Já falei no post "Inicio da Palavra de Sabedoria" como se iniciou a lei que hoje é conhecida como "palavra de sabedoria", que originou-se de uma insatisfação e reclamação da primeira esposa de Joseph Smith.
A Palavra de sabedoria podemos dividir basicamente em duas categorias ver seção D&C 89:
1- Os de uso Proibidos: Esse são vilões do ser humano, de forma nenhuma deve ser consumido, sendo um pecado que deve os mórmons se arrependerem caso façam uso desses produtos.
São eles: Bebidas Alcoólicas (todo tipo), Drogas ilícitas (todo tipo), Tabaco (Cigarros, charutos e similares), Bebidas Quentes (Café e chá preto).
2- Os de uso Moderado: Carne, comidas em geral, doces etc..
A igreja mórmon não se preocupa com os de uso moderado, apenas concentra seu foco nos de uso proibido, vindo a ser uma falta muito grave consumir esses itens. Algumas punições para os membros que fizerem consumo e não se arrependerem e continuarem a fazer uso continuo desses itens seria entre elas a proibição de entrar no templo mórmon, a proibição de receber sacerdócio mórmon, proibição de receber chamados dentro da igreja mórmon.
Essas punições ou restrições, vem da ideia que a palavra de sabedoria é uma leí de Deus e para que uma pessoa esteja limpa e arrependida precisa estar cumprindo: "Para tornar o arrependimento completo, precisamos guardar os mandamentos do Senhor (D&C 1:32). Não nos arrependemos completamente, se não pagamos o dízimo, se não guardamos o Dia do Senhor ou não obedecemos à Palavra de Sabedoria." (Princípio do Evangelho, p. 114)
Uma coisa interessante é a que vimos em um post Anterior que o mesmo Joseph Smith que disse que recebeu essa lei direta de Deus, não cumpria essa lei. Muita hipocrisia.
Outro fator que muito me chama atenção nos dias atuais é o que a igreja ensina sobre o café: O Senhor também nos aconselha a abster-nos de “bebidas quentes” (D&C 89:9). Os líderes da Igreja explicaram que essas bebidas são o café e o chá, que contêm substâncias prejudiciais. Devemos abster-nos de todas as bebidas que contenham esse tipo de substâncias. (Princípio do Evangelho, p. 175)
Chocolate pode? |
Quando conheci a igreja mórmon, cerca de 30 anos atrás, me ensinaram que a proibição do café era devido a cafeína, só que essa alegação ficou difícil de sustentar devido aos mórmons consumirem muitos outros produtos que também possuem cafeína, ex: Chocolate
Agora é ensinado que não se deve tomar café simplesmente porque café faz mal: "Os líderes da Igreja explicaram que essas bebidas são o café e o chá, que contêm substâncias prejudiciais. Devemos abster-nos de todas as bebidas que contenham esse tipo de substâncias." (Princípio do Evangelho, p. 175)
SERÁ QUE O CAFÉ REALMENTE DEVE SER EVITADO?
SERÁ QUE REALMENTE FAZ MAL COMO A IGREJA MÓRMON AFIRMAM?
Vamos analisar o que alguns especialistas falam a respeito dessa bebida maligna, segunda a igreja mórmon:
---------------------------------------------
"Embora existam mitos em relação à bebida e ao coração, ela não parece elevar o risco de doenças cardiovasculares... Algumas substâncias ajudam na concentração e melhoram a memória, por isso a preparação é bem-vinda para quem está na escola" (O cardiologista Bruno Mahler Mioto, InCor)
---------------------------------------------
"É que, além de oferecer nutrientes, ele contém substâncias capazes de reduzir o risco de doenças"(professor Tasso Moraes)
---------------------------------------------
"A ideia era fazer um levantamento bibliográfico comparando aspectos positivos e negativos. Mas, quando começamos a pesquisar, vimos que, relatados cientificamente, só havia aspectos positivos. Um aspecto negativo, que faz muitos cardiologistas colocarem o café como vilão, seria a elevação do colesterol. Só que isso ocorre na preparação não coada, que é o café turco, como chamamos aqui, quando uma parte da borra é ingerida. Nesse preparo ocorre uma elevação do colesterol." (Teresa Helena Costa, pesquisadora da UnB)
---------------------------------------------
"Durante um bom tempo se dizia que a cafeína fazia mal à saúde. Agora se descobriu que a cafeína não é tão ruim assim, e tem vários efeitos positivos. O uso alimentar do café exige muito bom senso quanto à quantidade, como é fundamental para qualquer alimento – uma xícara de cafezinho no café e almoço é o recomendável para aproveitar os seus efeitos com um mínimo de risco sem ter os efeitos negativos." ( Dr. Alex Botsaris, Médico clínico geral especializado em medicina complementar)
---------------------------------------------
"Mas você sabia que o café é rico em substâncias antioxidantes e, a cada dia, surgem mais pesquisas indicando os benefícios dessa bebida? Veja algumas propriedades atribuídas ao café:
+ Previne oxidação do DNA (inibe a oxidação da adenina e guanosina), ou seja, reduzindo o envelhecimento;
+ Previne oxidação do LDLc, grande responsável pela formação de trombos e acidentes vasculares, prevenindo-os;
+ Aumenta a velocidade de codificação e processamento mental, melhorando o raciocínio;
+ Aumenta a termogênese e oxidação lipídica em mulheres eutróficas (mas não em obesas). Leia-se: ajuda a emagrecer;
+ Associado à prática de exercícios, tem efeitos lipolíticos (queima de gordura) superiores ao do exercício isoladamente, devido a cafeína;
+ Menor incidência da doença de Parkinson e mal de Alzheimer;
+ Redução do risco de formação de cálculos biliares."
---------------------------------------------
PORQUE O CAFÉ ERA CONSIDERADO VILÃO?
"As pesquisas em nutrição foram mudando ao longo dos anos. Antes, os nutricionistas se preocupavam mais com o estudo de balança, ou seja, era importante ver quanto da alimentação em termos proteicos, energéticos e de nutrientes era fornecido aos indivíduos. Essa perspectiva dominou na época em que os quadros de desnutrição eram muito mais graves. Hoje, começamos a ver a funcionalidade do alimento e não apenas o suprimento de nutrientes essenciais. Apesar de não ser um alimento que supre a necessidade básica, o café é nutritivo também, pois atua na proteção da saúde. Esse conceito, da funcionalidade do alimento, é novo. Por outro lado, algumas pessoas têm uma secreção gástrica mais abundante, e o café acelera esse processo." (Teresa Helena Costa, pesquisadora da UnB)
TOMAR CAFÉ É UM PECADO CONTRA DEUS?
Infelizmente apenas mais uma loucura mórmon, o café deveria ser colocado como um alimento de uso recomendável, porém moderado (da mesma forma que a carne, doces e etc...). O café não pode ser um alimento proibido por Deus, pois Ele jamais iria proibir um alimento que consumido adequadamente traz grandes benefício para os seres humanos e não malefício como afirma a igreja mórmon. Porém não se espantem se daqui a alguns anos, o uso do café tiver sido liberado na igreja mórmon e seus lideres falarem que nunca foi proibido, que isso era apenas opinião pessoal de alguns líderes.
SE VOCÊ AINDA ESTÁ APRISIONADO NESSA DOUTRINA
LIBERTE-SE
"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9
9 comentários:
Muito interessante.
O que você pode escrever sobre essas vigílias em igrejas que muitos fazem de madrugada? Ficar orando as duas da manhã,isso tem algum embasamento na bíblia?
James
Olah James!! Não existe basamento para isso, apenas mais uma invenção. Apesar que não vejo grande problema se isso não tornar uma doutrina, mas não vejo também sentido nisso. Se quiser posso fazer uma postagem sobre isso.
Um abraço!!
Se for possível, você poderia falar sobre isso.
Abraço. James
você , como eu ou qualquer outro desmiolado sabe, o café tem cafeina que nos deixa mais levantados mais ativos mais também se tomarmos muito café poderemos perder sono , que como sempre digo uma noite de sono não se recupera jamais e também na época dessa revelação o café era moído na hora que resulta em mais cafeina e o café naquela época não era moderado como hoje , hoje em dia uma xicara de café era suficiente naquela época se tomava muito um ou dois copos por dia por isso evitamos o café
Obrigado pelo comentário Isaías, seu outro comentário não vou publicar pois não aceito palavrões ou xingamentos. Se falta argumentos então cale-se.
Bem como você mesmo falou café faz mal somente se tomado em excesso, então não venha querendo bancar um de naquele tempo. Naquele tempo café só iria fazer mal se tomado da mesma forma que nos dias de hoje, então a profecia de Smith, previu que café era mal para o corpo e deveria ser banido. Quando na realidade ele faz bem e é recomendado seu uso, apenas evitar o excesso, mas será que o "deusinho" mórmon não sabia disso? Acho que não.
entao se eu tomar café nao to pecando ?
Não. Seria a mesma coisa que dizer que se você comer carne está pecando, mais carne faz mal apenas quando você come em excesso. Então a mesma coisa se aplica ao café. Café não faz mal quando ingerido moderadamente.
Um abraço!!
Mil perdões se o comentário te aborreceu, não sei onde estava com a cabeça
sei que sua cabeça é dura de mais e seu coração é uma pedra para fazer perguntas sobre a igreja para alguém da igreja, pois bem, vou te dizer as verdades e mal entendidos
é verdade que nós não consumimos café,chá preto e carne em medidas exageradas os mal entendidos foram comidas em geral , não isso não existe, e o princípio de não tomar café não é por causa da cafeína, ela (em medidas adequadas) é boa para o organismo, PORÉM ela é uma droga mais poderosa que a cocaína.
o uso de qualquer tipo de droga -não só as ilícitas- é tolerado apenas em situações em que realmente precise das mesmas; Outro mal entendido foi de que nós temos que moderar os doces, não existe nada nas escrituras que diz isso, podemos comer doces a vontade, mais uma vez humildemente peço desculpas pelo meu desrespeito a vossa mercê, agora te peço que respeite a religião dos outros, não que ser mórmon? tudo bem, mas ao menos não nos chame de loucos.
Tudo bem Isaias, apenas peço que evite palavrões em seus cometários, pois não publico comentários com esses tipos de palavras e também não fica nada bem para uma pessoa que quer defender uma igreja que se diz cristã usando um vocabulário de baixo nível, não é mesmo? Não se preocupe que não fiquei chateado com vc, apenas não publiquei pois fica chato colocar comentários cheios de palavrões, ficaria feio até para vc mesmo.
Eu fui membro desde 1986, quando entrei o café era proibido por causa da cafeina, como existe muitos outros produtos consumido pelos mórmons que também contém cafeina, passou a ser ensinado que não se tomava café por não por causa da cafeína, mais simplesmente porque o café não fazia bem para saúde, agora que sabe-se que café não faz mal para saúde quando tomado moderadamente, qual é a desculpa? Não têm , não é mesmo? Simplesmente não se deve tomar e pronto. Até aparecer uma nova desculpa os ditos "profetas" se calam, pois não tem nenhuma desculpa no momento.
Sobre doce a vontade sem moderação, seria contra a palavra de sabedoria, pois se vc viver comendo doces a vontade em grandes quantidades, vc teria vários problemas de saúde e isso iria contra a palavra de sabedoria, assim como carnes e outras coisas, não que vc comer muito de seja proibido. Não espere coerência nas doutrinas mórmons.
Olha se chamei, os mórmons de loucos, devo ter chamado mesmo (kkkkk), não foi para ofender, apenas não existe outra expressão para as loucuras que você falam para justificar o injustificável, mais não é comum falar sobre os mórmons em si, tenho muita estima por muitos mórmons e nada contra nenhum mórmon, normalmente falo a respeito da doutrina mórmon.
Mais quando vc pede respeito para religião dos outros, não imagino vc pedindo isso para Joseph Smith quando ele chamou todos os líderes religiosos corruptos e os demais líderes mórmons que falaram que todas as religiões cristãs são falsas, não imagino vc pedindo na sua Ala para os membros não afirmarem que apenas a Igreja mórmon é a verdadeira, pois isso está desrespeitando as outras religiões que automaticamente estão sendo chamadas de falsas igreja de Cristo. Não imagino vc fazendo isso, então, não fale para mim também.
Um Abraço!!
Postar um comentário
Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!