Restauração do Evangelho É Real ou Uma Farsa?


         Uma coisa interessante é a restauração do Evangelho. Será que algum dia já existiu a tal restauração? Esse termo de restauração do Evangelho normalmente nasce nas igrejas exclusivistas que dizem ter restaurado o Evangelho de Cristo e por isso são as únicas com o direito de trazer salvação para a humanidade. 

                Charles Taze Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, considerou que o evangelho de Cristo, estava perdido e espalhado pela terra, e reuniu tudo em uma única igreja, vindo a restaurar o evangelho de Cristo em sua Plenitude.

                Joseph Smith Junior, fundador da Igreja Mórmon, traz a ideia de que o evangelho de Cristo não existia na terra e foi totalmente restaurado em sua Plenitude por ele através de visitação de anjos e sobre direção direta de Deus.

                Onde foi que Cristo ou seus apóstolos mencionaram que o evangelho seria retirado da terra? Não conheço essa passagem onde alguém menciona isso. O que conheço são passagens que indicam justamente o contrário. Vamos ver algumas passagens.

               E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”  (Mateus16:16)
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"  (Mateus 16 : 18)

Cristo fala para Pedro que sobre a revelação que de Jesus é  Cristo,  o Filho de Deus e que a sua igreja seria edificada sobre esse fundamento. Agora vem uma parte interessante: “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja.” Acredito que está bem claro, mas o comentário do escritor Aldo Menezes, pode abrir a mente de quem não conseguiu compreender:

“A indestrutibilidade da igreja foi garantida pelo próprio Jesus, seu fundador, que declarou ser, ele mesmo, o alicerce dela.[...] Jesus fala claramente de uma igreja invencível, capaz até mesmo resistir à morte ou aos poderes do inferno (a palavra grega hades pode ser traduzida aqui por inferno ou “morte”). Ora, se houve algum momento em que a genuína igreja deixou de existir, Jesus Cristo perderia sua credibilidade.” (Aldo Menezes - Por que abandonei as Testemunhas de Jeová, p.61)

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos Tempos. Amém.” (Mateus 28:19-20)

"mais do que um edifício"
Essa passagem Cristo mostra qual seria sua atitude em relação à igreja (Ekklesia – pessoas reunidas em seu nome), mas vou compartilhar outro comentário do escritor Aldo Menezes:

“[...] Jesus garantiu estar com seus discípulos (sua Igreja) “até o fim dos tempos”, o que evidencia que sua igreja subsistiria intacta até esse período; logo, como o “fim dos tempos” ainda não ocorreu, a igreja mantém a certeza de que Jesus, desde que fez tal promessa, continua a assisti-la. Se estaria para “Sempre” é porque sua igreja também existiria para “sempre”. (Aldo Menezes - Por que abandonei as Testemunhas de Jeová, p.61).

Realmente desconheço passagens que falam de uma apostasia absoluta e total da igreja, onde ela seria retirada da Terra, quem tem essas escrituras, por favor, compartilha aqui. Vamos analisar e estuda-las.
Paulo deixa claro também que a Igreja de cristo iria durar para todo sempre: "A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." (Efésios 3:21)

Se a igreja foi retirada da Terra, então Cristo mentiu ou será que se enganou? As coisas não oram como Ele esperava?

No caso de Joseph Smith, ele sofria uma grande influência de sua família que além de desejar uma restauração do evangelho que todos acreditavam que deveria acontecer, ainda acreditavam que de sua descendência surgiria um profeta. Smith nada mais fez do que procurar realizar o anseio de sua família. Vejam como era o ambiente que Joseph vivia:

1-      Na A Liahona de Fev de 2001, P. 38 (Primeiros Seguidores Fieis), fala sobre a família de Smith: “[...] buscavam avidamente a verdade e levavam a sério o estudo da Bíblia e a oração, mas sentiam que o cristianismo tradicional se havia afastado da Bíblia. Assim, esperavam ansiosamente que a Igreja de Cristo fosse restaurada.”

2-      Pai de Joseph Smith Jr.: “[...] Joseph Sênior desconfiava da religião organizada e assim não acompanhou a esposa nessa busca pelas igrejas que ela visitou...” (A Liahona de Fev de 2001, P. 40)

3-       O Avô de Joseph Smith Jr.: “O pai de Joseph Smith Sênior, Asael, acreditava que um profeta moderno nasceria entre seus descendentes.”, (A Liahona de Fev de 2001, P. 38 ver também em História da Igreja na Plenitude dos Tempos, p. 17)


Charles Taze Russell,  Joseph Smith Junior, Ellen White e tantos outros criadores de igreja exclusivista não foram os únicos a acreditar que todo o povo de Cristo tinha sido tirado da Terra.  Elias, o profeta, também pensou o mesmo.

“(...) os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” (1 Reis 19:14)

Elias nesse momento achou que toda Israel tinha caído em apostasia e todos os servos fieis tinham morrido, sendo ele o único remanescente vivo, sabe qual foi a resposta do Senhor?

“Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.” (1 Reis 19:18)

O senhor mostrou a Elias que ele não era exclusivo, e se Joseph Smith e tantos outros, tivessem a humildade de Elias para escutar a Deus, poderiam ver que o evangelho sempre esteve na terra, pois os servos de Deus jamais foram destruídos por completo e ninguém nunca precisou restaurar nada, Cristo sempre esteve com sua igreja e sempre estará até o “fim dos Tempos”.

Os Mórmons sentem-se privilegiados por pertencer a uma igreja restaurada, com os mesmo fundamentos e doutrinas da igreja primitiva estabelecida por Cristo. Mas não precisamos ir muito a fundo para derrubar o castelo de areia, basta verificar alguns pontos simples para ver que a igreja Mórmon não tem nada de parecido com a igreja primitiva estabelecida por Cristo.

Exemplos:

Quando Cristo ou seus apóstolos mandaram a igreja construir Tempos? - Resp. Nunca
Quando algum Cristão primitivo entrou dentro de um Templo para fazer ordenanças? - Resp. Nunca
Quando Cristou ou algum apostolo manda a Igreja realizar o batismo Vicário (Batismo pelos Mortos)? - Resp. Nunca
Quando a igreja primitiva viveu uma lei parecida com a lei de sara (Poligamia)? - Resp. Nunca


O que deveria ser uma restauração, nada mais é que uma outra igreja com um outro evangelho, vivendo seus próprios preceitos, de acordo com a conveniências de seus líderes maiores!! 

0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger