Poligamia de Abraão


O senhor fez um pacto com Abraão (Abrão): “Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra[...]” (Gênesis15:18)

Porém o tempo foi passando e sua esposa não gerava filhos, nesse momento Sarai (sua esposa), vendo a idade chegando resolveu tomar um caminho alternativo para dar a descendência ao seu marido. “E disse Sarai a Abrão: "Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.” (Gênesis 16:2)

Dessa forma Sarai (Sara) entrega sua serva para seu marido: “Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido [...]”(Gênesis 16:3)

“De acordo com os costumes da época, o ato de Sara dar a Abraão sua serva, Hagar, como esposa, foi um gesto lógico e esperado. (Manual do Velho Testamento, p.66)

                Posteriormente de acordo com a promessa de Deus, Abraão teve o filho da promessa que era com sua esposa e não com uma concubina: “E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.” (Gênesis 21: 2)

Gostaria de destacar alguns pontos nessa história que é muito importante:

1- O senhor fez uma promessa a Abraão, sua esposa com receio dessa promessa não ser cumprida por sua idade está avançando, fez o que era de costume da época e entregou sua serva.

2- Em nenhum momento Deus determinou que Abraão tomasse outra mulher, e muito menos fez alguma lei para que ele tivesse várias mulheres. Nunca existiu lei de poligamia de Deus, pelo contrário a lei de Deus sempre foi a monogamia.

3- Abraão deu ouvido a sua esposa seguindo as tradições da época e sofreu as consequências:  Teve de expulsar seu filho Ismael (Filho com a serva) (Gênesis 21:14-21), e até hoje os descendentes dos filhos de Abraão (Ismael – filho com a serva e Isaque – filho com a esposa) são inimigos.

* Por que os judeus e os árabes/muçulmanos se odeiam?
* Entendendo o Conflito na Palestina

Desde a criação Deus criou o homem para ter uma família, sendo apenas um homem e uma mulher e deu a lei da monogamia: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Genesis 2:24).  Tanto nesse versículo o Senhor não  mandou o homem apegar-se a suas mulheres e sim a "sua mulher" e não existe qualquer passagem que Deus tenha ordenado ao homem que tivesse várias esposas.

A decadência humana gerada pelo pecado, levou o homem a ter tradições de poligamia que foi criada pelo homem, leis humanas e não de Deus. O desejo carnal do homem em perpetuar tal prática geraram teologias que inserem a poligamia nas doutrinas de alguns grupos religiosos, sendo uma mera desculpa para satisfazer seus próprios desejos, pois nunca existiu qualquer lei divina nesse sentido.

Arquivo: BrighamYoung1.jpg
Brigham Young
A doutrina Mórmon é totalmente voltada para poligamia, quando não conseguiram manter essa prática na Terra, passaram a sonhar com a poligamia, pós-morte. Os Lideres Mórmons  tem uma mente totalmente voltada para essa prática. Para eles Adão veio a Terra apenas com uma de suas esposas espirituais. Disse Brigham Young, o segundo "profeta" da igreja Mórmon: "Agora ouvi, ó habitantes da terra, judeus e gentios, santos e pecadores! Quando nosso pai Adão chegou ao Jardim do Éden, veio com um corpo celestial e trouxe consigo uma de suas esposas, Eva. Ele ajudou a fazer e organizar este mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de Dias, do qual têm falado e escrito homens santos - Ele é nosso pai e nosso Deus, o único Deus com quem temos algo a ver." (Journal of Discourses, vol.1, p.50) grifo do autor

Joseph Fielding Smith
Em Doutrina de Salvação, Vol I, p.105, Joseph Fielding Smith,  o décimo "profeta" da igreja tenta corrigir o erro de Brigham Young em dizer que Adão é o único Deus que temos alguma coisa a ver, (nem vou entrar nessa questão), mas o fato de Adão ter várias esposas espirituais,  ele como os demais "profetas", não desmentem Brigham Young, mostrando que estão de acordo com o fato de Adão ter várias esposas espirituais e ter vindo a terra com uma delas que era Eva. 

A Base da Doutrina Mórmon é: Infinitos Mundos sobre comando de  infinitos Deuses, cada um com suas várias esposas. Não é um pouco parecido com mitologia grega? Quem conhece a Doutrina Mórmon sabe que é isso aí mesmo, uma loucura para que acredita e segue princípios Bíblicos, porém uma realidade para quem segue os ensinamentos de Joseph Smith e seus sucessores.

           "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." (1 Coríntios 10:4). Se desejamos ser Cristãos, precisamos nos apegar aos verdadeiros ensinamentos de Cristo e nos livrar de ensinamentos de homens enganadores  como os líderes da igreja Mórmon que se dizem guiados por Deus, mas na verdade a história mostra que não passam de falsos profetas que criam doutrinas de homens em nome de Deus.

Que o Senhor abra nossa mente e coração!
               

0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger