Morte de Joseph Smith: O Mito do Mártir


                É ensinado na Igreja Mórmon que Joseph Smith foi um mártir dando sua vida pelo evangelho de modo semelhante a Jesus Cristo. Quando estudamos o assunto, vemos que a igreja se esforça para manter essa imagem de um “profeta” que se entrega para morrer em nome do evangelho: Joseph profetizou: “Vou como um cordeiro ao matadouro, mas estou calmo como uma manhã de verão. Para com Deus e os homens, tenho a consciência limpa. Se me matarem, morrerei inocente e meu sangue do solo clamará por vingança, e ainda será dito de mim: ‘Foi assassinado a sangue-frio!”(Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.277)

                Será que podemos comparar a morte de Smith com a de Jesus Cristo? Será que morreu inocente?  Será que Joseph Smith foi realmente para o matadouro como um cordeiro?

                Uma diferença podemos notar na própria declaração de Smith quando ele fala: “meu sangue do solo clamará por vingança”, enquanto  Joseph Smith clama por vingança, Cristo clama por perdão: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem[...]"  (Lucas 23 : 34)



                 A prisão de Smith foi decretada por um Juiz de direito pelos crimes de traição e violação dos direitos de propriedade: Disse o Governador Ford: “Um grande crime foi cometido aqui ao ser destruída a prensa do Expositor e declarada lei marcial na cidade” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.277), veja no post Prisão de Joseph Smith: Quais os Motivos?, no caso de Jesus Cristo foi dito pelo Governador Pilatos:"E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem."(Lucas 23:4)

Seria isso que Smith estava
pensando?

                Uma coisa difícil de explicar é porque uma pessoa que declara está indo como cordeiro para matador,  estaria fazendo com armas colocadas ilegalmente dentro de sua cela, se ele foi para o matadouro como cordeiro, então porque estava pronto para enfrentar e matar seus agressores? Alguma semelhança com a história de Jesus Cristo?

“Por volta da meia-noite, vários homens cercaram a cadeia e começaram a subir a escada que levava até o quarto onde estavam os prisioneiros. Um dos irmãos pegou uma arma que havia sido levada em segredo para o quarto naquele dia. Os integrantes da turba, parados junto à porta, ouviram que os prisioneiros estavam acordados e hesitaram. “O Profeta, então, com ‘uma voz de profeta’ gritou: ‘Venham, assassinos, pois estamos prontos para enfrentá-los”. Estamos dispostos a morrer tanto agora quanto à luz do dia’.” A turba recuou.” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.280)     

DECLARAÇÕES DE JOSEPH SMITH

1-Vou como um cordeiro ao matadouro.  
2-Estamos prontos para enfrentá-los. (Usando duas pistolas)

                Que cordeiro é esse que vai armado para o matadouro? Está mais parecendo o pinguim de Madagascar. A história mostra que Joseph Smith sabia que queriam mata-lo e estava disposto a matar para evitar que fosse morto: “Joseph entregou uma pistola de tiro único a Hyrum e preparou-se para defender a si mesmo com um revólver de seis tiros que lhe fora entregue secretamente naquela manhã por Cyrus Wheelock.” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.281)           

                Sei que essa historinha de pobre Smith que entregou sua vida para selar o evangelho é bonitinho e um orgulho para igreja Mórmon, mas não passa de um mito criado pela igreja para “santificar” um homem que não teve nada de santo na sua vida e muito menos na sua morte.

Hyrum Smith Morto
                Quando a turba voltou para matar Smith, a primeira atitude foi repelir a agressão, usando suas armas para matar os agressores que também estavam armados: O Profeta e os outros correram para a porta a fim de combater os atacantes que subiram a escada e enfiaram suas armas pela fresta da porta entreaberta. (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.281), o irmão de Joseph foi o primeiro a ser atingido e morto, após isso o pobre cordeiro foi para porta e fez três disparos, informações não oficiais dizem que três pessoas morreram mais os relatos oficiais não entram em detalhes: “Joseph então caminhou até a porta, postou-se junto ao batente e descarregou seu revólver no corredor apinhado. Apenas três dos seis cartuchos detonaram, ferindo três atacantes.” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.281).

Smith tenta fugir
deixando seus companheiros
                No final quando viu que não tinha como se proteger dentro da prisão, John Taylor tenta fugir pela janela, mas é atingido e fica ferido no quarto, Joseph Smith vendo seu amigo ferido no chão, toma uma atitude heroica e de um verdadeiro Mártir: “Joseph, vendo que não havia segurança no quarto, tentou fugir pelo mesmo caminho [janela por onde John Taylor tentou fugir]. Imediatamente a turba abriu fogo, e Joseph caiu mortalmente ferido da janela.” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.281). grifo do autor

               
A visão que a igreja quer que seus membros tenham dos eventos que envolvem a morte de Joseph Smith está sintetizada na declaração de John Taylor: [...] os nomes de Joseph e Hyrum Smith “serão incluídos entre os dos mártires da religião” (Hist. da Igreja na Plen. dos Tempos, p.284).

O que não faz um Mártir:

1- Não tenta fugir;
2- Não revida a agressão;
3- Não abandona os amigos na hora da morte;
4- Não é morto por práticas ilegais.


CONCLUSÃO: A atitude tomada por Joseph Smith foi normal de quem queria se salvar da morte, a maioria das pessoas no lugar dele faria o mesmo para se manter vivo, porém não teve uma atitude de “profeta”, muito menos de Mártir e menos ainda podemos identificar semelhanças com a morte de Jesus Cristo.

A verdade está clara para quem quer enxergar, para quem não quer ver a verdade resta continuar acreditando no mito criado pela Igreja Mórmon. Melhor encarar uma verdade dura que uma mentira bonitinha.

QUE DEUS POSSA ABRIR OS OLHOS DE TODOS 
PARA O ENGANO MÓRMON!

AMÉM!!



                                                                                                                             

2 comentários:

wild wast disse...

babaca ce num conhece nada e fica falando bosta,posta alguma coisa que presta babaca.

Wandyson disse...

Apenas postei esse cometário medíocre, para algumas pessoas observarem como chega a alienação mental de algumas pessoas que não tem nada para argumentar, então começam a atirar para todo lado, sem saber em que atirar. Dignos de pena.

O que nessa postagem está errado? Quais as afirmações não condiz com os fatos históricos?

Porém antes de voltar para falar idiotices, favor estudar a história da Igreja.

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger