Semelhanças entre Joseph Smith e Adolf Hitler

                Em muito momentos da história da igreja mórmon observamos seus membros e líderes importantes da igreja,  chegando a conclusão que  Joseph Smith não passava de um “profeta” decaído e perdido em suas próprias doutrinas.  Observamos nos manuais da igreja  que contam várias história e declarações como:

“Warren Parrish, John F. Boynton, Luke Johnson e trinta outros cidadãos preeminentes organizaram um grupo chamado o Antigo Padrão ou a Igreja de Cristo. Consideravam-se reformadores, alegando que Joseph Smith era um profeta decaído, que juntamente com outras autoridades da Igreja tinha-se afastado da verdadeira fé.”  (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p. 177)

“Um número de dissidentes de Nauvoo cresceu com o acréscimo de membros da Igreja que se opunham ao casamento plural e outras doutrinas ensinadas por Joseph Smith. William Law, segundo conselheiro na Primeira Presidência, seu irmão Wilson Law, major general da Legião de Nauvoo, e os membros do sumo conselho Austin Cowles e Leonard Soby todos acreditavam que Joseph Smith fosse um profeta decaído.”  (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p. 268)

“Em 28 de abril, esses homens e seus seguidores encontraram-se e declararam que Joseph Smith era um profeta decaído, e inauguraram uma igreja reformada, com William Law como presidente.“ (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p. 269)

Porque as pessoas começaram a acreditar que Joseph Smith era um “profeta” decaído?  A maioria por causa da poligamia, outros por causa das profecias não cumpridas, outros pelas doutrinas mudadas na igreja como doutrinas eternas que foram simplesmente revogadas e assim por diante.

A História de Joseph Smith é muito semelhante com Adolf Hitler, vamos analisar algumas dessas semelhanças.

1- Persuasão e sede de poder

Adolf Hitler, um homem ambicioso com seu discurso persuasivo dominou a Alemanha na segunda  Guerra Mundial.  De simples soldado do Exército Alemão se tornou a Grande Fir (Presidente ) da Alemanha e seu objetivo era ser governante do mundo.

Joseph Smith, um jovem ambicioso, aproveitando a ideia da família de uma restauração do evangelho (Veja: Criação da Igreja Mórmon: um olhar diferente), usa seu discurso persuasivo para dominar um grupo de pessoas e criar seu mini império. De simples Jovem fazendeiro se tornou “profeta” para seus seguidores, prefeito, general de seu próprio exército e seu objetivo era ser presidente dos EUA (Veja: Joseph Smith: Profeta, político e General?).

2- Poder mantido através da força

 Adolf Hitler com ideias de liberdade e patriotismo, convenceu o povo e Exército Alemão a entrega-lhe o poder , porém usou esse poder para conduzir a Alemanha para cometer grandes atrocidades, sabemos que alguns oficiais começaram a acordar para o verdadeiro caráter de Hitler e para onde realmente ele  estava conduzindo a Alemanha, mas não tiveram força para tirá-lo do poder, pois ele tinha um grupo de homens fanáticos e leias que o protegiam.  (Veja Aqui! Matéria sobre a resistência ou aqui)

Joseph Smith, com ideias de igreja restaurada e verdadeiro evangelho, convenceu  muitas pessoas que apenas ele poderia conduzi-los a Salvação e assim dar-lhe poder para os conduzir espiritualmente e materialmente, porém usou esse poder para conduzir o povo para diversas heresias como a poligamia, batismo pelos mortos, rituais dentro de templos pagãos, progressão de deuses, poligamia pós-morte e etc. Como vimos nas declarações acima muitos membros e líderes começaram a perceber  que Joseph Smith estava implementando muitas doutrinas heréticas, mas não tiveram força para tira-lo do poder pois como Hitler, Joseph Smith era cercado por seguidores fanáticos e leais, como vemos na declaração abaixo:

“Em várias ocasiões, homens leais a Joseph, como Brigham Young e Heber C. Kimball, defenderam o Profeta em diversas reuniões, apesar de correrem perigo. Em fevereiro de 1837, vários élderes convocaram uma reunião no templo para aqueles que consideravam Joseph Smith um profeta decaído.” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p. 173-174)

3- Queda  e perda do poder

          Da mesma forma que Hitler, Joseph Smith foi tirado do poder por pessoas de fora de seu grupo, pois quem estava dentro e já estava consciente da perversão de seu líder, não tinham força. No caso de Hitler essas pessoas eram mortas e no de Joseph Smith eram expulsas do meio mórmon.

Os motivos das pessoas que não eram da Alemanha proceder de maneira hostil contra Hitler, acredito que não preciso entrar em detalhes, mas no caso de Joseph Smith, muitas pessoas que não eram Mórmons estava furiosas por vários motivos:

Mulheres e meninas de não membros sendo tomadas como esposas de mórmons, a destruição de uma gráfica que estava denunciando os crimes de Joseph Smith, maçons insatisfeitos por Joseph Smith ter participado da maçonaria e copiado vários rituais, modificando e estar usando dentro de templos mórmons e etc...

Observamos claramente que a fúria do populacho que matou Joseph Smith, nada teve a ver com o evangelho de Cristo, mas com as atitudes e doutrinas loucas de poligamia, entre outras que ele praticava e afetava toda a comunidade, ou alguém por exemplo, iria ficar feliz sabendo que sua filha ou esposa, estão entrando em uma seita e se tornaram uma das esposas de um homem pertente aquela seita.  Acredito que não.(veja: Morte de Joseph Smith: O mito de um Mártir)

4- Seguidores



Da mesma forma que Hitler, Joseph Smith ainda tem hoje muitos seguidores que acreditam em suas ideias.   Mas vemos que hoje com todas as informações, as pessoas estão ficando mais alertas e se libertando das doutrinas mórmons.

Porém, infelizmente da mesma forma que muitos ainda veneram Adolf Hitler, mesmo sabendo das atrocidades cometidas por ele, e de seus ideias loucas, muitos mórmons ainda veneram de modo velado ao seu Grande Joseph Smith, mesmo sabendo de suas loucuras, de suas falsas profecias, de suas perversões sexuais.

Vemos claramente uma grande semelhança entre esses dois homens.

"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9

4 comentários:

Arcadio disse...

Interessante...

Anônimo disse...

A

Unknown disse...

Vejo também que Joseph Smith tinha grande admiração por Maomé, pois existe grande semelhança entre ambos como por exemplo; poligamia, esposas no céu, visões de anjos,livros "sagrados" e profecias. Qualquer semelhança NAO é mera coincidência.

No livro doutrina mórmon escrito por Bruce R Mc Conkie, ele escreveu:"Joseph disse que caso um Sheik venha visita nossa cidade vai se sentir a vontade", referindo-se a poligamia.


Wandyson disse...

Verdade berg, tem até uma postagem onde o próprio Smith, diz que ele seria o segundo Maomé: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2012/11/joseph-smith-serei-um-maome-segundo.html

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger