Existia dízimo na Igreja Primitiva?


                   A igreja primitiva nunca institui dízimo para seus membros, Paulo de Tarso, mostra claramente os parâmetros da igreja e como ela deve proceder, porém muitos líderes religiosos por motivos obscuros, procuram não ensinar o verdadeiro cristianismo para seus membros.


         Vejamos alguns pontos mencionados por Paulo:

            A igreja não se reunia em templos ou estrutura construída para servir de igrejas, as reuniões eram nas casas dos membros.

            Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo. (Romanos 16:5)

          As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. (1 Coríntios 16:19)

             Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. (Colossenses 4:15)

          A igreja nunca foi prédios ou templos, a igreja são pessoas reunidas em nome de Cristo, pois na nova aliança o templo de Deus deixou de ser um templo de pedras para ser pessoas: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16). O templo foi destruído e no lugar a igreja começou a ser construída não de pedras tradicionais mais de pedras vivas: Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.(1 Pedro 2:5)

           Os membros não devem viver sobre o julgo da lei, mas pela graça de Cristo: 

            "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gálatas 5:1-4)

       

               Contribuições devem ser feito de maneira voluntária e organizada, de acordo com o coração de cada membro, não sendo obrigado um valor estipulado de 10%, podendo ser mais ou menos do que os 10%, cada um contribui de acordo com suas posses e desejo do coração: 

           Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)

         No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (1 Coríntios 16:2) 


               As doações são exclusivamente para suprir as necessidades dos pobres, das viúvas, dos órfãos: 

         Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. (Atos 4:34-35)

        Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. (Romanos 15:26)

        Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas. (1 Timóteo 5:16)


Informação complementar

Como lembrado pelo Amigo Roberto Nogueira:


            No ano de 777 dC, o Imperador Carlos Magno instituiu a cobrança do dízimo por pressão da Igreja Católica, sabemos que a Igreja Católica foi formada pelos Cristãos primitivos, essa doutrina foi destituída posteriormente como uma falsa doutrina. Mostrando que o dízimo não era uma pratica comum para os cristão primitivos. 


Diferenças entre 
doações da Igreja Primitivas e Dízimos das Igreja atuais

Igreja Primitiva- Doações voluntárias 
Igreja Atual- Lei de caráter obrigatória

Igreja Primitiva- Valores das doações de acordo com as posses e guiado pelo desejo de cada membro.
Igreja Atual- Valor fixo e obrigatório de 10% de toda renda mensal ou anual + outros tipos de ofertas.

Igreja Primitiva- Doações exclusivamente para ajudar necessitados, viúvas, órfãos, idosos.
Igreja Atual- Doações destinados a construções de igrejas, templos, pagamento de salários de líderes religiosos, pagamento de funcionários administrativos da igreja, uma parte das doações em algumas igreja  destinadas a ajudas humanitárias.

Igreja Primitiva- Os membros que passavam necessidade eram ajudados pelas doações dos irmãos.
Igreja Atual- Os membros que passam por necessidade tem que implorar ajuda aos seus líderes e caso consigam terão que passar pelos trâmites administrativos.

Relação que sinto quando penso nestas palavras:

Antiga Aliança = Templo de Jerusalém, Judeus
Igreja Primitiva = Pessoas em Cristo, Gentios  
Igreja Institucional = Líderes Ricos, falsa prosperidade
Igreja Neotestamentária = Igreja Primitiva, comunhão 

              Para finalizar esse post gostaria de dizer que não existe um só versículo no Novo Testamento que Cristo ou algum de seus apóstolos tenham ensinado que a igreja deveria pagar dízimos, existe como vimos vários que ensinam como ofertar e para que ofertar, ficando bem claro que a lei do dízimo acabou quando Cristo instituiu a Nova Aliança, assim como a circuncisão, sacrifício de animais e etc... A maioria dos líderes religiosos, assim como as Autoridades Gerais no caso da Igreja Mórmon, sabem disso, porém preferem ensinar uma doutrina distorcida para continuarem se beneficiando financeiramente.
           
             Agora que cada um analise e tire suas próprias conclusões!

PAZ DE CRISTO PARA TODOS!

23 comentários:

Wandyson disse...

Pode ficar a vontade André, todo o material pode ser usado integralmente ou modificado de acordo com sua necessidade.

Um Abraço e paz do Senhor para vc!!

Anônimo disse...

Atos 5 se a doação era voluntária e se doava o quanto quiser pq Ananias e Safira morreram por nao doarem o valor de suas propriedades? Pra que eles mentiriam para Pedro?

Wandyson disse...

Atos 5:4 "Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder?"

Pedro fala que era dele, vendido a propriedade não estava sobre o poder dele? ou seja, não era dele?, se era dele, não havia necessidade dele mentir. A doação era voluntária sim, algumas pessoas vendiam terras e algumas posses e doavam tudo ou parte, de acordo com seu coração, o problemas de Ananias é que talvez quisesse se aparecer diante dos outros ou diante dos apóstolos não sei, mas foi punido apenas porque mentiu para o Espírito de Deus e não porque não deu o que era pedido.

Um Abraço!!

Unknown disse...

Quero saber: Jesus não cancelou o dízimo. Ele mesmo fala: eu vim para cumprir a lei. Ele chega para os mestres da lei e fala que eles estavam dando o dízimo das hortaliças, da murta e enfim..e não praticavam as boas obras. Só que o complemento dessa fala é: contudo, pratiquem tanto um quanto o outro.

"Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto [os ensinamentos], sem contudo deixar aquilo [o DÍZIMO]." Mt 23

Wandyson disse...

Sim, Daniel, Cristo vivia sobre a lei, então Ele cumpria a lei, da mesma forma que mandava que aqueles que viviam sobre a lei assim o fizessem. Por isso os fariseus tinham que pagar os Dízimos, pois eles viviam sobre a lei. Mas Cristo não pagava o dízimo, sabe porque? Simplesmente a lei dizia que os pobres não davam o dízimo.

Hoje alguém vive sobre a lei? A igreja vive sobre a lei?

O Dízimo que se vive hoje é uma mistura do Dízimo da lei, com adaptações para interesses de líderes religiosos. Deixou de ser boas novas para os pobres, como era na antiga aliança, para ser mais um fardo para os pobres das igrejas modernas.

FORUMSESO disse...

“Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque”. Hebreus 7:17

Na história bíblica, há pelo menos duas ordens sacerdotais.
1. Ordem de Melquisdeque, que é uma ordem eterna, possivelmente o próprio Cristo, e alcança todas as nações.
2. Ordem de Arão, sob cuja égide se elegeu a lei mosaica, e tem relação apenas com Israel.
3. Nos tempos de Jesus o sacerdote era de ordem política, nem descendia de Arão.


“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. Gênesis 14:18-20

Há duas possibilidades em Melquisedeque:

1. Ele é o próprio Cristo teofânico, portanto sacerdote eterno.
2. Ele é o sacerdote, de cuja ordem Cristo também é sacerdote.

Ora se Ele é o próprio Cristo, não houve mudança de sacerdote, e se Cristo é da mesma ordem também não houve mudança de ordem sacerdotal.


Heb. 7:12: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei”.

Ai, eu me pergunto, estamos sob uma nova ordem sacerdotal? Ou estamos sob a ordem sacerdotal de Melquisedeque que é a mesma de Cristo?


“Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também é rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo semelhante ao filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Hebreus 7:1-3)”

Se ele é sacerdote para sempre, não haverá mudanças na lei, uma vez que não houve mudança de sacerdote. Mas isso não tem nada a ver com a lei de Moisés, pois para Israel a ordem sacerdotal é a de Arão, que está sob a lei.

Mas para a igreja, a ordem sacerdotal que vige é a ordem de Melquisedeque.
Logo a doutrina sacerdotal de Melquisedeque deve ser praticada pela igreja.

Baseado no sacerdócio eterno de Melquisedeque, que é o mesmo de Cristo Jesus, posso afirmar que a pratica do Dízimo é eterna.

FORUMSESO disse...

De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Hebreus 7:11

Porque levantar a antiga ordem sacerdotal?
A reposta é óbvia, retomar a Ordem de Melquisdeque, que é sacerdote eterno, não é suscetível ao pecado, alcança todas as nações, não apenas Israel. Segue preceitos não baseados na lei de Moisés, mas na doutrina de Melquisedeque que é o próprio Cristo.

Então a doutrina da graça é mais antiga que a lei mosaica.
Absolutamente, a Graça nasceu no coração de Deus no dia em que Deus soprou nas narinas do boneco de barro.
Ali Deus amou-nos acima de tudo, e nos escolheu para fazer diferença na terra, sem olhar para lideres corruptos, muito menos segui-los.
Siga a cristo, Sacerdote eterno da ordem de Melquisedeque, cuja doutrina é anterior e paralela à lei de Moisés, e recebe dízimos.


Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;” Hebreus 7:26

Veja Davi falando sobre o sacerdócio de Melquisedeque.
“O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”. Salmos 110:3-4
A santa Ceia é outra doutrina que muitas pessoas tem tentado negar ou mesmo distorcer, mas ela aparece antes da lei de Moisés, já junto ao sacerdócio de Melquisedeque, e tudo que está ligado a este sacerdócio é preceito eterno para quem está sob a égide desta doutrina, uma vez que o possuidor legal dos direitos doutrinários também é eterno. O sacerdócio de Melquisedque é eterno, portano não houve mudanças nem haverá, nestes dois pontos.
“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. Gênesis 14:18-20.
A aliança ente Deus e os homens por meio de Jesus Cristo é eterna e anterior a Lei mosaica, foi apenas afiançada após a lei, mas seus preceitos são eternos, portanto é dever do Cristão ser dizimista fiel, não legalista, nem por esperar receber algo em troca. Mas como sinal de rendição, gratidão e adoração a Deus;
“De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo”. Hebreus 7:22-24

Autor Pastor Davi Barbosa

Wandyson disse...

Obrigado Pastor David por compartilhar suas opiniões, porém devemos considerar o fato de Abraão ter dado o dízimo para o Rei de Salém como o significado que isso seria uma lei eterna? Porém existe fatos a considerar:

1- Abraão não deu dízimo de suas posses, deu dízimos dos despojos de guerra.

2- Se Melquisedeque representa Cristo, Sodoma representa Satanas. Abraão depois de dar 10% para Cristo, deu 90% para Satanás. E aí? Seria uma lei eterna dar 90% de nossas posses para satanás?

3- A igreja Primitiva não cumpria essa lei eterna, estava todos em pecado? Paulo também não os reempreendiam por não cumprir esse lei, estaria Paulo em pecado também?

4- O Dizimo não é ensinado nenhuma vez sequer no Novo testamento como prática para a igreja ou para os cristãos.

Infelizmente por mais que queiram forçar essa prática do dízimo, fica claro que DIZIMO é bíblico, porém DÍZIMO não é cristão.

Um Abraço e Paz do Senhor para você e família.

HUBER disse...

O dizimo nao pertence a lei mosaica, já nos tempos patriarcais era observado, vejam o caso de Abraão, assim como o sabado também nao e lei mosaica, foi instituído na criação, no Éden, onde havia nenhum judeu, portanto ambos ainda estão em vigência, até que se prove o contrario,
Deixo-vos ainda dois textos no novo testamento da pena autorizada do apostolo Paulo: I Cor. 9: 14 e I Tim. 5:18, que provam a pratica do dizimo no NT.
Se este assunto foi pouco debatido no NT, significa que nao havia polemica com relação a ele ...

Wandyson disse...

OLah Huber, já leu os demais post sobre o dízimo? Se não leu leia pois não vou repetir tudo de novo, para mostrar que o dízimo pertencia sim, a lei mosaica e terminou quando ela se encerrou.

I Cor, paulo não está defendendo dízimo e sim que aqueles que vivem apenas ensinado o evangelho seja alimentados pelos irmãos, será que algum líder religioso vai querer seguir o exemplo de Paulo? O Salário deles eram comida para se alimentar. Leia o contexto da escritura.

I Tim, o salario do obreiro é a honra que deveria ser respeitada e não dinheiro. Leia o contexto da escritura.

Anônimo disse...

a paz do Senhor ! qro dexa claro q tambem akreditava q o dizimo tambem era para os cristaos, mas descobri a verdade lendo as escrituras, infelizmente o povo d Deus tem priguiça d ler a Biblia.

Wandyson disse...

É anônimo, as pessoas são enganadas por ter preguiça de pensar e preferir seguir tudo que seus líderes falam.

Anônimo disse...

Eles não eram conteangidos a doar, nem Pedro pediu que. O fizessem, no texto Pedro deixa bem claro ao dize r: a propriedade era sua, e o dinheiro da venda também, você não tinha que vende la, e nem trazer dinheiro algum. O erro de Ananias foi mentir. ( por causa da necessidade dos pobres em Jerusalém, alguns irmãos que tinham propriedades e queriam por conta próprio vender e dar 100% do dinheiro para comprar comida para os pobres, estavam fazendo isso, mas nem todos tinham propriedades para vender, pois a maioria eram pobres, e estavam passando necessidade. E quando os apóstolos recebiam o dinheiro dado voluntariamente por que vendiam suas propriedades, com dinheiro compravam comida para os pobres. Foi por isso que se nomearam diáconos, para administração das distribuição da ajuda aos pobres.

Anônimo disse...

E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, SEGUNDO A LEI, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão." (Hebreus 7:5)

Que lei do dízimo é essa citada em Hebreus 7:5? É a lei de Moisés, lei que obrigava o israelita a levar os dízimos para os levitas. Segundo esta lei, conforme explicado no verso 5, os levitas tinham o direito de tomar os dízimos do povo de Israel. Isso era lei! Lei completamente vinculada ao ministério sacerdotal dos levitas.

Os versos 6-10 do mesmo capítulo falam sobre o fato de Levi, através de Abraão, seu bisavô, ter pago o dízimo a Melquisedeque. Isso mostra a superioridade da ordem de Melquisedeque sobre a ordem levítica.

A LEI que já tinha sido citada no verso 5 é citada uma segunda vez no verso 11, novamente dentro de um contexto LEVÍTICO:

"De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a LEI), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?" - Hebreus 7:11

Um parênteses aqui: Perceba que nas várias vezes em que o capítulo menciona Abraão dando dízimo para Melquisedeque em nenhum momento é dito ou sequer sugerido que Abraão o fez por força de lei. A LEI para dizimar (biblicamente falando) só aparece no contexto LEVÍTICO.

O verso 12 é o ponto de ruptura:

"Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Hebreus 11:12)

Esta é a terceira vez que a palavra "lei" aparece neste capítulo. O verso claramente está se referindo às leis relacionadas ao sacerdócio levítico e isto obviamente inclui a lei do dízimo citada nos versos 5 e 11, lei que ordenava a entrega do dízimo aos levitas. Estas leis são mudadas no momento em que Cristo morre, ressuscita e torna-se sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.

Este é o momento de ruptura do antigo modelo. Cai o sacerdócio levítico com todas as suas leis e surge um novo modelo sacerdotal que é encabeçado por Cristo e descrito entre os versos 13-17. Quando lemos que o sistema sacerdotal levítico caiu e como consequência suas leis cairam, inclui-se aqui a lei de que este capítulo trata, a lei do dízimo.

O tema principal de Hebreus 7 é a supremacia do novo modelo sacerdotal. A abolição da lei que obrigava a entrega do dízimo aos levitas é apenas citada para ilustrar a falência do antigo modelo sacerdotal. A palavra dízimo é citada sete vezes nos primeiros 9 versos do capítulo. Isso mostra quão forte foi o argumento do dízimo na defesa da tese principal. Fica claro quando o modelo levítico é superado e cai por terra, as leis atreladas a ele também caem por terra.

Se alguns ainda têm dúvidas sobre a anulação desta lei, basta continuar a leitura do capítulo.

"Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus." - Hebreus 7:18-19

As leis que aparecem na Bíblia ordenando a devolução do dízimo sempre estão ligadas ao sacerdócio levítico, nunca ao sacerdócio de Melquisedeque. Fora da vigência do sacerdócio levítico não há lei que ordene pagamento de dízimo.

Anônimo disse...

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Wandyson disse...

Muito boa sua colocação amigo Anônimo. Obrigado pelo comentário.

WAG disse...

Artigo jóia !
Gostaria de comentar que segundo Levítico e Deuteronômio, eram 3 dízimos:
a) para os órfãos e viúvas;
b) para a tribo de Levi;
c) para as festas anuais

Se tivéssemos que obedecer certo o dízimo, deveríamos dar 3 vezes !!!
Mas cadê as festas anuais que deveríamos fazer, pra dar os dízimos? Isso não é ensinado, porque reforça mais o fato que o dízimo é da Lei, e os patriarcas dizimaram, mas não sistematicamente, mas do coração.

Wandyson disse...

Obrigado Pelo comentário WAG, muito boa sua colocação!!
Um abraço!!

Anônimo disse...

Parabéns Wandyson, muito bem detalhado seu ensino, e muito bem respondido aos que são à favor da lei.Só quero adicionar mais um conhecimento:No ano de 777 dc, Carlos Magno, pela pressão católica, concedeu que se pagasse dízimos;Isto significa que a igreja primitiva não dizimava!Agora, no ano de 2005, a igreja católica, reconheceu o erro do passado e destituiu essa doutrina!

A paz

Roberto Nogueira nogueirapi@hotmail.com


Wandyson disse...

Obrigado pela dica Roberto!!
Paz do Senhor para você!!

JUNIOR disse...

obrigado por me ajudar a entender melhor, mesmo que eu já havia estudado e muita gente chegou a bater de frente comigo, justamente porque eu estudo e eles não...

Jonas Viotto disse...

Embora vocês tenham se prendido à passagem no VT de Abraão, pra mim, uma passagem ainda mais elucidativa sobre o dízimo é a de Jacó, depois de ter tido a visão em Beth-El:
(Gen 28:22)
Wandyson, como você vê esta parte?

Wandyson disse...

Olá Júnior, obrigado pelo comentário, este foi apenas um estudo e minha reflexão sobre isso, pois comecei a ter dúvidas sobre esse fato também. Um abraço!!

Olá Jonas, eu já fiz uma postagem onde comento o que achei sobre esse evento ocorrido com Jacó. Se quiser ver está nesse link: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2012/12/dizimo-de-jaco-e-para-o-cristao.html - Um abraço!!

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