Batismo pelos mortos é cristão?

                A igreja mórmon declara que o batismo pelos mortos é fundamental para salvação do ser humano, de tal forma que sem fazer esse trabalho o homem não pode ser salvo: “[...] se negligenciarmos deliberadamente a salvação de nossos mortos, seremos igualmente rejeitados; e com a mesma certeza, o sangue deles será requerido de nossas mãos.” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 144)

                A doutrina do Batismo pelos mortos chega a ser tão importante para a igreja Mórmon que eles colocam como a coisa mais gloriosa do evangelho: “O profeta declarou ainda que a doutrina da salvação para os mortos é o mais glorioso de todos os assuntos pertencentes ao evangelho eterno.” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 144)

                Porém não é estranho que uma doutrina tão grandiosa e importante para salvação da humanidade não tenha sido ensinada por Cristo e seus discípulos? Existindo como vimos no post Batismo pelos Mortos: Doutrina de um versículo, penas um versículo que o menciona, mas que não ensina que deveria ser praticado.



PERGUNTA: Qual a importância do batismo pelos mortos nas escrituras?  

RESPOSTA: Nenhuma

                Se as escrituras não falam sobre essa prática e não mostram qualquer importância para o cristianismo porque a igreja mórmon declara: “Porém o maior e mais importante de todos os deveres é a obra pelos mortos. [...] Porque a maior responsabilidade neste mundo que Deus nos impôs é a de buscar nossos mortos, pois não podemos ser salvos sem eles.” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 148).

PERGUNTA: Se Deus impõe como maior responsabilidade ao homem buscar e batizar os mortos, porque Cristo nunca ensinou nada sobre batismo pelos mortos? Poderia uma doutrina fundamental para salvação, nunca ter sido mencionada por Cristo? Existe verdade nesse ensinamento mórmon?

RESPOSTA: Não.

                A igreja Mórmon alega que o batismo pelos mortos iniciou após a ressurreição de Cristo, sendo dessa maneira praticado: “Depois da ressureição de Cristo, as portas foram abertas aos mortos, e instituída a obra vicária pelos mortos.” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 164).

PERGUNTA: Se essa doutrina foi instituída após a ressureição e é um evento tão significativo, porque não existe registro disso nas escrituras?

RESPOSTA: Simplesmente porque essa não é uma doutrina Cristã.


                Um grande problema para a igreja mórmon é o fato de seu livro de história das Américas, chamado de O Livro de Mórmon, simplesmente se cala sobre o batismo pelos mortos. A doutrina é tão importante para salvação que não existe um versículo sequer que apoie essa doutrina, nenhuma menção sobre redimir os mortos ou coisa parecida. Justamente o Livro que eles alegam ter a plenitude do evangelho.

Plenitude: Condição daquilo que está completo, inteiro; que se apresenta em sua totalidade ou integralmente: a beleza em sua plenitude. 

PERGUNTA: Porque nem no Livro de Mórmon que os mórmons afirmam que Cristo veio pessoalmente e ensinou o evangelho, não menciona o batismo pelos mortos?

RESPOSTA: Porque Joseph Smith publicou o Livro de Mórmon antes de inventar essa doutrina, não tendo depois como inserir isso em seu livro.

Publicação do Livro de Mórmon: Aprox. 26 de Março de 1830

Criação da doutrina de Batismo pelos Mortos: 15 de Agosto de 1840

Se o Livro de Mórmon fosse um verdadeiro registro de escrituras e essa doutrina fosse essencial para salvação como os mórmons afirmam, certamente Cristo teria ensinado isso para os povos da América e estaria registrado nas placas de ouro fictícias que Joseph Smith alega ter achado.
               
           
            Não existe nada a ser concluir, além que essa escritura não passa de uma passagem tirada do contexto e distorcida para ser aplicada a interesses próprios da religião mórmon e seu criador.



PAZ DO SENHOR PARA TODOS
 E LIBERDADE PARA OS CATIVOS DA MENTIRA E DO ENGANO

15 comentários:

Unknown disse...

Opa estou aqui novamente,

olha para mim a doutrina da igreja em relação ao batismos pelos mortos é o mais claro que eu já vi nas escrituras que as pessoas abordam muito ser errado, está certo que as escrituras nada falam diretamente sobre isso, mas... tem espistolas de paulo perdidas e outras escrituras como fala em joão 21:25 então se forem reveladas e nelas conter o batismo dos mortos quão tolos irão se sentir e ainda digo que não vão acreditar na igreja.

Enfim aqui vai minha lógica: vemos em marcos 16:15-16 que o principal objetivo de cristo é pregar o evangelho, fazer discipulos e batiza-los, seguindo por esse raciocinio vemos em 1 Pedro 3:19-20 que jesus também foi e pregou aos mortos aqueles que tinham sido rebeldes e não tinham aceitado o evangelho ou os que não tiveram a oportunidade. Concluindo jesus cristo pregou o evangelho aos mortos, e se eles aceitarem iriam ficar por isso mesmo? digo Não, eles tem que ser batizados para serem salvos como o próprio jesus cristo falou quem crer e for batizado sera salvo, quem não crer e não for batizado sera condenado, e como essas pessoas irão ser batizadas como jesus Cristo se elas não tem corpos ????????????????????

Abraços.

Wandyson disse...

Fábio reparou que você não teve nenhuma escrituras para fundamentar essa doutrina? Ficou apenas fazendo suposições através de outras doutrinas. A igreja Mórmon coloca essa doutrina como sendo mais importante do Cristianismo, isso faz sentido? Cristo não ter ensinado uma doutrina tão importante. Você diz que muita coisa que Cristo ensinou não foi registrado, mas seria uma doutrina tão fundamental não ter sido registrado em lugar nenhum, nem no Livro de Mórmon que supostamente contém a plenitude do evangelho?

Infelizmente não faz qualquer sentido e se fosse começar a usar outras doutrinas para fundamentar coisas que não estão nas escrituras, começaríamos a ter um enxurrada de doutrinas pagãs fundamentadas de suposições.

Sinceramente espero que você tenha entendido e se livre dessa doutrina que realmente não condiz com a cristianismo.

Um abraço!!

Unknown disse...

opa entendi muito bem e faz sentido o que você falou e vemos isso hoje em todo lugar .

Mas todos tem que ser batizados e Cristo pregou O evangelho aos Mortos e como fica isso? e Paulo falou claramente: o que farão os que se batizam pelos mortos, que a igreja em corinto não estava creditando em ressureoção, então se paulo falou é por que acontecia na quela época.

Abraços.

Wandyson disse...

Analisa o que Paulo falou Fábio: "O que farão OS QUE se batizam."

Ele não falou: "O que farão VOCÊS que se batizam"

Nem falou: "O que farão NÓS que nos batizamos"

Se você analisar ou no mesmo capítulo, toda vez que ele se refere a Igreja de Corinto, Paulo usa o termo nós e quando está falando da igreja em Geral fala: bebamos, morreremos.

Quando ele fala sobre o Batismo dos Mortos, ele muda para: Os que ou aqueles que, se referindo a um grupo que não seria a Igreja em geral e nem a Igreja de Corinto.

De qualquer forma ele nem pelo menos menciona a necessidade de se fazer o Batismo, que hoje para A Igreja Mórmon é a doutrina mais importante do Cristianismo, se ignorarmos essa doutrina não poderemos ser salvo, você consegue enxergar essa importância dada por Paulo? Ou será que uma coisa assim tão importante teria sido ignorada por todos, até por Cristo?

Desculpa mas não tem como isso ser verdade.

Anônimo disse...

Lendo o seu blog e analisando os seus pensamentos formados sobre a religião mórmon, só tenho q dizer q mais valia q você falasse do arrependimento e salvação às pessoas. Você aqui só faz criticas destrutivas e muitas delas sinceramente não sei onde você vai buscar! Já q você gosta tanto de escrever pq n escreve um livro construtivo sobre a salvação através de jesus Cristo? Fala sobre o bem estar q nos dá ter o espírito santo no nosso coração. Fala da sua experiência com Deus, do eu arrependimento...(se é q houve arrependimento)! Bem, você é servo de Deus ou do demônio?
Em relação ao batismo pelos mortos tenho uma passagem pra você ler:1corintios 15:29(Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?) Se os mortos n ressuscitam pq se batizar pelos mortos? Afinal os mortos vão ressuscitar ou n ? Segundo a bíblia vão todos ressuscitar. Qual é sua conclusão agora? Pensa bem antes de responder, tá?!

Wandyson disse...

Primeiro, se você é mórmon deveria pelo menos conhecer as instruções de seus próprios líderes, então antes de sair falando bobagens por aí leia o que declarou o apóstolo mórmon:

"...Se, depois de um exame minucioso descobrir que é uma imposição, deve ele ser exposto ao mundo como tal: as provas e argumentos pelos quais a falsidade foi detectada devem ser, clara e logicamente afirmados para os que foram enganados, embora de boa mente, percebam a natureza do engano e sejam restaurados, e que os que continuam a publicar a ilusão seja expostos e silenciados...mediante provas das Escrituras e da razão." (Orson Pratt)

Em relação ao Batismo pelos mortos, você não se deu ao trabalho de ler as postagens sobre isso, que na realidade nem terminei todas pois tinha parado de escrever no blog devido a outros afazeres mais vou abrir uma exceção e escrever pelo menos mais um sobre essa ordenança infundada dos Mórmons. Leia o post: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2013/04/batismo-pelos-mortos-doutrina-mormon-de.html, aqui falo sobre o único vers. que menciona essa pratica.

Se vc busca a verdade tem que fazer muito mais que ler as coisas pela metade.

Um abraço e a paz de Cristo para você.

Anônimo disse...

Bom,primeiramente gostaria de parabenizar ao autor do Blog pela atitude de fazer uma pagina na internet com o Propósito apenas de Destruir algo que EU SEI por mim mesmo SER VERDADE!Tenho que confessar que é tudo bem feito e bem planejado nessa pagina.E concerteza todos queles que ainda não Perguntaram a Deus(Tiago 1:5) sobre a Veracidade da Restauração da Igreja de Jesus Cristo por intermedio do Profeta Joseph,sobre a veracidade do Livro de Mórmon,e que ainda não receberam uma Resposta pelo poder do Espirito Santo- essas concerteza serão convencidas por SUas Palavras de convenção.E não ficaria surpreso se um dia voce falasse que é Um membro afastado Da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos DIas,ou como voce fala,´´A Igreja mórmon´´. Seu conhecimento das Escrituras é muito grande ,amigo,maa saiba : I Cor. 2 : 14.
E desafio todos a Perguntarem a Deus se essas coisas não são verdades!Um abraço meu amigo...e fica bem : )
há...Sou Mórmon,ok?!

Fabio Geronimo disse...

porque você não vai usar seu intelecto para ajudar pessoas
com problema de álcool e drogas,não me importo se uma pessoa de qualquer religião esta procurando melhorar seu caráter.
o que falta nesse mundo e pregar a paz conheço muitas pessoas de todas religião que estão apenas procurando melhorar esse mundo que hoje se encontra um caos,pelo que sei os mormos tem como qualquer outra igreja preceitos corretos,você diz que não e um anti mórmon mas sua reflexão diz ao contrario,faz uma reflexão do que esta acontecendo em nosso pais que vai ser bem mais útil para nosso povo.

Wandyson disse...

Obrigado Sr. Anonimo por expressar seus sentimentos e opiniões. Todas as opiniões são bem aceitas, sejam elas a favor ou contra, sinceras ou irônicas, apenas não são aceitas aquelas que não são desrespeitosas.

Vou aproveitar para fazer algumas observações sobre seu comentário.

1- Não fiz nada para destruir, apenas para tentar alertar pessoas desinformadas do perigo do Mormonismo para aqueles que buscam o cristianismo.

2-Já expliquei aqui sobre essa ilusão DE ORAR para saber a verdade através sentimentos, o mesmo sentimento que te leva a acreditar que a Igreja Mórmon é verdadeira é o sentimento que Diz que a igreja católica é a verdadeira para o católico, diz que o centro espírita é verdadeiro para os espíritas, diz que que a mesquita é verdadeira para o Islamistas. Então use sua inteligência para sair desse engano chamado Mormonismo.

3- Sobre sua surpresa de saber se já fui membro da igreja ou não, se leu o blog já sabe.

4- O que você entende por homem natural? Aquele que busca conhecimento e discernimento? Você acha que homem espiritual é aquele que seque as cegas sendo guiadas pelos coração?

5- Não seja assim: "É uma nação sem juízo e sem discernimento.(Deuteronômio 32:28), então em vez de orar para saber através de sentimentos que vem do coração e não são confiáveis, ore sim mas para receber sabedoria de Deus: "Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento." (Provérbios 2:6)

Um grande abraço e espero que algum dia se liberte desse mundo de enganos e mentiras!!

Wandyson disse...

Obrigado Fábio por deixar sua opinião, mas gostaria de falar sobre algumas coisas que me chamou atenção em seu comentário:

1- Da onde você tirou que não uso meu intlecto para ajudar pessoas? Pessoas menos favorecidas que não são só alcolatras ou drogados mais temos necessitados passando fome, doentes desamparados, pessoas desabrigadas nas ruas, pessoas desempregadas. Quem te disse que não procuro fazer um pouco para alivar o sofrimento dessas pessoas?

2-Em relação a não incomodar pessoas ou religiões tentando ser melhores, etc e tal. O que você faria se crescesse no Islã, sendo ensinado que ao colocar uma bomba na cintura e matasse um monte de pessoas iria para o céu com 100 virgens e derepente você descobrisse que isso é uma mentira e enganação? Depois que fosse saisse não iria alertar as pessoas que ainda acreditam nisso? Você não iria tentar dizer para as pessoas que querem entrar que isso é mentira?

Meu amigo, as vezes ficar calado e não dizer nada, não é amar o próximo. A omissão as vezes é pior que a ação. Pense nisso.

3- Pelo que você sabe os mórmons tem preceitos corretos? Já vi que você não sabe muito.

4- Quando digo que não sou anti-mormon, me refiro contras as pessoas(mormons), não estou me referindo a doutrina. Se for levar para o lado da doutrina, sim sou totalmente contra aos absurdos que a igreja ensina e tenta fazer seus membros viverem.

5- Sobre fazer uma reflexão sobre o que está acontecendo em nosso país, até poderia, mas ultimamente se já reparou não tenho escrito por falta de tempo, mas se voltar a escrever adivinha sobre o que vou escrever...

PAZ DO SENHOR PARA VOCÊ

Rozana disse...

Como diz a famosa frase atribuída a Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".

Eu não precisei que alguém abrisse meus olhos, consegui enxergar por mim mesma que haviam tantas coisas erradas. Mas muitas pessoas precisarão de um empurrão para enxergar as distorções praticadas por TODAS as denominações, não apenas a Mórmon.

Anônimo, você diz "pensamentos formados". Pensamentos formados eu tinha quando acreditava em tudo que era dito na igreja. Depois de anos servindo como líder, como professora, ensinando o que eu aprendi por 23 anos e achava que estava certo, comecei a perceber estudando as escrituras que muitas coisas eram distorcidas. E que fui ensinada a também distorcer para sair de situações complicadas ao ensinar.

Quando questionados sobre assuntos polêmicos como poligamia, logo rimos, dizemos que não acontece e pelo menos eu sempre fui ensinada que nunca aconteceu de fato, que era apenas para assumir mulheres viuvas para que não perdessem suas terras.

Quem como eu repete essas palavras nunca leu D&C 132 por inteiro. Repetimos constantemente os versículos de 18 a 20, mas nunca damos atenção aos versículos anteriores que deixam claro a prática da poligamia como mandamento que deveria ser eterno, mandando que os homens só aceitassem como esposas as virgens, logo não poderia ser para amparar viúvas.

Assim também o polêmico batismo pelos mortos,. Pela falta de embasamento nas escrituras inventamos outras teorias para embasá-lo.

Antes de criticar, leia as escrituras com atenção e procure compreender.
Não é uma questão de convencimento deste blog, mas sim compreender o que REALMENTE está escrito na Bíblia Sagrada.

Unknown disse...

Os mormons quando colocados na berlinda ficam nervosinhos, pois descobrem, que seus frágeis argumentos perdem força a cada segundo, o que resta agora?, a resposta, o velho e surrada testemunho que mais parece uma reza, pois em todo lugar ouvimos a mesma coisa. Esse testemunho só é usado quando bate o desespero, então apelam para emoção, na tentativa de comover.

O batismo pelos mortos é uma mentira, não existe e nunca existiu essa prática na comunidade Cristã primitiva. Não e possível criar uma doutrina de um versículo, mas é possível criar de um delírio.



Wandyson disse...

Verdade berg, todas as doutrinas realmente cristãs não são tiradas de um versículo isolado, mais de vários textos que mostram a prática cristã a ser seguida.

fercabreu disse...

A negação da ressurreição implica a negação de várias outras crenças e práticas, do contrário gera uma incoerência, uma incompatibilidade entre estas outras crenças e práticas. Só faz sentido acreditar na ressurreição de Cristo e sair pelo mundo pregando e testificando disto se se acredita numa ressurreição. O último dos apóstolos usa de uma ferramenta de retórica chamada de argumento ao absurdo. É absurdo negar a ressurreição e, ao mesmo tempo, admitir que Cristo ressuscitou. É absurdo negar a ressurreição e, ao mesmo tempo, sair pelo mundo pregando o evangelho. É absurdo realizar batismo pelos mortos, negando a ressurreição dos mortos. Este é o contexto.

Um dos motivos pelo qual se deve rejeitar o suporte bíblico ao batismo em favor dos mortos segundo você, Wandyson, é porque Paulo não se inclui como praticante. Ele não usa a palavra "nós", em vez disso, diz "aqueles". Vamos esclarecer que a palavra "aqueles" não contém no texto grego. Ela foi incluída pra fazer sentido em português (e em várias outras línguas). Outra alternativa usada por tradutores é, no lugar de "O que farão aqueles que se batizam pelos mortos, se os mortos não ressuscitam?", "...as pessoas que se batizam pelos mortos...". Paulo usa uma expressão indetermidada. Quero dizer, é indeterminado quem são os praticantes, neste enunciado, do batismo em favor dos falecidos. Isto não quer dizer que ele, Paulo, está se excluindo da prática. Mas também não quer dizer que está, necessariamente, se incluindo. No v. 12, há outro exemplo de uma expressão que contém esta indeterminação: "Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?". Paulo também não se inclui nem se exclui, neste enunciado, como um dos pregadores da ressurreição de Cristo. Agora perceba como é absurdo afirmar que Paulo se exclui, porque, segundo o enunciado, ele não sei inclui. Observe, Wandyson, que, mais uma vez, você faz um apelo à ignorância - tira conclusões sobre o que não está escrito.

Que Paulo era um destes pregadores de que Cristo ressuscitou não se faz necessário demonstrar. Ambos acreditamos nisto e temos fartas e amplas amostras na Bíblia a que poderiamos facilmente apontar. A linguagem do v.12 é indeterminada, mas já sabíamos de antemão, por outros meios que não aquele enunciado, que Paulo está entre estes pregadores. Mas e quanto ao v.29? Paulo não inclui, não se exclui e não há nada mais a que possamos recorrer para autenticar que o apóstolo realizava batismo no lugar de pessoas que partiram deste mundo. Mas temos o contexto. É evidente que a prática só poderia ser cristã, senão não faria o mínimo de sentido demonstrar para cristãos (os santos de Corinto) que a não ressurreição gera inconsistência numa prática pagã. O ponto fundamental do apóstolo é que a não ressurreição gera inconsistências na própria doutrina e práticas cristãs. Portanto é óbvio que batismo pelos mortos se trata de algo que os cristãos praticavam já naquela época, embora não haja detalhes de como isto era feito.

Wandyson disse...

Olá Fercabreu, interessante você afirma que: "Observe, Wandyson, que, mais uma vez, você faz um apelo à ignorância - tira conclusões sobre o que não está escrito." e logo em seguida fazer justamente isso ao afirmar: "Portanto é óbvio que batismo pelos mortos se trata de algo que os cristãos praticavam já naquela época, embora não haja detalhes de como isto era feito.". Onde o texto diz que o Batismo pelos Mortos é um prática de Cristãos? Isso é um apelo a ignorância já que o texto não afirma isso.

Em grego seria: "Επειδη τι θελουσι" - Não se refere a "nós" e sim a "eles"

Todas as práticas e crenças cristãs estão firmando não apenas em 1 versículo citado por um ou outro apostolo, mais eram ensinado diversas vezes em um grupo de ensinamentos, como no caso da ressurreição, imagino que esse seja o único versículo que trata sobre a ressurreição não é? Não. Mesmo assim, não estou te pedindo que me mostre um grupo de escrituras que mostre que o Batismo pelos mortos era um prática cristã, apenas onde esse texto fala que eles praticavam?

Se o que você pode fazer é conjecturar aquilo que o texto não diz, então não me venha com apelo a ignorância. (Termo que você mesmo usou e acabou fazendo no final das contas)

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger