Porque os Mórmons Dizem que a Igreja é Verdadeira?


             Não tenho intenção de fazer uma investigação doutrinaria da religião SUD (Mórmons) para mostrar seus erros e incoerências, mas apenas fazer uma reflexão pessoal de algumas doutrinas da igreja na qual segui por 26 anos, por isso entendo muito bem o que acontece com os membros SUD. Não sou dono da verdade, por isso tudo são reflexões, mas tudo baseado em fatos.

Pesquisador é tratado como Bebê
                   Quando se conhece a igreja, tantos missionários quantos membros, usam a técnica de dar o "leite antes da carne", mostrando apenas as coisas simples da igreja e omitindo qualquer assunto polêmico ou complexo. A pessoa se batiza, passa a gostar da igreja e quando começa ver as coisas contraditórias, já está condicionado a achar que nada importa porque a igreja é verdadeira, então tudo é certo. Nesse ponto ela começa a entrar no ciclo de não mostrar essas coisas para os novos pesquisadores. Isso é o que normalmente acontece, pode não se aplicar a todos os casos.

 Então esse é um dos grandes motivos de todos testificarem sobre a igreja, eles não estão sendo falsos ou muito menos estão tentando enganar outras pessoas, realmente o contato apenas com doutrinas simples no começo, fizeram acreditar nisso. Hoje grande parte dos SUD, são totalmente apegados no que acreditam, mesmo diante de fatos que demonstram claramente que a igreja não é o que diz ser (Única igreja verdadeira / Igreja Restaurada de Cristo), mesmo assim vão dizer: "Eu sei que é verdadeira porque eu sinto isso."  ou simplesmente "Cada um tem um ponto de vista, esse é o seu, o meu é diferente."(Fatos e provas não interessam)


Falar apenas porque sente e
não porque conhece
Assista uma Reunião de testemunhos ( Normalmente no 1º Domingo  todos os meses), e verá os membros alegando que a igreja é a única verdadeira e que Joseph Smith Jr. é um "profeta de Deus", mas se olharmos, 90% ou mais dessas pessoas não conhecem realmente a igreja, nem o passado de Joseph, nunca pegaram livros da história da igreja, livros doutrinários da igreja, nunca cruzaram referências, apenas aprendem e estudam os manuais de aulas de domingo, alguns se quer param para  ler o Livro de Mórmon. (quando diante de um fato concreto que a igreja não é verdadeira, simplesmente dizem para si: "Eu sei que a igreja é verdadeira e nada mais importa!! Eu sinto e ponto final!") e simplesmente aprenderam a acreditar nisso e acabam convencendo outras pessoas que aos poucos entram no ciclo. 


           A igreja faz com que as pessoas acreditem que a única coisa que importa é o que está escrito em Morôni 10:4 (E quando receberdes estas coias, eu vos exorto a perguntardes [...] e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espirito Santo),

Mas omitem por exemplo, Jeremias 17:9 (Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto quem o conhecerá?).ou Prov. 28:26 (O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.)


             Precisamos buscar o Espírito, mas não podemos acreditar nas coisas apenas por sentimentos, pois para que o Senhor nos deu a inteligência? Precisamos usar os dois em conjuntos para não sermos enganados.


              Todas minhas reflexões pretendo fazer de livros que tenho em mãos, como: Doutrina de salvação I, II e III, História da Igreja na Plenitude dos Tempos, Doutrina e convênios e outros. Todos livros oficiais da igreja. Poderei até usar também o Times & Seasons, jornal oficial da igreja em Nauvoo e History of the Church, que contém muitos relatos tirados de manuscritos de Joseph Smith, porém pretendo utilizar basicamente os livros mesmo, acho que dará uma boa reflexão.


         

25 comentários:

Unknown disse...

verdadeiramente o Senhor concedeu este dom da inteligência á nós seus filhos, mas não se esqueça também de que o Senhor certa vez disse que "a saberia dos homens ás vezes é insensatez e de nada lhe trás proveito" pois muitos acham que são muito inteligentes e sabias e que portanto tudo o que concerne á Deus é o fruto de suas próprias reflexões.
E se você pensa que nós mormons não estudamos nossas doutrinas á fundo está profundamente enganado, porque eu sou prova disto,tenho 16 ano, me batizei aos 12 e desde que me batizei comecei a estudar doutrinas mais profundas é claro isto tudo só depois de ter uma ampla compreensão das doutrinas básicas da igreja( nosso leite como vc mesmo disse)
uma coisa que eu acho interessante vc levar em consideração ´q que a biblia que temos hj em mãos não é a mesma de quando foi escrita lembre-se que ela foi ao longo de toda a hitória modificada e os homens que as traduziram não foram chamados por Deus e não tinham o poder do sacerdócio por isto não esito em dizer-lhe que provavelmente muitos erros de tradução foram ocorridos, e mais se a tradução destes versiculos estiverem corretas ainda assim isto em nada infere na escritura de moroni 10:4 que possui o mesmo sentido que tiago 1:5 ao dizer que devemos perguntar com um coração sincero, não quer dizer para perguntarmos Ao coração mas esta expressão ao meu ver quer dizer que devemos perguntar de acordo com os desejos do coração,Cristo certa vez disse que "o bom homem tira bons tesouros do seu coração' e que ' a boca fala aquilo do que o coração está cheio" sendo portanto empregado nas escrituras como sendo o coração o lugar onde o homem "guarda"ou desenvolve suas vontades e desejos,por isso que toda vez que um Cristo advertia os escribas ou os fariseus ele dizia " conheço os desejos de vosso coração " assim Deus conhece os nossos desejos e as nossas verdadeiras vontades que se escondem no fundo de nossa alma, sabendo portanto se somos sinceros ou não ao pedir-lhe algo, e como diz no final da escritura se pedirmos com real intenção(sendo sinceros) tendo fé e acreditando que receberemos, ele nos manifestará a verdade por meio do Espírito Santo, o Espirito Santo tem como missão testificar de Cristo, e nos ajudar aqui nesta terra, para que não nos sintamos sós, não podemos ve-lo mas sentimos a sua presença ele tem uma voz mansa e delicada que sussurra aos nossos ouvidos se estivermos verdadeiramente 'conectados' com o pai celestial ele nos fará sentir e cessarão as nossas dúvidas. Não tenho duvida disto, e não foi nenhuma lavagem cerebral que me fez crer desta foram. e saiba que quanto mais conheço o passado de Joseph Smith e quanto mais estudo sobre as doutrinas da igreja mais me encho de admiração e mais aumenta o meu testemunho.

Wandyson disse...

Melissa, respeito sua opinião e acredito de coração na sua sinceridade. Não disse que todos os Mórmons não estudem as doutrinas, mas a grande maioria nunca estudou.

Outro ponto é que nunca disse para ignorar os sentimentos do coração, mas se usar apenas esse sentimento é tolice, como tentar apenas usar sua sabedoria e inteligência é tolice. Precisamos usar-los em conjunto. Isso se não quiser ser enganada.

Sobre a Bíblia, acho que já coloquei algum post sobre ela, e devo colocar mais depois. Ninguém afirma que não exista erros de tradução na Bíblia. Mesmo assim ela se prova, através de fatos históricos e arqueológicos.

E por fim, tenho que dar meus parabéns a você, pois está no caminho certo. Estude e examine, tanto as doutrinas como o passado da igreja. Sei que vai encontrar muito sujeira, mas isso é você que tem que olhar e descobrir, pois tem pessoas que continuam olhando para pedra pintado de amarelo e afirmando de coração que é ouro.

Um Grande Abraço e tenha certeza que não duvido que suas palavras são honestas e vem de seu coração.

Quero ter uma vida Saudavel disse...

Seu ponto de vista é interessante, principalmente por que acredita no que esta dizendo, provavelmente vive da mesma forma que diz ser os mórmons... falar sobre os testemunhos das pessoas, ainda é pouco para contaminar a mente daquele que buscam na rede orientação, use sua sabedoria e tempo “lembresse – últimos dias”, para orar a Deus e perguntar se a igreja é verdadeira, “acha que Deus não responde a suas Orações?” ah! Esqueci que tu eis daqueles que não que não acreditam que Deus Vivo e que revela seus desejos a seus filhos.
Tenho certeza que o Senhor te respondera (TIAGO 1:5) Aproveita e Le o versículo 6.

Wandyson disse...

Respeito sua opinião meu "Quero ter uma vida Saudável" e digo que:

Sim Deus diz que o Livro de Mórmon é verdadeiro mesmo não existindo uma unica evidência que seja, sim Deus diz que Joseph Smith é um profeta mesmo ele tendo errado várias profecias, sim Deus diz que a doutrina da igreja Sud é verdadeira e confirma que Eu serei um Deus e terei meu próprio planeta e muitas esposas celestiais mesmo que a bíblia mostre que não existe vários deuses, o importante é o que Joseph Smith disse.

Agora o problema é que Deus é esse que dá esse testemunho.

Sim Deus diz pergunte com fé não duvidando, mas diz que não confie em seu coração ou seja em sentimento apenas. Deus dá sentimentos e evidências da veracidade das coisas. Tolo aquele que se cega acreditando apenas em sentimentos que são facilmente manipuláveis.

Nunca disse que não acredito que Deus não respondas as orações, pelo contrário acredito que ele mostre o caminho a seguir, mas não apenas com sentimento como a doutrina mórmon quer que vc acredite, pois se vc for olhar as evidências da doutrina mórmon o que verá são falsas profecias e doutrinas nada cristãs, por isso essa fé cega que a igreja Mórmon tanto ensina para as pessoas. Isso realmente eu não acredito.

Um Abraço!!

Unknown disse...

Eu fui membro exatamente 40 anos e hoje sinto que minha vida foi roubada, me sinto muito mal quanto a tudo que vivi e forcei meus filhos a viverem o padrão hoje eu to aliviada e ao mesmo tempo triste pois vejo o quanto somos enganadas por homens que por ganancia ou qualquer outro motivo fazem isso ,a mulher tinha que aceitar que seus maridos poligamos dizendo estar fazendo a vontade de DEUS,que horror tudo isso. nos como mulheres somos sempre as mais prejuticadas,com um machismo etc... teve uma epoca que a igreja sud proibia o controle de natalidade pois nos teriamos que trazer filhos a este mundo dentro do evangelho inclusive o profeta na epoca de 74 em um discurso ele disse"se não quiserem ter filhos não tenham relações sexuais"

Wandyson disse...

Fique feliz Gabriela, pois eu sou feliz de ter visto a verdade mesmo que tenha demorado 26 anos, pois tem muitas pessoas que simplesmente não querem acordar dessa loucura, mesmo hoje tendo tantas informações. Você mencionou algumas verdades sobre a igreja que são um absurdo, mas essas são apenas uma gota em um oceano de absurdos.

Em relação ao controle de natalidade, realmente hoje eles não proíbem mais, porém incentivam os casais a terem muitos filhos, sem controle, não é um ensinamento aberto, mas fica nas entrelinhas. Conheço muitos casais aqui na minha cidade que tenho até pena, as esposas parecem até objeto de reprodução.

Um abraço!!

Anônimo disse...

wandyson preciso da sua ajudar.
sou evangêlico da batista e estou para o môrmos .
só que estou vendo algunas coisa que não condiz com as escrituras.

Wandyson disse...

Anônimo, estou a sua disposição para esclarecer dúvidas, não sei tudo, mas conheço bem o mormonismo, pois fui enganado por muitos anos e pode ter certeza que essa igreja segue bem fora das escrituras. Entre em contato comigo pelo email: wandyson27@gmail.com

Um abraço e Paz do Senhor para você!!

Unknown disse...

Algumas pessoas que estão na comunidade mórmon conseguem vê as doutrinas estranhas dentro dessa organização religiosa, no entanto, elas não conseguem reagir diante dos fatos, pois envolve admitir que estão erradas, e isso na mente de um mórmon é terrível. Esse é o preço de servir a uma organização. O preço de servir a Deus é a paz e a liberdade.

Anônimo disse...

autor oque vc fez pra se afastar da igreja; quebrou a lei da castidade foi ? heuheuehuhh

Wandyson disse...

Olá anônimo, conheço muitos mórmons que são pessoas honestas, amorosas e simpáticas, estão apenas enganadas. Mas pelo visto você faz parte do outro grupo, arrogante, prepotente e alienado, que acredita que todo mundo que diz que a Igreja Mórmon é falsa é porque apostatou devido a pecados.

Quando me afastei era Membro dos Sumo Conselho da Estaca e Secretário Financeira do Estaca, não cometi nenhum pecado, apenas estudei e analisei a doutrina mórmon e consegui enxergar a grande farsa.

Na realidade não precisa de muito esforço para enxergar, basta ser honesto com você mesmo e ser um pouco inteligente.

Unknown disse...

Esses argumentos de ataque moral por parte de alguns mórmons, mostra claramente o desespero de causa; o que resta agora para uma pessoa como essa?.Eu chamo esse comportamento de ferramenta dos desesperados, pois a partir de agora cessou os fracos argumentos de defesa e começa os ataques covardes contra aqueles que disse NAO ao mormonismo.

Wandyson disse...

Quando não se tem argumentos para defender aquilo em que você acredita, em vez de ser honesto e admitir o erro da doutrina mórmon, a saída é esquecer o argumento e atacar a pessoa para tentar desacredita-la.

Lamentável e Patético.

Anônimo disse...

é uma pena o meu irmao ser da igreja mormon: ja mi disseram uma vez, ki essa igreja nao vale nada

Wandyson disse...

Anônimo, infelizmente é mais ou menos por aí mesmo. Tem um boa aparência de igreja Cristã, mas sua doutrina é distorcida, cheia de rituais tirados da maçonaria esses rituais são exclusivos para pessoas que passam pelos templos.

Um igreja que mistura cristianismo, judaísmo e paganismo.

Anônimo disse...

Wandyson vc nega seu testemunho da veracidade do livro de mormon?

Wandyson disse...

Se eu nego? Sim, não tenho porque mentir.
Para mim esse Livro é a maior ilusão que alguém já conseguiu inventar. Já me enganou e hoje engana milhares de pessoas.

Até quando vcs vão aguardar aparecer alguma cidade nefita? Algum templo Nefita? Ou qualquer evidência real que mostre que esse livro não seja apenas um conto de fadas?

Até acontecer o que provavelmente nunca acontecerá, que é provarem que alguma coisa do livro seja verdadeiro, vcs irão ignorar todas as modificações feita nele ao longo desse quase 200 anos que ele foi escrito?

Até isso talvez acontecer vcs irão ignorar as contradições dele com a Bíblia? Ou vão continuar a menosprezar a bíblia, dizendo que ela é cheia de erro?

Não tenho porque negar que o Livro de Mórmon seja uma fraude, uma grande mentira contada por Joseph Smith e o bando que o acompanhavam e o idolatravam.

Anônimo disse...

eu te falo pq existi esse tipo de pessoas parece que vcs sao crianças e so gostam de se aparecer

Wandyson disse...

Essa eu gostei amigo anônimo!! Principalmente SE vc for mórmon, porque SE for então vc acredita que será um Deus, terá muitas esposas celestiais, se for mulher vai dividir seu Deus Mórmon com outras Deusas como vc, acredita que vai ficar gerando filhos espirituais para toda eternidade para povoar seus próprios mundo e etc...

EU QUE PAREÇO CRIANÇA?

Realmente essa foi boa.

Anônimo disse...

eu sei que essa igreja e verdadeira eu sei que se nos lermos o livro de mormon e orarmos a Deus perguntando se e verdadeiro ele te respondera

Anônimo disse...

Só pessoas fortes espiritualmente conseguem ficar na IGREJA VERDADEIRA,ESSE NÃO É O SEU CASO!Mas DEUS continua com SEU BRAÇO estendido pra seus filhos,ainda é tempo de voltar pra IGREJA dele

Wandyson disse...

Obrigado anônimo!! Sei que seu sentimento é sincero e honesto!

Porém as milhares e milhares de evidências que mostram o contrário do seu sentimento, não pode ser ignorado. Não acha?

Colocar toda a sua confiança em um sentimento de livro que foi traduzido por um homem que se disse profeta que pegou uma pedra encontrada no quintal de casa e colocou dentro do chapéu e traduziu todo o livro e até hoje não se consegue qualquer evidencia de sua veracidade. É no mínimo uma tolice. Principalmente quando se tem tantas evidência de sua fraude.

Mais cada um escolhe seu caminho, o aviso já foi dado.

Um abraço!!

Wandyson disse...

Anônimo 2, interessante seu comentário, só uma questão: Igreja Verdadeira? Qual? A Igreja Mórmon? Sabe de nada inocente!!!

A Igreja Mórmon é uma total farsa naquilo que se propõem, e as evidências são tantas e tão explícitas que parece uma piada alguém vim dizer que a igreja mórmon é verdadeira e quem sai dela é porque é fraco para o evangelho verdadeiro.

Busque conhecimento que verá as falsas profecias de Joseph Smith, o plágio da maçonaria introduzida na igreja mórmon, as doutrinas eternas abandonadas pela igreja, etc... É tanta coisa que nem precisa procurar muito.

Um Abraço!!

Unknown disse...

olá, gostaria de saber mais sobre o passado de joseph smith mas n encontro... teria uma fonte confiavel para me indicar?

Wandyson disse...

Sobre a historia dele indico as fontes da própria igreja, só que não apenas o que a igreja disponibiliza nos manuais mais aqueles que são oficiais e ela não passa na integra, por exemplo você pode encontrar muito da historia dele no manual história da Igreja na Plenitude dos Tempos: http://www.4shared.com/office/PkUGYKnS/histria_da_igreja_na_plenitude.html

History of the Church: http://www.boap.org/LDS/History/History_of_the_Church/

Times and Seasons: http://www.centerplace.org/history/ts/

Todas essas fonte são oficiais da igreja.

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger