Paul H. Dunn |
QUEM FOI?
Em 1976, Dunn se tornou um membro da recém-constituída Primeiro Quórum dos Setenta . Ele permaneceu como membro desta quorum até que ele recebeu o statos de Autoridade Geral emérita em 01 de Outubro de 1989. Além disso, Dunn atuou como um dos sete Presidentes dos Setenta 1976-1980. Dunn escreveu mais de 50 livros durante seu tempo como uma Autoridade General.
DISCURSOS DE DUNN
Durante seu tempo como Autoridade Geral , Dunn frequentemente incluída em seus discursos e livros extraordinárias experiências da "vida real" que alegou serem de seu passado. Um orador muito requisitado pela igreja, tinha uma grande influência entre os Jovens, após seus discursos os membros compartilhavam como era maravilhoso o espírito que sentiam após ouvirem as experiências de vida de Dunn. Grande parte desses discursos eram feitos na presença dos profetas e apóstolos da Igreja.
MENTIRAS DESCOBERTAS
No final de 1980, um número de investigadores, incluindo o repórter do Arizona Republic Lynn Packer denunciam o Dunn de inventar ou embelezar muitos desses eventos.
"SALT LAKE CITY - Entre os mórmons, Élder Paul H. Dunn é um professor popular, autor e ...líder proeminente da Igreja ...há mais de 25 anos, ele contou inúmeras histórias inspiradoras sobre sua vida:
Como o tempo de seu melhor amigo morreu em seus braços durante uma batalha da Segunda Guerra Mundial, implorando Dunn para ensinar a juventude da América sobre patriotismo.
Como Deus protegeu-o das balas inimigo de metralhadora arrancou sua roupa e capacete sem nunca tocar sua pele.
Como valores de perseverança e os valores mórmons levou-o a jogar baseball no St. Louis Cardinals.
Mas essas histórias não são verdadeiras.
"Morto" o melhor amigo de Dunn não está morto, apenas o salto da bota de Dunn foi acertado com uma bala, e ele nunca jogou beisebol no St. Louis Cardinals ou qualquer outro time da liga principal.
Dunn reconheceu que essas histórias e outras eram falsas, mas ele defende como informações necessárias para ilustrar seus pontos teológicos e morais. Ele compara suas histórias como as parábolas contadas por Jesus reconhecendo, porém, que as parábolas de Jesus não eram sobre si mesmo...
Outros líderes mórmons, aparentemente, estavam preocupados com isso em setembro de 1989, porque, dentro das semanas de investigação de alegações de que sua guerra e histórias de esportes foram inventadas, eles discretamente colocado Dunn, sobre o estado de "emérito" por motivos de saúde. Como uma Autoridade Geral" desde 1964, Dunn tinha estado entre os Top 90 homens que lideram a Igreja de 7,3 milhões de membros em todo o mundo.
A igreja também pressionou em Salt Lake City o escritor freelance Lynn Packer, um mórmon, a não publicar as histórias sobre invenções de Dunn . Na queda, depois que a igreja tinha rescindido contrato de ensino de Packer na Universidade Brigham Young por prosseguir com a história, ele forneceu informações que tinha recolhido ao longo dos últimos quatro anos para o Arizona Republic.
Apesar da "aposentadoria" de Dunn, seu comportamento de avô, estilo de narrativa auto-depreciativo continuou a fazer dele um orador e autor popular. Ele também continua a ser o autor mais prolífico entre os líderes das igrejas atuais e antigos. Ele recebe royalties de 23 fitas cassete de inspiração e 28 livros estão entre os itens mais procurados nas livrarias SUD....
Dunn... disse que não considera enganoso em exagerar ou alterar fatos. Ele disse que sua técnica é "combinar" elementos de várias histórias verdadeiras para criar uma única história que vai melhor transmitir uma mensagem e captar o interesse de um público....
"A combinação de histórias parece justificável em termos de ilustrar um ponto. Meus motivos são puros e inocentes", disse Dunn, durante uma entrevista, em Salt Lake City com a presença de seu advogado e um amigo: "Não foi propositadamente que tentei embelezar ou reescrever a história. Tentei ilustrar pontos que criariam interesse", explicou Dunn, "Combinando histórias de guerra é simplesmente colocar a história em pequenos pacotes mais finos".
...A "aposentadoria" de Dunn ocorreu depois de duas semanas da investigação de suas práticas de contar histórias como Autoridade Geral da igreja, que receberam cópias dos resultados de Packer.
"Dunn disse que ele cooperou com a investigação da igreja, mas não foi informado das suas conclusões. Ele negou que ele estava ligado a sua "aposentadoria", que ele insistiu e foi por falta de saúde que, desde então, melhorado.... a universidade [Brigham Young University] rescindiu contrato de ensino de Packer, em parte porque ele queria publicar uma história sobre suas descobertas. " ( Arizona Republic , 16 de fevereiro, 1991)" ver http://www.utlm.org
"Whiting reconheceu que o contrato de Packer não foi renovado para o ano de 1990-1991 na universidade em parte porque Lynn Packer estava violando as políticas da igreja e da universidade que proíbem críticas públicas dos líderes da igreja, mesmo que a crítica seja verdadeira . " ( Arizona Republic , 16 fev 1991)
"Whiting reconheceu que o contrato de Packer não foi renovado para o ano de 1990-1991 na universidade em parte porque Lynn Packer estava violando as políticas da igreja e da universidade que proíbem críticas públicas dos líderes da igreja, mesmo que a crítica seja verdadeira . " ( Arizona Republic , 16 fev 1991)
CONFISSÃO PÚBLICA DE DUNN
"Eu fui acusado de várias atividades imprópria como um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Confesso que nem sempre fui preciso em minhas palestras públicas e escritos. Além disso, tenho o espetáculo em outras atividades incompatíveis com o cargo alto e sagrado que tenho realizado. Por tudo isso sinto um profundo sentimento de remorso, e peço perdão a qualquer um que possa ter ofendido. Meus irmãos das Autoridades Gerais, durante um longo período de tempo, têm conduzido investigações profundas das acusações feitas contra mim. Eles pesaram as provas. Eles me censuraram e colocaram uma pesada multa sobre mim.
Eu aceito a sua censura e a pena imposta, e comprometo a realizo a minha vida de tal forma a merecer a sua confiança e plena comunhão. Ao fazer esses reconhecimentos, imploro a compreensão de meus irmãos e irmãs em toda a Igreja e tenham certeza de minha determinação para viver de modo a trazer o respeito adicionado à causa. Eu amo profundamente, e honro ao Senhor, que é o meu Redentor.
"Atenciosamente, Paul H. Dunn"
(Paul H. Dunn, "Uma carta aberta aos membros da Igreja", Church News , 26 de outubro de 1991)
ATITUDE DA IGREJA
1- Tentou esconder os fatos dos membros da Igreja
2- "Aposentou" honrosamente o mentiroso usando outra mentira (doença)
2-Puniu quem desmascarou o mentiroso.
Essa experiência nos diz muitas coisas em relação ao caráter e honestidade da Igreja Mórmon e em relação a revindicação que o sentimento no coração pode mostrar a verdade de alguma coisa, nem os sentimentos dos "supostos Profetas" Mórmons que ouviram as mentiras por anos, foi suficiente para perceber que as historias contadas por Dunn eram mentirosas.
Resumo essas atitudes desonestas em duas declarações de apóstolos:
"É errado para criticar os líderes da Igreja, mesmo que a crítica seja verdadeira." (Dallin H. Oaks, Fevereiro 1987, Ensign )
"Algumas coisas que são verdadeiras não são muito úteis" (Boyd K. Packer, CES Simpósio sobre Doutrina e Convênios e História da Igreja em 22 de agosto de 1981)
0 comentários:
Postar um comentário
Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!