Falsa Igreja Primitiva Restaurada - A Falácia Mórmon


           Os mórmons acreditam que sua igreja é uma restauração da igreja primitiva de Cristo: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, proclama a restauração e o restabelecimento da Igreja primitiva nesta dispensação da Plenitude dos Tempos. [...](James E Talmage, A grande Apostasia, prefácio)

Se a igreja Mórmon é a igreja restaurada de Cristo com a mesma estrutura da igreja primitiva, então porque tantas diferenças nas estruturas  básicas? Vamos ver apenas duas:



1 - APÓSTOLOS
Igreja Primitiva

Nº de Apóstolos: 12 
Nomes: Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”(Mateus 10:2-4)

Mesmo após a ascensão de Cristo e morte de Judas Iscariotes, Matias foi chamado para substituir Judas e a igreja continuou com 12 apóstolos:"E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (Atos 1:26)

Igreja Mórmon

Nº de Apóstolos: 15
Nome: Tomas S. Monson, Henry B. Eyring, Dieter F. Uchtdorf , Boyd K.Packer, L. Iom Perry, Russell M. Nelson, Dallin H. Oaks, M. Russell Ballard, Richard G. Scott, Robert D. Hales, Jeffrey R. Holland, David A. Beadnar, Quentin L. Cook, D. Todd Chistofferson, Neil L. Andersen (Autoridades Gerais)
O presidente da Igreja e seus dois conselheiros são apóstolos e seus cargos de apóstolos são vitalício.



Pergunta: Quando a igreja primitiva teve um Quorum de 15 apóstolos, sendo um chamado como "profeta" para liderar a igreja? 
Resposta: Nunca

2- PROFETAS

Igreja Primitiva

Nº de profetas: 0  (ps. Profetas com responsabilidade de liderar a igreja)
A Igreja primitiva mesmo com a ascensão de Cristo, não foi colocado nenhum profeta para guiar a igreja, pois Cristo continuou com a igreja, sendo o cabeça. "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.[...] eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:18-20)

Igreja Mórmon

Thomas S. Monson
Nº de profetas: 1  (Quando se fala em profeta os mórmons se referem particularmente ao Profeta presidente que recebe as chaves para ser um profeta da igreja, ele é chamado como cabeça e líder absoluto da igreja) Temos um profeta vivo na Terra hoje. Esse profeta é o Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.(Princípio do Evangelho, p.41)
Nome: Tomas S. Monson


Hoje a igreja mórmon tem um profeta que é o líder e cabeça da igreja, misturando o judaísmo com o Cristianismo, pois Cristo nunca instituiu profetas para liderar sua igreja.

Profetas no Novo testamento instituído para igreja  (Ekklesia) de Cristo não tinham função de liderar a igreja,  quem era profeta ou exercia o “dom de profecia” era para edificar o corpo de cristo e não para liderar a igreja..

A igreja Mórmon coloca o profeta presidente, acima dos demais apóstolos, mas vamos ver o que Paulo ensina sobre as responsabilidades dos chamados e "dons" na igreja:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;" (Efésios 4:11-12)


Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. (1 Coríntios 12:28)


Paulo ensina duas coisas importantes que a igreja mórmon ignora:

1- O chamado de apóstolo precede ao de profeta. Na igreja mórmon o chamado de profeta é algo acima dos apóstolos comuns (veja) . A igreja Mórmon traz o conceito do Velho Testamento, retrocedendo à Antiga aliança em que profeta era responsável por liderar espiritualmente o povo de Deus, esquecendo de ler o Novo testamento e entender que estamos na Nova aliança, estabelecida por Cristo, onde Ele encerrou o lei dos profetas (Lucas 16:16).

2- Os "dons" e chamados são apenas para edificação do Corpo de Cristo. Quem guia a igreja é Cristo e não um profeta ou apóstolo, todos os chamados e os dons são apenas para fortalecer os membros, existe apenas uma cabeça que é Cristo, os demais fazem parte do corpo de Cristo, ninguém tem autoridade para se manter sobre os demais membros pois todos fazem parte do Corpo. Não é o que acontece na igreja mórmon que existe uma forte hierarquia de chamados, inclusiva existindo as "Autoridades Gerais", que estão acima de todos outros irmãos e lideres de sua igreja.

Pergunta: Quando a igreja primitiva teve 1 profeta para presidir a igreja?  
Resposta: Nunca
-----------------------

            Pergunta: Quando Deus parou de chamar profetas para liderar seu povo?
Resposta: "Quando Jesus Cristo, instituiu seu ministério, terminando a lei dos profetas com João Batista ou seja após João Batista não seria mais chamado profetas para guiar o povo: A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." (Lucas 16:16)


------------------

Pergunta: Porque os Mórmons usam Amós para dizer que a igreja precisa ter um profeta recebendo revelação de Deus e guiando a igreja? "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3:7)
Resposta: Porque eles usam um cristianismo misturado com judaísmo e aplicam uma escritura que está se referindo a Antiga Aliança, onde não existia apóstolo, não existia evangelista, não existia pastores, não existia nada da Nova Aliança, apenas existia o Povo de Deus e o profeta que guiava esse povo. De maneira equivoca eles distorcem as escrituras para enganar seus membros.

------------------

Pergunta: Porque a igreja Mórmon usa um versículo de Efésios para dizer que a igreja de Cristo precisa de profetas guiando a igreja? "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;" (Efésios 2:20) 
Resposta: Porque distorcem as escrituras, tirando coisas que ela não diz. Quem fizer a exegese desse versículo, vai ver que essa passagem não diz que os fundamentos da igreja de Cristo são apóstolos e profetas e sim diz que:

1- Sobre os fundamentos de "apóstolos e profetas" a igreja será edificada... Quem é o fundamento de apóstolos e profetas? Foi Cristo quem instruiu os apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo o fundamento dos apóstolos e profetas. Então a igreja será edificada sobre Cristo e não sobre apóstolos e profetas.

2- Paulo está se referindo aos profetas da igreja e não do Antigo Testamento na qual as funções são totalmente diferentes.

------------------


Pergunta: Qual era a função do Profeta na Igreja Primitiva?
Resposta: Os profetas tinham a função de usar seu dom de profecia apenas para edificar os membros e nunca para ser um guia espiritual como no Velho Testamento, não existia apenas um profeta ou uma pessoa com o dom de profecia e esse dom não era exclusivo de homens. Colocar hoje um profeta para guiar a igreja, seria tentar voltar ao judaísmo e restabelecer uma lei que Cristo encerrou.

           "E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo."(Atos 13:1)


          "E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados." (1 Coríntios 14:29,31)


           "Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada." (1 Coríntios 11:4-5)




******************************************************



         O que a igreja Mórmon tem a ver com a igreja primitiva? Nada. Sua estrutura é equivocada, sua doutrina totalmente fora do que Cristo e seus apóstolos ensinavam. A igreja Mórmon hoje afasta seus membros do evangelho de Cristo com um evangelho distorcido.  Vamos ver a receita para entender a doutrina Mórmon:






Que o Senhor possa libertar os amigos mórmons 

desse falso evangelho!!

Amém!!




Falácia: s.f. Engano, ilusão, sofisma. Filosofia. Argumento capcioso que induz a erro.




10 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Tenho uma filha mórmon que mora em Salt Lake (USA). Eu estive lá por quase dois meses. Frequentei os seus cultos durante esse período. Uma loucura. Pura lavagem cerebral. Tudo gira em torno do mormonismo. Utah é um estado Mórmon. Além da fantasiosa origem das supostas visões de Joseph Smith esse falso profeta é exaltado quase como um deus. Doutrina sem nenhuma identidade com cristianismo bíblico nominal. Cheia de falsos ensinos que nunca puderam ser comprovados e nem podem ser contestados por seus seguidores. A igreja é soberana. Fora dela não há salvação. Um fardo pesado cheia de rituais estranhos, juramentos de fidelidade à organização, pactos semelhantes à maçonaria, vestes com símbolos sagrados e muita coisa esquisita. Falam que aceitam a Bíblia mas isso é só "da boca prá fora". O sangue de Cristo não é suficiente para a plena salvação. É necessário crer também em Joseph Smith como o profeta de Deus. Seguir as orientações de seus profetas em todos os sentidos inclusive em sua autoridade para interpretar a Bíblia conforme os interesses da igreja. Infelismente não tenho espaço suficiente para continuar. Uma pena porque eu vi na prática o que muita nem imagina sobre os perigos de seguir o mormonismo. E que perigo é esse? Escravidão mental, viseira. Um tremendo obstáculo ao entendimento e ao alcance da essência de tudo o que Deus revelou através de Sua Palavra por meio dos verdadeiros profetas e dos apóstolos em que Cristo é o cabeça da igreja de Deus na terra. Não somos salvos por qualquer mérito pessoal, ou por seguirmos alguma denominação tida como infalível e acima de todas as outras (Como é ocaso dos mórmons). A nossa salvação depende exclusivamente da misericórdia de Deus sobre as nossa vidas remidas pelo sangue do Cordeiro como única forma pela qual podemos alcançar a plena salvação... Faço uma pergunta: Uma seita como é o caso dos mórmons ensina que eles (e somente eles) serão deuses na eternidade merece um crédito? Isso não merece nem resposta.

Wandyson disse...

Verdade amigo anônimo, muitos rituais, muita cobrança e doutrinas sem base cristã. Ser mórmon é simplesmente acreditar. Acreditar em coisas sem fundamentos. Mas com a graça de Deus, muitos irmão mórmons têm acordado para a verdade e abandonado essa seita religiosa, eu mesmo sou um exemplo disso.

Graça e Paz de Cristo.

Anônimo disse...

Claro que não, ser SUD/Mórmon é a melhor coisa que existe, coisas sem fundamento são o que vocês falam, que o Senhor possam abençoar vocês para que não sejam amaldiçoados por falarem mal da VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO!

Wandyson disse...

Verdadeira Igreja de Cristo sem base doutrinária Cristã é meio difícil, doutrinas tiradas do nada, rituais que nunca foram praticado pela igreja primitiva e nunca foram ensinado por Cristo ou seus discípulos é no minimo para qualquer pessoa inteligente parar e pensar... Tem coisa errada nisso!

Infelizmente apesar de bem intencionados e serem pessoas de bom caráter, os mórmons que desejam do fundo do coração estar na única igreja verdadeira de Cristo, não mais conseguiram que se filiar em mais uma seita religiosa cheia de rituais e doutrinas feitas por homens de má fé e seguem cegamente seu líder religioso. Como em qualquer outra seita religiosa. Nada de diferente.

Unknown disse...

Joseph Smith, pegou emprestado do paganismo a doutrina da igreja que idealizou em sua mente. As doutrinas do mormonismo é como uma mercadoria que se encontra na prateleira de um supermercado, que a qualquer momento pode mudar seu preço, a doutrina mormon pode muda a qualque momento.Um bom exemplo foi com a poligamia e o racismo declarado, devo lembrar que apesar de não ser mais pregado como uma doutrina ativa, esses ensinamentos continuam inspirados pelo deus mormon

Wandyson disse...

Isso que vc disse é muito evidente na doutrina mórmon, uma copia adaptada da maçonaria e outras doutrinas pagãs, uma doutrina que muda de acordo com a necessidade.

Então quem quiser continuando se enganando é uma opção pessoal.

Anônimo disse...

Não é necessário ter o Profeta Joseph Smith como um "deus" como foi falado pelo anonimo que não sabe de nada da Igreja e fica só criticando. AS explicações são bem claras dentro da Igreja, o único que salva é Jesus Cristo , e a observância e seguimentos dos mandamentos das Escrituras Sagradas . Acho que Wandyson Moreira seu propósito é criticar por alguma mágoa com a Igreja e a fica defamando. Isso é um absurdo, mas estamos em um país livre para expressarmos e praticarmos e que quisermos .

Wandyson disse...

O Único que salva é cristo?
Além de Cristo não ser suficiente para salvação, pois se você não entrar nos rituais mórmons, a igreja ensina que você não será salvo. Se você não 'realizar o batismo vicário pelos seus mortos, a igreja ensina que você não será salvo, se você não fizer...... ainda não fui eu quem disse: “Não há salvação sem aceitação de Joseph Smith [...] Nenhum homem pode rejeitar esse testemunho sem incorrer nas mais terríveis consequências, pois não poderá entrar no reino de Deus.” (Joseph Fielding Smith, Doutrina de Salvação, vol. I, p.206). Meu amigo Cristo apenas não salva na igreja mórmon, procure abrir os olhos.

Não se preocupe que não falo por magoa ou problemas com a igreja, apenas coloco o que penso e não invento nada, simplesmente é o doutrina da igreja. Procure conhece-la melhor.

Que o Senhor possa te libertar dessa ilusão e enganação.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wandyson disse...

Olá amigo Samuel! Obrigado pelo seu comentário.

Bem gostaria de te responder, mais seu comentário é um irônico e sem nexo. Aguardo!

Um Abraço!!

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger