Poligamia: Uma doutrina por baixo dos panos

Jesus Cristo ensinando
                Quando Cristo institui seu ministério, ensinou sua doutrina de maneira pública para os seus seguidores e seus inimigos. Quando foi preso e indagado, falou: "[...] Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto." (João 18:20) 

                Não se acha menção que algum dos ensinamentos de Cristo tenha sido em oculto e fosse segredo para algum seguidor. Porém, a igreja que hoje quer se dizer sendo a restauração perfeita da igreja de cristo, desde sua fundação vem mantendo certas doutrinas em oculto de seus próprios membros. A Lei do Sacerdócio ou Lei de Sara (Lei da poligamia) foi uma dessas doutrinas, vivida em oculto por um determinado tempo, sendo revelado à medida que não dava para esconder.

                Sabemos que Joseph Smith vivia a poligamia desde 1831, posteriormente quando provavelmente ficou difícil esconder do grupo de mórmons que viviam próximo dele, resolveu criar a “Lei da poligamia” em 1843.

                Como em 12 de Julho de 1843 a Lei foi registrada, muitos membros atuais da igreja, acham que toda a igreja da época de Smith ficou sabendo o que seria supostamente a “vontade de Deus”. Na realidade os grupos mórmons que viviam em outras cidades longe de Joseph Smith, tinham a informação que essa lei não existia, que eram apenas boatos mentirosos sobre leis corruptas.

Joseph Smith
                Declaração de Joseph Smith, aproximadamente seis meses depois da Lei criada:  “Como temos sido ultimamente informados, que um ancião da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pelo nome de Hyram Brown, vem pregando a poligamia, e de outras doutrinas falsas e corruptas, no condado de Lapeer, estado de Michigan. Isso é para notifica-lo e da Igreja em geral, de que ele foi cortado, por sua iniquidade [...]” (Joseph Smith, 01 de Fevereiro de 1844, Times and Seasons, Vol. V, Numero 3)

           Expulsar uma pessoa por pregar a poligamia? E as muitas esposas de Joseph Smith, Hyrum Smith, Brigham Young e outros lideres importantes da igreja? Porque não se excomungaram? 

Hyrum Smith
         Declaração de Hyrum Smith (Irmão de Joseph e segundo na liderança da Igreja), aproximadamente sete meses depois da Lei criada: “Para os irmãos da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que vivem em China Creek, no condado de Hancock, saudações: Considerando o irmão Richard Hewitt chamou-me a dia, para saber a minha opinião sobre algumas doutrinas que são pregadas [...] dizem que um homem ter um certo sacerdócio, pode ter tantas esposas ele quiser, e que a doutrina é ensinada aqui: eu digo que o homem ensina falsa doutrina, pois não é tal doutrina ensinada aqui.” (Hyrum Smith, 15 de Março de 1844, Times and Seasons, Vol. V, Numero 6)
  
Mesmo após a morte de Joseph Smith, a igreja continuou vivendo e ao mesmo tempo negando a prática de poligamia para os membros que viviam afastados de seus principais lideres. Foi declarado após a morte de Smith, no Times and Seasons, Vol. VI, Numero 8 (um Jornal oficial da igreja da época): “Quando à acusação de poligamia, vou citar o livro de Doutrina e Convênios, que é a fé subscrito da igreja e é rigorosamente aplicada. Casamento artigo, sec. 91, par. 4, diz: “Na medida em que esta igreja foi censurada com o crime de prostituição e poligamia, nós declaramos que nós acreditamos que um homem deve ter, apenas uma esposa, e uma mulher, apenas um marido, exceto em caso de morte ou quando é em liberdade para se casar de novo. “ Seg. 13, par. 7. Amarás tua esposa de todo o teu coração e se unir deve atender-lhe e ninguém mais.”

Brigham Young
                A Poligamia apenas foi declarada para toda a igreja, quando os membros estavam reunidos em um só lugar (Salt Lake City), não tendo como esconder pois a partir daquele momento todos estavam vivendo no mesmo lugar e presenciando de perto muitos vivendo casamentos polígamos. Não tendo como continuar mentindo como os líderes anteriores, Brigham Young teve que assumir a prática da poligamia em 1958:  " Em 28-29 de Agosto de 1958, uma conferência especial foi realizada [...]. No segundo dia da conferência, sob a direção do Presidente Brigham Young, Orson Pratt declarou publicamente que a Igreja iria iniciar a prática do casamento plural [...]" (História da Igreja na Plenitude dos Tempos, p.424)

        Hoje a igreja se diz contra a poligamia, mas quem pode garantir que como no passado a doutrina não vigore em segredo para seus líderes e membros íntimos na sede da igreja? Não estou afirmando que isso aconteça, apenas mostrando que não se pode ter certeza de que as doutrinas oficiais da igreja são seguidas pelos seus lideres maiores.

A poligamia é uma das maiores manchas na história da igreja

Isto é uma Igreja Cristã?

Que o Senhor abra nossa mente e nosso coração!!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, ate hoje a poligamia nunca foi instinta, ate hoje vem sendo praticada por debaixo dos panos de muitos, sendo religiosos ou não, faz quem quer, e quem pode fazer. Isso vai de cada pessoa, seguindo seu livre arbítrio. Parabéns pela matéria.

Wandyson disse...

Olá Alexandre, se a poligamia ainda é feito hoje por baixo dos panos na igreja mórmon por seus líderes supremos em Salt Lake, não posso afirmar, porém não seria uma coisa de se espantar.

Um abraço e Paz do Senhor!

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger