abraço!!

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger