Espíritos, Corpos Celestiais ou Corpos Espirituais?

                No plano de salvação mórmon é bem claro quando diz que todos nós fomos criados e vivamos em espíritos com Deus, na pré-existência.


                No post Um Deus Mórmon criado antes do tempo, foi a 1ª Etapa do Plano de Salvação Mórmon: Deus gera os homens espiritualmente através de uma esposa que seria uma espécie de mulher exaltada junto com Deus em outro planeta antes do nosso:

 “O homem, como espírito, foi gerado e nascido de pais celestiais e criado até a maturidade nas mansões eternas do Pai, antes de vir à Terra para receber um corpo físico” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, 1998, p. 335).

“Quando vivíamos na presença de nosso Pai, não éramos semelhantes a ele: éramos apenas espírito” (Doutrinas de Salvação, vol. I, P.63)

Parece que mais uma vez os profetas mórmons não conseguem chegar a um consenso de suas próprias doutrinas, pois o “profeta” Brigham Young declara: “[...] Quando nosso pai Adão chegou ao Jardim do Éden, veio com um corpo celestial e trouxe consigo uma de suas esposas, Eva. [...].” (Journal of Discourses, vol. I, p.50)

Então ele afirma que Adão veio com um corpo celestial, mas então porque raios Deus fez um corpo do pó da terra para Adão?

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gêneses 2:7)

                Poderíamos entrar no mérito que o homem apenas se tornou alma vivente depois que Deus soprou e deu a vida ao homem e não em uma vida anterior a terra, mas independente disso, fica claro que Deus criou um corpo para Adão e não tendo Adão vindo com um corpo celestial de um mundo espiritual. Na tentativa de explicar o inexplicável, outro profeta Mórmon, tenta justificar a declaração de Brigham Young, e inseri mais uma teoria na doutrina Mórmon:  “Quando o presidente Young diz que veio para cá com um corpo celestial, fala a verdade. Ensinamos que Adão ou Miguel possuía autoridade nos céus. Habitava na presença do Pai e do Filho, portanto veio de um mundo celestial. Assim sendo, não tinha um corpo celestial? [...] pois todos nós viemos da presença de Deus, tendo, portanto, corpos celestiais, ainda que fossem corpos espirituais, como o de Adão.” (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, vol.I, p.106)

                Agora a igreja mórmon não sabe bem o que ensinar em suas doutrinas, primeiramente diz queéramos apenas espírito”, depois alega que tínhamos um “corpo celestial”, e por fim vêm à teoria para tentar adequar às duas anteriores do “corpo espiritual”. E ai? Se conheço bem a maioria dos mórmons vão dizer: É tudo a mesma coisa, vamos deixar isso para lá e ser feliz. Se manter alienado na maioria das vezes é mais cômodo.

                Na realidade vejo uma tentativa sutil de Joseph Fielding Smith, em criar mais um termo “corpo espiritual” e dessa forma dizer que  “corpo celestial”, espírito e "corpo espiritual" seriam basicamente tudo a mesma coisa. Ele já começa a pegar um pouco do espiritismo, para tentar justificar um ensinamento de outro "profeta".

Mas isso não tem sentido:

1º- Se o corpo celestial fosse à mesma coisa que espírito, não poderia ter dito que veio com “um corpo celestial” e sim veio “com o corpo celestial”. Ele veio com um espírito ou com o espírito? Se ele veio com o espírito e corpo celestial fosse a mesma coisa de espírito, Adão teria que ter vindo com o corpo celestial e não com um corpo celestial, mas isso é o de menos.

2º- O ponto mais importante é que toda vez que a doutrina mórmon se refere a "corpo celestial" é no sentido de corpo de carne e ossos e não de espírito: 

"Aos dois é prometido que terão o poder e o direito de governar, controlar e administrar salvação, exaltação e glória a seus descendentes, mundos sem fim. E os filhos que não tiverem aqui, indubitavelmente poderão ter na vida futura. O que mais o homem pode desejar? Um homem e uma mulher, na outra vida, com corpo celestial [...]" (Manual básico da mulher sud, Lição 10: Casamento Eterno)

"Essas verdades eternas sobre a importância de nosso corpo físico vão fortalecê-los contra as falsidades e ataques do adversário. Um de meus desejos mais profundos é que vocês tenham um testemunho sempre crescente da Ressurreição e que por ela sejam sempre gratos, sim, sua própria ressurreição com um corpo celestial e exaltado"(As Coisas como Realmente São, Élder David A. Bednar, Do Quórum dos Doze Apóstolos)

"Estes são aqueles cujo corpo é celestial, cuja glória é a do sol, sim, a glória de Deus, a mais elevada de todas, sendo que o sol do firmamento é citado como o símbolo dessa glória." (D&C 76:70)

                Observamos  que o sentido que Brigham Young trás não é de espírito e sim um corpo, não um corpo como o nosso, mas um corpo celestial ou seja corpo de carne e ossos glorificado e não exaltado como o de Deus. Um besteirol total.

                Como falei antes, Joseph Smith, criou uma teoria chamada Plano de Salvação  e posteriormente os próprios “profetas” mórmons vêm se contradizendo e conflitando esse Plano de Smith.

                Errar é humano, por isso admitir que foi cometido erros é normal, mas para os Mórmons, isso nunca é aceitável, então encobrir uma doutrina ensinada errada, com outra, fazendo seus fieis de trouxas, essa metodologia faz parte da história da igreja mórmon.

Isso não é demais até mesmo para um mórmon fanático engolir?

Só não ver quem não quer!


0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger