Devo Guardar o Domingo?

           No post "Devo Guardar o Sábado", disse que existia um grande debate em relação a guarda do sábado, e deixei minha opinião porque acredito que não exista mais obrigação de se guardar o sábado como dia santificado, porém em relação ao domingo não existe dúvidas nem discussão, pois o domingo nunca foi dia santificado no judaísmo, nem no Cristianismo primitivo.

          Aqueles que dizem que o dia santificado mudou do sábado para o domingo, peço as escrituras onde Deus mandou fazer tal mudança.
Resposta de referências: 0 (zero), pois não existe.
  
          Se não existe nenhuma escritura fazendo tal mudança, de onde surgiu essa falácia de guardar o domingo? Alguém já parou para pensar?

Imperador Constantino
             Essa falácia partiu do imperador Constantino em 321 d.C, os cristãos eram perseguidos e mortos, Constantino abraçou o cristianismo como religião oficial do Estado, deu paz e em troca fez as modificações que achava conveniente, uma delas foi colocar como dia santo o domingo, pois ele era adorador do Deus sol que tinha como dia sagrado justamento o DOMINGO, sendo assim constantino em 321 d.C, decretou sendo o domingo dia santo e um dia para descanso. Quem quiser ver sobre como Constantino denominou o "Dia do Sol" (Dies Solis) como "Dia do Senhor", veja em: The History of the Decline and Fall of the Roman Empire, cap. 20 ou em outros livros históricos.

           Argumento que se usa hoje para justificar essa troca, seria a ressurreição de Cristo no domingo: "E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena..." (Marcos 16:9)

             Cristo ressuscitou no domingo, porém Ele disse que era para fazer a troca do dia santificado para o domingo? Algum dos Apóstolos mencionou que deveria os cristãos guardar o domingo, pelo fato de Cristo  ter ressuscitado nesse dia?  Uma coisa importante assim, alguém acredita que simplesmente não seria mencionada e ensinada diversas vezes? 

           A igreja dos Mórmons que diz ter profetas videntes e reveladores que falam com Deus, trazendo revelações modernas e bla bla bla, deveria ter corrigido esse erro, mas não sendo novidade a igreja que se diz restauração da igreja primitiva caiu no erro e seguiu as regras impostas por Constantino,  e hoje faz uma afirmação errônea: "Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram aguardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor. Nos dois casos, havia seis dias de trabalho e um para descanso e devoção." (Princípios do Evangelho, p.145-146)

                       A igreja mórmon afirma que o domingo começou a ser santificado depois da ressurreição de Cristo, porém a história mostra que foi 321 d.C, basta pegar os livros de história que tratam do assunto, podemos observar que a igreja mórmon tem uma fundamentação tão fraca que para justificar coloca duas escrituras que apenas mostram os santos se reunindo e coletando ofertas no domingo, mas não fala nada de guardar ou santificar o dia de domingo: 

1- E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (Atos 20:7).

2- No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (1 Coríntios 16:2)

                    Em nenhuma passagem diz que eles guardavam o domingo, porque absolutamente eles não guardavam, apenas se reuniam em suas casas para compartilhar o evangelho. "Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração" (Atos 2:46), da mesma forma que recolhiam ofertas para santos de outras comunidades, eles vendiam suas propriedade e construíam igrejas e templos, certo? Errado, distribuíam com aqueles que precisavam de acordo com suas necessidades: "Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade." (Atos 2:44-45). Então vemos que a igreja mórmon anda na contramão do cristianismo primitivo.

                 Como não existe nenhuma escritura para argumentar a favor da troca de dia santificado para o domingo não vejo necessidade de continuar falando o obvio, ou seja, domingo é um dia normal como outro qualquer não tendo nada de sagrado nele.

              Pergunta para reflexão

"Há algum mandamento no Novo Testamento, 
que permita mudar o dia do Sábado para o Domingo? "

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom, o domingo é "guardado" por tradição APOSTÓLICA, muito antes de Constantino os cristãos ja se reuniam, de modo especial, aos domingos, isso é observado em vários escritos patrísticos, pra citar alguns autores: Inácio de Antioquia, Justino mártir, Tertuliano, o próprio Didaqué, enfim, todos anteriores (ate 250 anos) a Constantino. Também em relatos do império romano encontra-se menções aos cristãos que se reuniam aos domingos. Por fim, a própria palavra domingo vem do grego "Kyriaké heméra“, dia do Senhor (ou, propriamente, dia imperial), como se depreende de Ap 1, 10: “Fui arrebatado em espírito no dia do Senhor“. O grego “Kyriaké heméra” deu em latim “Dominica dies“, donde, em português, domiga ou domingo. Então, o domingo, por tradição em honra a ressurreição de Cristo, não por mandamento direto, mas por reconhecimento EVIDENTE, é guardado pelos cristãos desde os primórdios da Igreja. Na verdade não houve uma troca de dia a ser santificado, pois como vc muito bem disse na postagem anterior, o sábado acabou, nunca deveria ter existido, O domingo é uma tradição, merecida, bonita e que graças a ela, hj temos esse dia de folga na semana :)

Anônimo disse...

Blá blá blá... Agora vá e não peques mais!

Wandyson disse...

Como você disse bem anônimo é uma tradição os cristãos se reunirem no domingo, mais me mostra onde diz que ele guardavam como dia santificado. O fato deles se reunirem no domingo não faz do domingo um dia sagrado. Me passa as referências que os santos guardavam o domingo.

Domingo significa muito mais que apenas "dia do Senhor" em grego, podemos dizer: "Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".

Então se realmente leu a postagem anterior podemos ver que o senhor não faz diferença de dias, na realidade devemos guardar todos os dias da semana. No caso de reunir, pode ser feito no domingo, segunda ou qualquer dia, isso não faz diferença para Senhor.

Anônimo disse...

Pois é... Mas o calendário é Romano... Mas enfim... Como eu disse é uma tradição e uma homenagem mais que justa a memória da ressureição de Cristo, concordo que devemos santificar todos os dias :) so discordei do fato de colocar Constantino no meio, sabemos que essa tradição é mais antiga. Porque eles resolveram guardar o domingo? Sei lá! Mas é uma tradição apostólica, lembremos por exemplo que o didaqué é mais antigo que alguns textos bíblicos e que Inácio, por exemplo, viveu e morreu sem ter um "novo testamento" pois o cânon so veio a ser fechado anos depois. Assim, perguntar uma referência bíblica pra os cristãos primitivos seria um absurdo, pois não existia o novo testamento, eles adotaram essa justa homenagem por alguma inspiração, talvez por ainda estarem ligados aos costumes judeus mas quererem mostrar-se diferentes talvez pra sobrepujar o deus sol, mostrando a ele, em seu dia, quem merecia louvor. Não cabe, ao meu ver, a crítica a essa tradição (a nao ser que estejam santificando o domingo de maneira, sei la, fanática, ai cabe lembrar que o domingo foi feito pra o homem e não o homem para o domingo hehhehhehehe), justamente porque deve-se santificar todos os dias. E também apontar que, historicamente, essa tradição não nasceu com Constantino, como o articulista citou, e mesmo que o livro referenciado seja excelente, ele é muuuuito antigo e o autor provavelmente não teve acesso as informações que temos hoje em dia sobre o tema.

Wandyson disse...

Anônimo, a tradição de ser dia santificado começou após constantino, antes dele, nenhum Cristão tinha o domingo como dia santificado, onde vc encontra que eles santificavam o domingo? Não existe essa informação né? Porque é uma falsa alegação.

Não critico a homenagem e sim ao fato de querer dizer que domingo é dia santo ou "Dia do Senhor", pois se fosse os primeiros cristãos estariam guardando o domingo e isso seria registrado e veríamos os apóstolos orientando os santos a guardarem o domingo. Cristo veio para quebrar as tradições e não devemos construir novas tradições infundadas em cima das que já foram derrubadas.

Uma coisa é reunir aos domingos para homenagear a ressurreição de Cristo, outra e criar uma tradição que o "Dia do Senhor", passou a ser o domingo e que esse dia deve ser santificado e isso é de vontade de Deus.

A Vontade de Deus é que todos os dias sejam o Dia do Senhor e sejam santificados por nós.

Espero que tenha entendido a diferença.

Unknown disse...

Não existe ordem bíblica para mudar o dia sagrado do sábado para o domingo, esse fato é inquestionável, questionável é onde existe tal ordem de mudança, pois o argumento da tradição é sem dúvida um atestado da ignorância no que que diz respeito a biblia, pois a ordem divina vai ser sempre maior do que a ordem humana. Não podemos seguir os homens, vejam o exemplo dos seguidores do mormonismo.

Wandyson disse...

Verdade Berg, quando a tradição vira doutrina, regras .... xiiiii

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger