Falsa Profecia (Cidade de Salém)

         Em julho de 1836, Joseph Smith é levado a acreditar que na Cidade de Salém existia uma grande quantia de dinheiro escondido. William Burgess afirma ser a única pessoa que sabia onde esse tesouro estaria escondido.  (História da Igreja na Plenitude dos Tempos, p.170)

           Na esperança de achar tal tesouro, Joseph Smith, William Burgess e outros, partem em direção a Salém. Depois de muito procurarem e nada encontrar, William  desiste da procura e afirma que a cidade mudou muito desde a ultima vez que esteve nela e já não consegue saber o local do tesouro.

Joseph Smith Junior recebe uma revelação

          Preste atenção ao primeiro versículo que mostra claramente quem está falando:  "EU, o Senhor vosso Deus [...]" D&C 111:1

          Vamos analisar toda a profecia:  "Tenho muitos tesouros para vós nesta cidade, para o benefício de Sião, e muita gente, nesta cidade, que reunirei no devido tempo para o benefício de Sião, por intermédio de vós. [...] E acontecerá que, no devido tempo, porei esta cidade em vossas mãos para que tenhais poder sobre ela, de modo que não descubram vossos planos secretos; e sua riqueza no que diz respeito a ouro e prata será vossa." D&C 111:2-4

Essa profecia se divide em duas parte claras e distintas

 
 1º Parte: Tesouro que seria encontrado em Salém:
"Tenho muitos tesouros para vós nesta cidade(D&C 111:2), "Ouro e prata será vossa". (D&C 111:4)



  2º Parte: Muitas pessoas iriam ser convertidas e a cidade seria entregue nas mão de Smith ou da Igreja.
"muita gente, nesta cidade, que reunirei [...] porei esta cidade em vossas mãos para que tenhais poder sobre ela,(D&C 111:2,4)


O Que aconteceu?

        Nenhum dinheiro foi encontrado, muito menos ouro ou prata, na introdução da revelação diz: "Quando se tornou evidente que não haveria dinheiro algum, eles retornaram a Kirtland."  D&C 111

           Fontes não oficiais da igreja dizem que apenas 13 pessoas se batizaram na epoca da procura do tesouro, mas vamos nos ater ao relato oficial da igreja. Cinco anos de depois, Hyrum Smith (Irmão de Joseph Smith), entregou uma cópia dessa revelação para dois Élderes da igreja, mandando eles irem para Salém cumprir tal revelação. Será que foi cumprida?


         Resultado da Profecia: "[...] em 1842, o Élder Snow, organizou um ramo em Salém com 120 pessoas [...] Desse modo, Erastus Snow cumpriu a promessa de que "muita gente" seria reunida naquela cidade." (História da Igreja na Plenitude dos Tempos, p. 171)


       Profecia cumprida? E o tesouro? E o ouro e a prata? E a cidade nas mãos de Smith ou da Igreja? Quando eles tiveram poder sobre a cidade? Cinco anos depois voltam batizam 120 pessoas e o restante será que esqueceram? Não esqueceram. Porém falsas profecias são difíceis de ser cumpridas mesmo, e como sempre faltou caráter dos líderes para reconhecerem que mais uma vez a profecia não se cumpriu.

Mais uma falsa profecia de Joseph Smith, coisa que era rotina na sua vida de falso profeta!

Download do Livro História da Igreja na Plenitude dos Tempos
Download do Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios (Tríplice)

0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger