O Papel de Cristo no Plano de Salvação Mórmon

                Plano de Salvação Mórmon se observado superficialmente acaba parecendo normal, mas quando confrontamos com a bíblia ou com declarações posteriores dos próprios profetas mórmons, afff fica tudo incoerente e sem nexo.


                Vamos analisar qual seria o papel de Cristo neste plano:



            1º Ponto- Todos nós aceitamos esse planoQuando o plano para a nossa salvação nos foi apresentado no mundo espiritual pré-mortal, [...] Entendemos que teríamos de deixar o lar celestial por algum tempo.[1]

          2º Ponto- Cristo era um espirito como nós na pré-existência e se apresentou para ser nosso salvador: Precisávamos de um Salvador para pagar por nossos pecados e para nos ensinar como voltar ao Pai Celestial. O Pai disse: “Quem  enviarei?” (Abraão 3:27). Jesus Cristo, que Se chamava Jeová, disse: “Eis-me aqui, envia-me” (Abraão 3:27; ver também Moisés 4:1–4).[1]



          3º Ponto- Houve uma grande batalha na pré-existênica e nós ficamos do lado de Cristo e por isso viemos para terra com um corpo: Em virtude de nosso Pai Celestial haver escolhido Jesus Cristo para ser nosso Salvador, Satanás ficou irado e rebelou-se. Sabemos que ficamos ao lado de Jesus Cristo e do Pai Celestial porque estamos aqui na Terra e temos corpos mortais. Satanás e seus seguidores também estão na Terra, mas como espíritos. [1]

      4º Ponto- Os Mórmons fieis receberão um corpo glorificado igual ao de Deus (para os Mórmons Deus têm um corpo glorificado de carne e ossos) e Cristo que também recebeu um corpo glorificado depois da ressurreição e receberão também tudo que eles possuem: Terão tudo o que o Pai Celestial e Jesus Cristo possuem —todo o poder, a glória, o domínio e o conhecimento (ver D&C 132:19–20) [2]


       5º Ponto- O Planeta Terra é apenas mais um planeta que passou esses eventos, existem outros planetas semelhantes a terra, alguns que já foram celestializadas e outros que estão em um processo anterior ao nosso e isso será um processo eterno: 

“Esta terra que habitamos, à semelhança de muitas que a precederam, está destinada a tornar-se uma esfera celestial e os justos a herdarão para sempre.”[3]

"[...] Mundos sem fim; porque a glória celestial é a continuação das vidas ou o progresso eterno; é ser deuses, mesmo filhos de Deus."[4]

                Não quero me aprofundar nessa loucura mórmon, mas isso merece alguns questionamentos:

 
     1º Questionamento - Jesus Cristo estava no mesmo conselho que nós na pré-existência e todos que o seguiram vieram para terra, se existem outros planetas anteriores à terra e outros posteriores que passaram ou passarão pelo mesmo processo da Terra, significa que existiu outros conselhos pois as novas  e as anteriores procriações de Deus não participaram desse conselho que enviaram os espíritos para Terra e precisarão existir novos conselhos para os novos espíritos decidirem se querem ou não aceitar o plano. Então entre um conselho e outro Deus parou de procriar até a pré-existência ficar vazia e iniciar um novo ciclo?  

Ps. Deus procriar: (Os Mórmons acreditam que Deus gera os espíritos humanos, através de esposas espirituais) 

      2º Questionamento - Quem foi o Cristo dos conselhos desses espíritos que foram para  outros planetas e quem será o Cristo dos novos conselhos? Se nesses outros planetas, esses espíritos foram redimidos como nós, quem morreu e ressuscitou lá? Qual foi o Cristo desses planetas?


O PAPEL DE CRISTO


       1ª OPÇÃO-  O Cristo desses outros planetas foi o mesmo do nosso? Então:

1º Opção- Existe apenas 1  Cristo

A) Cristo têm várias mães? Uma em cada planeta que nasce?

B) Ele recebe um corpo ressurreto em cada planeta depois se desfaz desse corpo perfeito, volta a ser apenas espírito para nascer no próximo planeta e sofre tudo de novo?

C) Esse Cristo enfrenta em cada conselho um Satanás diferente ou Deus chama o mesmo satanás para todos os conselhos?

D) Segundo a crença mórmon, Deus cria mundos sem fim e esse processo de povoar a terra e redimi-la é sem fim, então o Cristo nunca vai ter descanso? Vai passar toda a eternidade sofrendo pelos pecados da humanidade daquele planeta, ressuscitando e depois passando para o próximo planeta, fazendo isso em planetas sem fim por toda a eternidade?

       2ª OPÇÃO-  Cada  planeta têm seu próprio Cristo? Então:

2º Opção - Há Vários Cristos

A) Nosso Cristo não foi o primogênito de Deus, pois nossa terra não foi à primeira, significa que existem outros Cristos que vieram primeiro.


B) Se existem outros Cristos, significa que o nosso Cristo não é o unigênito do Pai, pois existem muitos outros antes dele.


C) A Bíblia disse e os mórmons confirmam que tudo foi criado por Ele (nosso Jesus Cristo) e para Ele (nosso Jesus Cristo). E os outros Cristos, onde ficam nisso?


                As vezes os Mórmons ficam chateados quando dizemos que o Cristo que eles seguem e acreditam é diferente do Cristo do Cristianismo, mas qualquer que seja a opção acima que se siga pelo ensinamento Mórmon, esse Cristo vai ficar muito longe do Cristo da Bíblia.

                O que aconteceu com a igreja Mórmon é que seus profetas e apóstolos começaram a falar tanta bobagem que hoje é impossível colocar tudo em uma doutrina lógica e coerente. Quando tentamos juntar tudo, parece que estamos pegando a doutrina de várias religiões diferentes para fazer uma só. O problema que a doutrina e ensinamentos são toda da igreja mórmon.


Referência:
[1] Princípios do Evangelho, p.13
[2] Principios do Evangelho, p.287
[3] Doutrinas de salvação, vol. II, p.26
[4] Doutrinas de Salvação, vol. II, p.33


 Ainda existe dúvidas da Loucura dessa Igreja?


2 comentários:

Rozana Moreira disse...

Isso ficou confuso e acho que a ideia é que
existe um Cristo para cada Planeta, MAS esse Cristo é o primogênito DESSE deus, uma vez que no próximo planeta será outro deus (um que seja humano nessa terra e vai virar deus)....

Wandyson disse...

Na realidade não ficou confuso, a doutrina é confusa por si. Sua teoria iria fazer sentido se cada deus mormon tivesse 1 planeta, mas esqueceu que um mesmo deus mormon cria mundos sem fim? então quem são os Cristo desses mundos do mesmo deus?

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger