Suposta contradição de Moisés pode justificar Joseph Smith?

          O Post Joseph Smith viu Deus Pai?, levantou alguns questionamentos para tentar justificar a contradição de Smith. Segundo uma amiga que vou chamar de ML, os textos de Êxodo 34:11 e Êxodo 34:20, mostra que Moisés se contradisse e com isso Joseph Smith está justificado. Se isso vai fazer alguém dormir mais tranquilo então que seja. Porém existe muitas diferenças.

    Não sou teólogo, mas vou tentar mostrar algumas diferenças.  

Origem da Bíblia
Origem D&C
             1º- Textos Bíblicos são traduções do Hebraico de cópias de manuscritos originais de mais de 3.000 anos e Doutrina e Convênios (Escritura das revelações do Smith) são escritos originais (em inglês) feito a menos 200 anos.



              2º- Toda interpretação bíblica é feita por pessoas que não dizem ser donos da verdade, no caso das escrituras modernas mórmons são feito pelo "poder e inspiração de Deus", ou seja, perfeito e sem erros (segundo os líderes Mórmons).

           Vamos analisar os textos que poderiam justificar a contradição de Joseph Smith, vamos ter que cruzar algumas escrituras para uma analise melhor.

ANALISANDO

           "E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo [...] "(Êxodo 33:11) grifo do autor,

            "E disse mais: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá." (Êxodo 33:20) grifo do autor

        A primeira diferença de um versículo para o outro é que no vers. 11 se refere a falar com Deus e vers. 20, refere-se a ver a face de Deus. No vers. 11, mostra uma intimidade de Moisés com Deus e não que ele estivesse vendo sua face. Fica bem claro quando continuamos lendo: "[...] onde você ficará, em cima de uma rocha. [...] cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver". Êxodo 33:21-23
Mostra que até o vers. 20, Moisés estava apenas conversando com Deus, como a mesma intimidade que se conversa com um amigo, esse termo falar face a face é para demostrar essa comunhão. Se assim  não  fosse para que Moisés  iria pedir para ver a Deus, se já tivesse vendo no vers. 11?


Boca a boca falo com Ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR” (Números 12:8) grifo do autor - Outra escritura que mostra a intimidade que Moisés tinha com Deus e não que estava olhando para sua face.

   
  Temos que considerar duas coisas importantes:


1º - Toda vez que a Bíblia fala da aparição de Deus, Pai, os Profetas nunca conseguem descreve-lo, pois é impossível ver seu rosto (com ou sem o sacerdócio). Apocalipse 1:14-16, Daniel 7:9,  Ezequiel 1:28, etc...



2º- Muitas vezes no Velho Testamento quando os profetas estão falando com Deus, não é Deus, Pai e sim com Cristo, ou seja, Deus Filho.

           Deus filho, falando com Moisés: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." Êxodo 3:14


          Jesus Cristo declarando ser o Eu Sou ou seja Deus, Filho: "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 8:58

         Jesus Cristo explica que a unica maneira de ver Deus, pai é através dele: "Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras." João 14:8-10   

           Espero ter conseguido alcançar meu objetivo e mostrar que são duas histórias diferentes.  Antes que venham questionar, Joseph Smith disse que sem o Sacerdócio Maior não se  pode ver a Deus e  nem o poder de Deus se manifesta. Pois é, ele viu Deus e o poder de Deus se manifestou sem ele ter o Sacerdócio , conforme a postagem. Para quem conhece a doutrina Mórmon sabe que ele não apenas falou com Deus, pai, mas teve uma experiência muito maior que isso.(segundo o dito Smith)


A Falsa primeira visão é apenas um dos diversos problemas na História da Igreja Mórmon

7 comentários:

Unknown disse...

Deus pode aparecer a quem quiser se não quis nos tempos antigos problema dele

Anônimo disse...

Nossa, Rinaldo. vc certamente não tem fé, para se referir a Deus nestes termos

Wandyson disse...

Anônimo, acredito que nem seja uma questão de fé ou não, alguns mórmons para defender Joseph Smith, pisam até em Cristo se for preciso. Lamentável, mais verdade.

Jonas Viotto disse...

Wandyson, e como vc explica os acontecimentos no Monte da Transfiguração?
Vc não acredita que ali, Jesus se "transformou", de um Deus em forma de homem, para um Deus em forma de Deus? E que Pedro, Tiago e João O viram em sua forma divina?

Wandyson disse...

Jonas não compreendi o que a transfiguração de Jesus Cristo tem a ver com o fato de Joseph Smith ter visto Deus Pai, essa postagem tem relação com isso. Vc quer fazer alguma correlação? Deus Pai, também apareceu no monte da transfiguração? Pois desconheço esse fato.

Jonas Viotto disse...

Wandyson, justamente por você não ver relações entre o ocorrido no Monte da Transfiguração e a Primeira Visão, é que você não entende que em algumas ocasiões, Deus consegue Se mostrar aos homens sem que os mesmos morram.
Quais explicações adicionais você precisa?

Wandyson disse...

Jonas acho que vc não entendeu que no monte da configuração não teve a presença de Deus Pai. Ou Deus Pai estava lá? Então por causa disso não tem relação os dois fatos.

Quais explicações adicionais? Você já deu alguma? Estamos falando de Deus Pai e vc vem falando de Jesus Cristo. Sabe a diferença entre Deus Pai e Jesus Cristo? Estou considerando que são personagens distintos e acredito que essa seja sua crença também.

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger