O que é dom espiritual?
Poderíamos dar várias definições e vários exemplos, mas uma maneira simples de definir os dons espirituais é como dádivas, talentos naturais ou benefícios que são de natureza do espírito, outorgados por DEUS ao homem.
Existem quantos dons?
Desconheço se podemos definir uma quantidade exata de dons espirituais, na bíblia encontramos a afirmação de uma diversidade de dons: "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." (I Coríntios 12 : 4). Alguns dons que podemos destacar são dons de profecias, dons de línguas, dons de milagres, dons de cura, dons da palavra e entre outros.
No corpo de Cristo ou seja na igreja de Cristo todos precisam ter essa diversidade de dons?
Uma coisa que Paulo deixa bem claro para os Corintos é que nem todos são portadores dos mesmos dons, ou seja, uma pessoa não terá todos os dons: "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." (I Coríntios 12:28)
O que é dom da palavra?
Sou obrigado a ter o dom da palavra?
Um grande erro é achar que todos são obrigados a ensinar em público, dando aulas, discursos ou pregações, como se Deus fosse dar o dom da palavra para todos. Se cada pessoa é agraciada com tipos diferentes de dons é uma incoerência e total tolice exigir que todos tenham algum tipo de dom específico, pois não somos nós que escolhemos os dons que queremos, Deus que nos abençoa com determinados dons.
Porque sou obrigado a discursar se não tenho o dom da Palavra?
Uma coisa que sempre me chamou atenção na igreja mórmon foi justamente o fato dela obrigar as pessoas que não têm o dom de falar a discursar em suas reuniões dominicais ou dando aulas nas reuniões dominicais. Essa doutrinação de que Deus é quem está chamando para discursar ou dar aulas é a maneira de obrigar psicologicamente as pessoas aceitarem aquela intimação vulgarmente chamada de designação.
Uma prova que não passa de mais uma falácia essa tal designação mórmon é que se você não tem dom para falar, Deus não vai te chamar para fazer uma coisa na qual Ele não te capacitou, pois como Paulo disse, Deus chama uns para apóstolos, outros para profetas e etc..., Ele não vai te capacitar para tudo.
Um bom exemplo disso é Moisés, Deus deu o dom de profetizar e fazer milagres, mas ele não tinha o dom da palavra. Deus o obrigou a discursar? Não, chamou seu irmão, Aarão, no qual tinha o dom da palavra e falou por Moisés. "Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus." (Êxodo 4:10-16)
Os resultados dessa forçação de barra na igreja Mórmon são muitas aulas mal dadas, discursos enfadonhos que as pessoas ficam com vontade de dormir ou ir para casa, se alguém leva um convidado, dependendo do domingo, fica morrendo de vergonha com discursos de péssima qualidade. As pessoas começam a conversar deixando o ambiente confuso já que são conversas paralelas que nada tem a ver com o assunto.
Precisa ser engenheiro, médico, advogado ou doutor em teologia para ter o dom da palavra? Não, você vai encontrar pessoas analfabetas que tem esse dom e poderá encontrar doutores que são péssimos oradores, a questão não é o estudo e sim o dom de Deus para falar da palavra de Deus.
Posso desenvolver o Dom da palavra?
Claro que sim, podemos procurar desenvolver, mas como disse antes existem dons que algumas pessoas nunca iram ter, então existem pessoas que nunca irão desenvolver o dom da palavra, como outras que tem o dom da palavra talvez nunca desenvolvam o dom da profecia e assim por diante, por mais que busquem. Paulo deixa um conselho importante para os Corintos: "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja." (I Coríntios 14 : 12)
Os dons espirituais são para edificar a igreja e todos são importantes. Cada um deve fortalecer a igreja naquele dom que Deus a agraciou e à medida que ela desenvolver novos dons poderá aplica-los na igreja, ou seja, aplicar aquilo que possui, e não aplicar um dom que não possui até desenvolvê-lo, que em alguns casos nem chega a desenvolver.
Isso é justamente o que acontece na igreja mórmon: eles colocam as pessoas para aplicar um dom que não possuem até que elas desenvolvam, só que algumas pessoas nunca irão desenvolver. Enfim, uma falsa igreja, com falsas regras e obrigando pessoas a usarem dons que não possuem.
Não me venham com a lorota mórmon que Deus não
escolhe os capacitados, mais capacitas os escolhidos, pois sim Ele o faz, mas
não capacita todos para tudo e se Ele capacita todos escolhidos nas
designações mórmons e o mórmon chamado não foi capacitado a culpa foi de Deus?
Ou do falso chamado de Deus? Quando você vê uma pessoa dando um péssimo
discurso, pense nisso, Deus não a qualificou e aí? De quem é a culpa?
Você
nunca será menos importante para Cristo se não tiver o dom da palavra e nunca
discursar, pois Moisés não foi menos importante que Aarão, cada um teve sua
importância para Deus. Mas se livre dessa doutrina maligna mórmon o quanto
antes.
LIBERTE-SE
"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9
0 comentários:
Postar um comentário
Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!