Batismo pelos Mortos: Doutrina mórmon de um versículo

             Para quem não sabe essa doutrina chamada de batismo vicário ou Batismo pelos mortos, foi baseado em apenas um versículo bíblico: I Cor 15:29 “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”

A própria igreja mórmon reconhece que apenas existe essa passagem: “Não temos nenhum registro dessa obra além da declaração de Paulo” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 164)

Em um velório em 15 de agosto de 1840, Joseph Smith leu o vers. de I coríntios e afirmou que os membros iriam começar a batizar seus membros falecidos. (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p. 251)

Joseph Smith e a igreja mórmon nos dias atuais alegam que a prática de batismo pelos mortos era uma prática cristã, praticada pelos cristãos primitivos: “Paulo usa o batismo pelos mortos como argumento contra os santos coríntios, que, já naquela época, se estavam afastando do evangelho verdadeiro. Esses santos entendiam a doutrina do batismo pelos mortos. Porém duvidavam da ressurreição geral.” (Doutrinas de Salvação, vol. II, p. 161-162)

O grande problema é que os cristãos primitivos nunca praticaram esse ritual, o vers. citado por Joseph Smith não menciona uma pratica da igreja primitiva, os santos de coríntios conheciam a pratica do batismo pelos mortos, mas a questão é quem praticava, seria a igreja de corinto ou o povo da cidade de corinto? Simplesmente é um versículo utilizado até hoje pelos mórmons de maneira distorcida e equivocada.

Para entendemos o que significa o perigo de usarmos um vers. isolado de maneira equivocada, precisamos entender o contexto histórico;

As epístolas (cartas) aos corintos foram escritas por Paulo de Tarso, o maior missionário do cristianismo, ele saia de cidade em cidade ensinando o evangelho de Cristo e à medida que as pessoas daquela cidade se convertiam, era plantado uma igreja (ekklesia) naquela cidade, ficava um período ensinando e partia para outras cidades, essas igrejas se reuniam na casa dos membros e eram conhecida pelo nome da cidade onde se localizava.

Algumas vezes Paulo retornava a cidade para orientar a igreja (pessoas), outras vezes quando chegava ao seu conhecimento que estava ocorrendo alguns problemas doutrinários nessas igrejas, e não podia ir pessoalmente à igreja, ele escrevia epístolas (cartas) para orientar e corrigir os erros que estavam ocorrendo, essas cartas são conhecidas pelo nome das cidades onde a igreja se localizava: Efésio, Coríntios, Gálatas e etc.

Templo da Deusa Afrodite
Já vimos no post anterior Características da cidade de Corinto, que a cidade de corinto era extremamente pagã, tinha dois templos: Templo da Deusa Afrodite e o Templo do Deus Apolo, os cidadãos de corintos eram muito devotos aos Deuses pagãos e aos seus rituais pagãos. Foi desse meio onde Paulo converteu as pessoas que formaram a igreja de Corintos, por isso como vimos no post Problemas da Igreja de Corinto, que a igreja de corintos era extremamente  problemática, tendo sérios problemas doutrinários, pois as pessoas trouxeram para igreja muito de suas ideias e crenças que estavam neles antes de se converterem, foi para corrigir esses problemas que Paulo escreveu as epístolas (cartas) conhecidas como: I Coríntios e II Coríntios.

Rituais
Não se sabe se Joseph Smith simplesmente precisava de uma coisa única para colocar na sua igreja e continuar a convencer as pessoas que a sua igreja era a única verdadeira e de maneira covarde inventou essa doutrina pagã no meio de pessoas inocentes ou simplesmente se equivocou ao ler essa escritura. Acredito na primeira opção. Mas vamos analisar a escritura que Joseph Smith utilizou:

“Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”


          Joseph Smith afirma que está escritura significa que os cristãos primitivo e Paulo de Tarso praticavam o Batismo pelos Mortos: “o Apóstolo estava falando para um povo que compreendia o batismo pelos mortos, porque ele era praticado entre eles.”(Ensinamentos dos pres. da Igreja: Joseph Smith, p.425)

1º Ponto: Paulo não está ensinando batismo pelos mortos, muito menos mandando os membros de corintos realizarem tal ritual.

2º Ponto: Paulo está ensinando sobre a ressurreição e fazendo uma comparação com uma pratica que era acontecida pelas pessoas daquela igreja.

3º Ponto: O ritual é usado como um exemplo, mas quem praticava esse ritual?  Segundo Joseph Smith era a igreja, mas ao observarmos o vers. vemos que Paulo ao escrever para a igreja não menciona que era a igreja de Coríntios que praticava o batismo pelos mortos.

Se fosse a igreja de Coríntios, Paulo escreveria: “porque se batizam vocês pelos mortos?”.

Se fosse ele (Paulo) e as outras igrejas situadas em outras cidades, escreveria: “porque nos batizamos pelos mortos?”.

Pelo contrário, deixa claro que quem pratica eram “ELES”. Se quem praticava eram “ELES”, e a igreja estava em corinto, Paulo se reveria ao povo de Corinto, esse mesmo povo que praticava rituais pagãos nos templo de Afrodite e Apolo. Realmente os membros da Igreja de Corinto conheciam e compreendiam esse ritual, pois eles foram convertidos do meio das pessoas que frequentavam os templos de Afrodite e Apolo, e faziam diversos rituais pagãos.

            Se a igreja de corinto e Paulo não praticavam o batismo pelos mortos seria sadio que hoje a igreja praticasse?

4º Ponto: Porque Paulo usou essa doutrina como exemplo? Porque a igreja de Corinto acreditava na doutrina pagã que os mortos não ressuscitavam, paulo usou inteligentemente outra doutrina pagã que os membros da igreja de corinto conheciam, para mostrar que elas eram contraditórias. E se aprenderam doutrinas contraditórias no mesmo lugar, que valor teriam elas?

                     O Batismo pelos mortos é claramente um exemplo solto dentro de um contexto que nada tem a ver com essa prática, essa prática não é mencionada em nenhum outro lugar por Paulo, pelos discípulos ou por Cristo. Porque simplesmente essa não é uma prática cristã. Todas as doutrinas cristãs necessárias para salvação, vemos Cristo e seus discípulos ensinando diversas vezes em vários lugares diferentes.




Essa é a história da origem do Batismo pelos mortos, inventada por Joseph Smith que leu um versículo bíblico e criou essa doutrina que se tornou uma das mais importantes da igreja Mórmon. Hoje os Mórmons estão praticando rituais pagãos, acreditando estar fazendo algo cristão. Por isso o perigo dessas seitas religiosas, que ao invés de levar o homem a Cristo, utilizando o evangelho simples e puro, cria ou copia doutrinas e rituais que afastam o homem de Cristo.

Essa é a origem da Doutrina Mórmon de um versículo!






12 comentários:

Anônimo disse...

Paulo em várias ocasiões prega arrependimento, nessas epistolas. Porque em ensinar uma doutrina como a da ressurreição ele usaria uma pratica pagã com exemplo? Desculpe meu amigo, mas suas palavras são vazias e sem sentido. Você'diz não ser um anti-mormon mas seus post são carregados de criticas contra uma religião que so prega o amor entre as familias e os bons costumes. Mesmo que sua doutrina seja de dificil compreensão os simples conceitos e principios tornam qualquer ser humano em alguem melhor

Wandyson disse...

Você leu o que escrevi? parece que não.
Paulo confronta a Não ressurreição dos Mortos X Batismo dos Mortos, se eles aprenderam as duas coisas na cidade de corinto e as duas coisas são contraditórias, então que credibilidade poderia ter?

Acho engraçado você dizer de palavras vazias e sem sentido, faz sentido para você, uma coisa mencionada uma única vez e mesmo assim não sendo ensinado sobre ela, ser a doutrina mais importante do cristianismo? Essencial para salvação da humanidade? Se isso não é coisa vazia e sem sentido, realmente não sei o que é.

Quando se diz anti-mórmon, você fala de pessoas ou religião? Eu falo de pessoas, pois sei que os membros mórmons são pessoas boas e honestas, agora tem como concordar com uma doutrina dessa?

Se você ficar iludido porque a igreja mórmon fala de amor, família, paz e etc, vai cair na armadilha da maioria das seitas religiosas que falam coisas bonitinhas, mas tem um doutrina perversa. O que têm de perverso a doutrina mórmon? Abra os olhos e estude a doutrina de mente aberta e irá ver.

Um abraço!!

Will disse...

Pois eu, li. Avidamente! Tua explanação foi brilhante, Wandyson. Fico feliz de poder contar com tua enorme contribuição para o esclarecimento a cerca de determinados temas. Parece-me muito claro que Paulo, a despeito do quê alguns líderes mórmons ensinam, estava apenas usando um exemplo, conhecido e praticado pelos pagãos, para ensinar, aos santos de Corinto, por quê deviam abandonar suas crenças pagãs. Lembremo-nos de que Paulo já havia praticado perseguição ferrenha contra a igreja de Cristo, sendo exímio conhecedor da doutrina cristã.
Wandyson, continue com teu belíssimo trabalho, pois, sou leitor sedento.

Um grande abraço,
Wilson Costa.
< gauchowill44@msn.com >

Wandyson disse...

Obrigado Wilson, mesmo para um mórmon devoto, se ele parar um pouquinho para analisar as escrituras ao invés de seguir cegamente tudo que seu lideres dizem, poderiam ver a verdade. Paulo nunca mandou ninguém fazer batismo pelos mortos.

Unknown disse...

concordo..
mostrei alguns estudos para uma pessoa mormon, mas nao acreditou mesmo eu provando na biblia, coloquei ela pra ler mas mesmo assim nao acredita.. eles creem que a biblia dos mormons sao a unica e verdadeira palavra. soh lamento pq nao querem abrir os olhos, poxa nao estou pedindo que mudem de religiao, soh analizem o que esta claramente na biblia, mas como eles creem nesse versicolo se eles mesmo diz que a biblia é corrompida?. se vc colocar um copo de agua suja em uma jarra com agua limpa o que acontece?
a agua da jarra nao vai ficar suja? entao meus amigos como eles firmaram uma doutrina em cima de algo q eles mesmo acreditam ser impuro?. amigos devemos orar pra essas pessoas de bem abrirem seus olhos.. é como o amigo ai diz sao bonzinnhos e etc mas estao deturbando a palavra sagrada. jesus disse:"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (mt 7:15)

Unknown disse...

concordo..
mostrei alguns estudos para uma pessoa mormon, mas nao acreditou mesmo eu provando na biblia, coloquei ela pra ler mas mesmo assim nao acredita.. eles creem que a biblia dos mormons sao a unica e verdadeira palavra. soh lamento pq nao querem abrir os olhos, poxa nao estou pedindo que mudem de religiao, soh analizem o que esta claramente na biblia, mas como eles creem nesse versicolo se eles mesmo diz que a biblia é corrompida?. se vc colocar um copo de agua suja em uma jarra com agua limpa o que acontece?
a agua da jarra nao vai ficar suja? entao meus amigos como eles firmaram uma doutrina em cima de algo q eles mesmo acreditam ser impuro?. amigos devemos orar pra essas pessoas de bem abrirem seus olhos.. é como o amigo ai diz sao bonzinnhos e etc mas estao deturbando a palavra sagrada. jesus disse:"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (mt 7:15)

Unknown disse...

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores."(mt7:15)
só não analisa os fatos quem não quer!! o Wandyson Moreira não pedi-o pra ninguém mudar de religião muito menos eu, mas esta na cara!!! mas como tenho visto os mórmons não creem na bíblia eles acham que esta traduzida errada etc, se a bíblia esta errada porque pegar um versículo da bíblia e firma uma doutrina? me entende, é como pegar um copo de água suja e misturar numa jarra de água limpa!! o que acontecera? a água ficara suja não é? qual quer pessoa tem fácil acesso a bíblia quer quiser tirar suas duvidas leia.
jesus disse:"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)
também esta escrito "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (ef.2:8-9)
bom tem varias passagens na bíblia que prova que isso é errado..

Wandyson disse...

Amigo Jarbas Junior, vc disse tudo, usam uma coisa que consideram corrompida, fazendo uma doutrina essencial para salvação, em cima de um único versículo e ainda distorcendo esse versículo, muito difícil mesmo.

Vamos orar sim, amigo, para que Deus posso libertar essas pobres pessoas desse engano, cheio de doutrinas alucinantes apenas envolve e aprisiona como um teia de aranha.

Um abraço e Paz do Senhor.

Anônimo disse...

Com toda certeza no mundo eu concordaria com você se não fosse o fato de ser um site exclusivamente anti-mórmon. Não sou mórmon e não concordo com essa atitude, seria melhor se fosse imparcial, mas aqui me parece ter uma certa revolta de ex-seguidor. Se as pessoas podem ser felizes e salvas sendo Gays, Héteros, Negros, Brancos, Pardos, Japonês, Indiano e etc... Por que não deixar que eles sejam felizes e salvos fazendo batismo pelos entes queridos que faleceram, isso me parece trazer um certo tipo de alento e esperança em uma hora de dor e sofrimento. Não nada de errado em que os mórmons fazem, pelo contrario, são ótimos vizinhos, pessoas integras e não fazem mal algum, pelo menos os que eu conheço. Deixe que a humanidade viva em paz, o mundo seria bem melhor.. um forte abraço

Wandyson disse...

Amigo Anônimo, não estou tratando de Conforto espiritual, ou o que fazem as pessoas felizes, se espiritismo, mormonismo, cristianismo, ateísmo, satanismo ou qualquer outra coisa satisfaz ou não os anseios humanos .A postagem não está tratando disso. A questão não se os mórmons são pessoas boas ou bons vizinhos.

A questão está em analisar uma doutrina e pontos doutrinários, o blog é público e todos podem ler, mais também não são obrigados a ler, então aqueles que não conseguem lidar com a possibilidade de está vivendo uma mentira e não querem ver uma analise contrária aquilo que ela acredita ser verdade, então não leia e siga seu conselho viva em paz em meio a grandes mentiras.

Um Abraço!!

Unknown disse...

existem muitos erros de argumento em seu artigo, assim que puder escrevo quais são e dou uma resposta logicamente verdadeira.

Wandyson disse...

Ok!! Aguardo!

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger