Lúcifer mostra que o Livro de Mórmon é uma fraude?


Origem da Palavra
Lúcifer na Bíblia
       A palavra Lúcifer surgiu quando o Padre São Jerônimo traduziu as escrituras originais (Hebraico) para o Latim (Video - 1:44 min), dando origem a versão vulgata em meados do Século IV (Entre 301 a 400 d.C (depois de Cristo)). São Jerônimo comete vários erros de tradução, incluindo o texto de Isaías 14:12 (Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! ) Grifo do autor

     O Padre São Jerônimo traduziu esse versiculo dessa forma para o Latim: "Quomodo cecidisti de caelo, lucifer, fili aurorae? Deiectus es in terram, qui deiciebas gentes" (Isaías 14:12) Grifo do Autor


           Lúcifer = (Lux = Luz / Fero =Portar) Significa o Portador de luz. (Palavra derivada do Latim), essa palavra é usando para  representar a estrela da manhã (planeta Vênus). 

               Para São Jerônimo o texto falava de um anjo caído e o termo "estrela da manhã",  o nome desse anjo, então ele traduziu como sendo Lúcifer. Porém esse nome é derivado do Latim, só que Deus nunca deu nome de um anjo em Latim. A palavra Lúcifer só aparece em algumas Traduções da Bíblia que utiliza a versão vulgata como fonte de consulta. (A palavra "Lúcifer" só aprece em versões que usaram a tradução de São Jerônimo)



         O Livro de Mórmon cita vinte e um capítulos completos de Isaías, tendo assim quase um terço dos sessenta e seis capítulos de Isaías. Parece até plágio não é? Porém segundo Néfi (um profeta do Livro de mórmon), as citações vieram das placas de Latão (2 Néfi 19:21-22), trazidas com ele de Jerusalém. Isso aproximadamente 600 a.C (antes de Cristo)

       Em uma dessas citações ele diz no Livro 2 Néfi 24:12: "Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da manhã! Foste lançado por terra, tu, que debilitavas as nações!"

Lúcifer? 
       
            Revisando! Néfi escreveu 600 a.C (antes de Cristo). A palavra Lúcifer é derivada do Latim, que foi inserida equivocadamente pelo Padre São Jerônimo, em uma tradução conhecida como vulgata escrita cerca de 400 d.C (depois de Cristo).


       O Livro de Mórmon começou a ser escrito 600 a.C por Néfi ou em 1823 d.C, pelo Joseph Smith Junior?

        Alguém claramente usou a versão vulgata, para escrever esse versículo de 2 Néfi 24:12, como Néfi teria vivido quase mil anos antes da vulgata, acho só sobrou Joseph que tinha essa versão na mão.

Desmascarando o Livro de Mórmon com uma palavra!

          Claro que as pessoas que não querem ver, continuaram ignorando fatos e seguiram acreditando naquilo necessitam acreditar, pois sei que não é fácil sair do meio de uma grande mentira e de um mundo de ilusão. 

              Meu sentimento é bem parecido com o do Antonio Carlos Popinhaki, em seu blog na postagem chamada "A Dificuldade de Aceitar a Verdade", ele declara: "Espero que os membros da Igreja possam ser mais liberais e mais independentes, desvinculando-se dos ensinamentos alienatários de seus líderes. Que possam exercer definitivamente o tão pregado livre-arbítrio. Caso contrário, livre-arbítrio é apenas uma palavra composta para o mormonismo, não tendo significado algum na prática.".  

           Saibam que é o meu desejo, que pessoas tão maravilhosas e dedicadas que são os mórmons possam começar usar sua visão crítica das coisas ensinadas, comecem a investigar e analisar.


Rogo para que o Senhor abra nossos corações para a verdade.

55 comentários:

Unknown disse...

já leu o livro "Jesus o Cristo'?
leia e depois me diga se ainda tem razão.

Wandyson disse...

Você fala isso porque o James E. Talmage, afirma: "Coube a vitória a Miguel e seus anjos; e Satanás ou Lúcifer, até então um "filho da Manhã" (Jesus, o Cristo, p.7)?

Simplesmente, James E. Talmage, está confirmando uma tradução errada do Padre São Jerônimo. Como coloquei no post que Lúcifer é de origem Latim e Deus sempre deu os nomes de anjos em Hebraico. Esse termo Lúcifer para designar Satanás, foi um erro de um homem que como você mesmo disse todos os homens são passivos de erro.

Mas o interessante é que todos esses homens (apóstolos e Profetas SUD) que se dizem inspirados por Deus e recebem revelação direta de Deus, continuam seguindo o erro do Padre São Jerônimo.

Anônimo disse...

Independentemente de sua origem, o significado comum da palavra Lúcifer em 1829 na Língua Inglesa, mais especificamente no nordeste dos EUA era a designação de Satanás antes de sua rebelião contra Deus. Ao traduzir o Livro de Mórmon, Joseph Smith tinha o encargo divino de tornar acessível escrituras antigas, escritas em uma língua até então não compreendida. Quando Joseph Smith, no processo de tradução, usou palavras da língua inglesa comumente conhecidas, ainda que originadas em outra língua e sob certas circunstâncias, ele apenas cumpriu a obra para a qual foi designado. Isso não significa que Néfi, 600 a.C., tenha usado uma palavra de origem latina, cunhada por um tradutor equivocado.

Wandyson disse...

Pois é meu amigo anônimo, Joseph cometeu o mesmo erro do Padre São Jerônimo e o mesmo erro vem sendo trazido e cometido pelos atuais apóstolos Mórmons. Cadê a inspiração? Na realidade a pergunta deveria ser, será que existe inspiração?

Leia meu amigo anônimo, outras Bíblias que não tem origem da vulgata e irá ver a diferença, versões que são consideradas mais corretas nesse versículos. E que usamos hoje. Será que 1820 eles não tinham a capacidade de compreender uma versão que não fosse a vulgata? Uma tradução errada? O Livro de Mórmon tinha que seguir o mesmo erro? Cadê o Livro mais correto da face da Terra?

Se ele quisesse usar palavras da língua inglesa conhecida e vamos supor que esse versículo tivesse falando da queda de um anjo (isso é outro discussão), se Joseph estivesse traduzindo por inspiração escolheria uma palavra usada incorretamente como "Lúcifer" ou uma palavra também conhecida mas correta como "Satanás"? (Ps. Satanás também não é o nome, mais um titulo autentico dado a esse Anjo, por isso corretamente usado quando se refere a ele.)

Infelizmente para igreja, ele copiou o texto da versão vulgata. Lamento que as coisas não seja como todos nós gostaríamos.

Anônimo disse...

A quem Isaías se referia em Isaías 14:2?

Wandyson disse...

Isaías 14, fala sobre a queda de Babilônia e não sobre Satanás. Mas isso pouco importa na questão, digamos que realmente tivesse falando da queda do anjo. Qualquer versão inspirada usaria "Satanás" ao invés de "Lúcifer", se quisesse se referir a ele.

Essa é uma interpretação que nem precisamos nos aprofundar, para chegarmos a conclusões obvias.

Um Abraço!!

Anônimo disse...

Exatamente o versículo 2 o que ou a quem ele se refere?

Wandyson disse...

Vers. 2 de Isaías ou Néfi?

rozaNa disse...

O certo é lucifosh (na língua dos demônios).
rs brincadeiras a parte...

Nem a bíblia católica utiliza o termo lúcifer, nem mesmo a bíblia que é oficialmente aceita pela igreja mórmon. O termo utilizado, corretamente, é Diabo ou Satanás.

eu não utilizaria isso como argumento master pra dizer que o livro é falso, visto que foi uma tradução e talvez joseph pudesse usar as palavras que ele gostasse... mas a partir do momento em que uma revelação, Deus utiliza o termo lúcifer, aí a coisa fica séria (D&C 76:26). Aí sim, porque Deus chamaria de lúcifer? Ou não foi Deus que revelou isso a Joseph??

Wandyson disse...

Sim Rozana, se fosse uma tradução comum, a palavra incorreta Lúcifer não provaria a falsidade do livro, mas não se esqueça que não é uma tradução comum, ela foi por divina inspiração de Deus, e o Livro é mais correto da face da terra. Então ter uma palavra importante errada, como?

E essa revelação que você citou é apenas mais uma Demonstração da inspiração falsa de Joseph Smith. Um flso profeta com falsas revelações, utilizando falsos nomes e expressões. ;-)

Anônimo disse...

Caraca, vcs estão julgando a veracidade de um livro por conta de uma tradução de uma unica palavra. Estão mais preocupados com a letra da palavra do que com o espirito da palavra...

Wandyson disse...

Na verdade não meu amigo, o problema de uma palavra apenas é uma amostra que a tradução não teve nada de inspirada. Essa passagem foi uma das mais de 30 capítulos que Joseph Smith copiou integralmente de Isaías.

A veracidade está contestada em muitas fatores como: palavras modernas em cultura antiga, falta de provas de eventos, povos, cidades, moedas, idiomas e etc... e por aí vai.

Mas apesar disso tudo é como dizer que o coelho da pascoa não existe e provar mostrando que coelho não poem ovos. Os Mórmons sempre vão dizer que isso é bobagem e que o coelhinho da pascoa existe sim e os ovos foram colocados por eles.

Um abraço!!

Unknown disse...

Caro Vandyson, mudando um pouco o tom do discurso, olhando para Ezequel 28 apartir do versículo 12 até o 19, outro texto extremamente polêmico. Esta porção apresenta elementos históricos, alias parece referirem-se a Itobal II. Entretanto, não é preciso ser um pós doutor para perceber, que os textos estão rebuscados de, linguagem simbólica, alegórica e escatológica, apontando realidades para além da realidade. Minha pergunta é com base no texto supra mencionado, que está recheado de elementos supra-contigenciais e supra-historicos, ali é apenas uma passagem histórica ou além de histórica, também faz referência a queda de um querubim ungido?

Em Cristo,

Adriano

Wandyson disse...

Caro Adriano, em Ezequiel vemos uma analogia da cidade de Tiro e sobre o Rei de Tiro. Existem estudos sérios que mostram isso. Muitos especialistas acreditam que por ser uma analogia do Rei de Tiro não tem nada a ver com o diabo, mas...

...alguns acreditam que seria uma dupla analogia e por trás disso, estar se referindo também a Satanás, mas isso é especulação. O que podemos afirmar é que Ezequiel fala a respeito do Rei de Tiro e sua cidade.

Um Abraço!!

Anônimo disse...

Caro Adriano, notei pelos seus comentários que você conhece muito sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quando lemos o livro de mórmon nós oramos em resposta a uma pergunta a qual temos duvidas que é sobre a veracidade do Livro de Mórmon! Tenho absoluta certeza que as pessoas que oram em busca de resposta e sentem que aquilo que leram é real não se preocupam com uma palavra, pois elas mesmas receberam revelação individual para suas vidas e não foi alguém que a induziu a isso, compreende meu amigo? Não se trata de convencer ninguém e sim da pessoa sentir por si só oque é ou não real; Tenho certeza que se você com real intenção e coração aberto fazer esta mesma pergunta em oração terá sua resposta assim como eu tive, e como eu disse ninguém me induziu ou me convenceu. Eu pude ter essa certeza por mim mesma, revelação individual para nossas vidas todos podemos ter basta realmente querer! Não o julgo por sua tese que se baseia em palavras, porem não nego a veracidade do livro de mórmon e nem de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pois sei que é real, e aqueles que tem dúvidas ou até mesmo curiosidade de saber se oque afirmo ser verdade é mesmo, basta apenas ajoelhar-se e orar perguntando ao Senhor, e se seu desejo for real e de coração ele irá responder!

Abraços, e continue estudando sobre a Igreja. Sei que será tocado e terá um testemunho um dia.

Wandyson disse...

Meu amigo anônimo, a questão vai muito além de uma simples palavra, será que não conseguiu perceber isso? É difícil né?

Tudo bem, vou falar de maneira mais simples para você entender...

...orar e ficar esperando uma resposta através apena de sentimento é ilusão!! Deus é sabedoria e conhecimento!! Abra o olho e olhe o livro cheio de histórias sem fundamento e com contradições, Deus não responde apenas através de sentimento.

Olhe o passado sujo e infame que essa igreja tenta a todo custo esconder embaixo do tapete e pergunte a Deus se uma igreja honesta faria isso. Use sua inteligência em vez de sua cegueira.

Um Abraço!!

Espero que algum dia vc consiga abrir os olhos!!

Unknown disse...

oláá Wandyson,

Pesquisando pelo seu blog vejo que você é extremamente contra a doutrina mormom, que não é só por causa de uma palavra como visto nas questões acima. Eu pergunto a que igreja você frequenta? E o que levou a você a pesquisar e a ter essa certeza que as histórias do livro de mormom são sem fundamentos e com contradições ?






Wandyson disse...

Olá Fábio. Vamos por etapa!!
1- P:Que igreja você frequenta?
R: Frequento uma igreja orgânica.

2- P: O que levou você a pesquisar?
R: Eu era membro ativo da igreja Mórmon e percebia que tinha muita coisa estranha, então comecei a estudar e analisar.

3- P: O que levou a ter certeza que as histórias do livro de mórmon são sem fundamentos e com contradições?
R: São vários motivos, posso te dar um exemplo, as guerras acontecidas no monte cumora, que foram guerras épicas. Hoje a igreja mórmon é dona do monte cumora e até agora não encontrou nenhuma prova que existiu alguma guerra no local. A arqueologia já encontrou vestígio de guerras bem menores e insignificantes então seria muito fácil se essas guerras acontecidas lá fossem realmente real.

Obs. Isso considero uma história sem fundamento.

Espero ter respondido a contento suas perguntas.
Um Abraço!!

Unknown disse...

Opaa respondeu tudo,


mas levando em consideração o que você respondeu não acreditar mais no livro de mormom, pergunto se você crer na bíblia?

Wandyson disse...

Sim. Acredito na bíblia.

Unknown disse...

Na minha opinião a bíblia tem muito mais contradições e coisas sem fundamento do que o livro de mormom.

se você levar em consideração os possíveis erros do livro de mor momom que creio que não há, o qual você expressa no blog falando que ele é um livro falso, por que você crer na bíblia com as vastas contradições que possui?

Wandyson disse...

Fábio, tem muitas coisas que já coloquei no próprio blog, como falando sobre algumas coisas que me foi indagado sobre a bíblia, como se Moisés viu ou não a Deus, sobre Abraão. Apesar de estar um pouco sem tempo ultimamente devido a uma nova função que assumi aqui, vou fazer um post para te explicar porque acredito na bíblia e acho o livro de Mórmon uma fraude. Se não der tempo para publicar hoje no máximo tentarei publicar amanhã. blz?

Um abraço!!

Wandyson disse...

Pronto Fábio escrevi porque acredito na bíblia e sei que o Livro de Mórmon é uma fraude, espero ter respondido sua pergunta: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2013/06/porque-acredito-na-biblia-e-sei-que-o.html

Unknown disse...

bom, gosto muito de suas reflexões meu caro Wandyson, e tenho citações e perguntas para esse blog referente a sua reflexão anterior.

certo, Joseph Smith fala que o anjo Moroni levou as placas, se as placas estivessem em suas mãos você acreditaria nelas??

nós sabemos que a bíblia é um livro corrompido ( de difícil entendimento e que faltam muitos livros) e que se concorda comigo muitos princípios e doutrina estão mau traduzidos ou perdidos. concorda comigo que a igreja de Cristo tem que ser 100% verdadeira como fala em efesios 5:27? Como a igreja de Cristo que tem que ser sem manchas poderia estar na Terra se a biblia que nós acreditamos esta mau traduzida ou perdida?

queria fazer varias perguntas mas faço com o tempo.
desculpe-me pelos erros ortograficos.

E agradeço pelas repostas e reflexões.

Abraço.

Wandyson disse...

Tudo bem Fábio, sempre é bom trocar idéias.

1- P: Se as placas tivesse em suas mãos vc acreditaria?
R: Seria o primeiro passo para que pudêssemos realmente ter um fé confiável, se as placas tivessem aqui e pudêssemos data-las e confirmar que a tradução condiz com o que estão nessas supostas placas, sua credibilidade poderia ser levado a sério. Seria como a Bíblia que podemos verificar as traduções, pois os pergaminhos estão em museus, mas apesar de podermos provar sua datação, tradução e ser muitos eventos e locais, moedas, pessoas, cidades comprovadamente encontrados, nem por isso todo mundo acredita na Bíblia, mas quem acredita pode usar uma fé fundamentada, diferente do Livro de Mórmon que a fé dos que acreditam tem que ser cega, se acreditando que realmente existiu uma tal de placa que ninguém sabe onde está e não se consegue acha nada que se encontra no Livro como sendo real. Aí fica difícil mesmo.

2- P: A bíblia corrompido, poderia a igreja ser 100% verdadeira.
R: O grande problema não dos mórmons, mas da igreja mórmon, pois os mórmons apenas repetem o que aprendem na igreja, esse grande problema é tentar descredibilizar a Bíblia, para assim exaltar o Livro de Mórmon. Os erros nas traduções que temos na Bíblia não interferem nas doutrinas e em sua credibilidade pois se fosse assim não teríamos tantas comprovações de sua veracidade. Sim a igreja de cristo pode ser 100% sem máculas seguindo os preceitos da Bíblia, pois lá está a doutrina de Cristo sem comprometimento. O Fato de termos várias traduções diferentes da Bíblia, ajuda a entendermos que as doutrinas não são afetadas e sim confirmadas por vários tradutores.

Espero ter respondido e pode ficar a vontade para perguntar e trocar ideias e expor sua opinião.

Um abraço!!

Unknown disse...

opa pode deixar que comentarei,
falei que não acreditaria nas placas quando a vê-la por que você já as sentiu na mão, examinou e não acreditou, e questiono seu posicionamento, se estivesse na terra as placas de ouro ou se fosse do seu conhecimento ou de toda a terra, concerteza elas iriam acreditar, mas o Senhor quer que elas exerçam fé e escolha como está em hebreus 11:1, da mesma forma que varias pessoas perguntam por que o nome de joseph Smith não esta na biblia, concerteza se estivesse elas acreditariam e voçê também, mas que fé é essa que tem que ver para acreditar????

Outro ponto que discordo completamente, só existe um caminho para o Senhor, e em efesios fala que só existe uma igreja e um só batismo,que tem que ser 100% verdadeira, como você comentou. Pergunto você considera todas as igrejas que utilizam a biblia são verdadeiras? por que elas distorcem uma das outras em principios e doutrinas e até em seguir o que esta na biblia? Sua igreja segue todos os princípios da biblia? se existe uma só batismo quer dizer que só existe uma forma. será que eu poderia estudar a biblia e abrir minha própria igreja começasse a batizar na água da forma que eu achar certo e mesmo assim sera que o Senhor aceitaria? acredito que não. Acredito que primeiro ele chamaria um profeta e para ser um profeta tem que mostrar seus frutos, o que não ocorre nas outras igrejas. E pergunto já que não acreditas na igreja Mormom e o Senhor não faz nada sem antes falar há um profeta, estamos todos condenados?

fiz muitas perguntas mas foi preciso para seguir a linha de raciocínio.



Abraços .

Wandyson disse...

Tudo bem Fábio, vamos por etapas, se pular alguma coisa me pergunta de novo:

1- É um grande erro achar que se as placa de ouro tivesse aqui, isso iria acabar com a fé, pois aí todos iriam acreditar sem precisar usar a fé. Lembra-se na sua pergunta anterior que vc me perguntou se elas estivessem aqui se eu acreditaria? Eu não disse que acreditaria, disse que seria o 1º passo, para uma fé fundamentada. Muitos mesmo com as placa não acreditariam nelas, quem acreditassem em suas histórias, teriam que usar a fé, pelo fato de existir os pergaminhos da bíblia, significa que todos acreditam? Não. Então esse argumento para justificar o desaparecimentos das placas é totalmente falso.

2- Quantas igrejas existiam na época dos apóstolos, Paulo de Tarso era um plantador de igrejas, quantas existiam? Vou citar algumas Igreja de Corinto, Igreja da Galácia, Igreja de Filipo e etc. Essas igreja não eram igreja de Cristo? Ou eram falsas Igrejas? Elas não tinham problemas doutrinários? Não seguiam os ensinamentos de Cristo e de seus apóstolos em que encontram-se escrito hoje na bíblia? Realmente só existe um caminho e esse caminho é Cristo e não é o caminho que a Igreja Mórmon quer monopolizar. Siga Cristo e seus ensinamento e você estará nesse caminho.

3- Olha uma das coisas mais toscas é a doutrina dos Profetas Mórmons, vou te dizer uma coisa, estuda a bíblia e verá que besteira a igreja mórmon ensina hoje. Mas para não ficar palavras soltas vou te dizer porque falo isso.

A igreja Mórmon usa uma mistura da Nova aliança com antiga Aliança, isso em várias parte da doutrina, mas a parte sobre profetas, vamos analisar.

Quando existiu profetas guiando o "Povo de Deus"? Apenas na antiga aliança, quando o "Povo de Deus", era os Judeus.

Cristo cumpriu a lei, foi crucificado e ressuscitou, a partir desse momento vemos a criação da Igreja de Cristo sobre a Nova Aliança, o que muito chamam de período da Graça, em que momento você encontra a figura de um Profeta guiando a Igreja? Não existe, na realidade começam a ter vários profetas, mas com finalidades de edificar o corpo de cristo e não guiar a igreja, inclusiva vários profetas e profetisa em uma mesma reunião da igreja.

Então essa figura de Profeta guiando a igreja é uma falsa ilusão mórmon para que vocês fiquem sujeitos a um homem que vai ditar as regra que você devem seguir, mas sem base nenhuma nas escrituras. Quando me refiro a escritura falo da bíblia no seu contexto geral.

Unknown disse...

eu compreendo. E sou membro da igreja a quase 3 anos e ainda tenho muitas duvidas em relação a doutrina de cristo, e questões a argumentar sobre suas reflexões neste blog, mas ficaríamos um vai e volta, como podemos presenciar acima, e sim eu recebi o testemunho e mesmo com minhas duvidas ( deve ser por que não tenha conhecimento)não posso negar.

E como o joseph smith tem a capacidade e inteligencia e criatividade para inventar tantas historias e profecias em nome de Cristo de Deus e do Espirito Santo. Pensando nisso seriamos o povo mais condenado desse mundo, concorda comigo?

mas deixo as palavras de 2 Néfi 33:10-15 que fala que se o livro de mórmon não for a palavra de cristo julgai vós e que no dia do julgamento sabereis perante cristo se é verdadeiro ou não.

Abraços e até a próxima.....

Wandyson disse...

Não se preocupe Fábio pelo vai e vem, pois apesar do que muitos dizem, acredito que é sadio a troca de conhecimento e informações.

Uma coisa importante é você buscar conhecimento e não ficar cegado e acreditando tudo que te dizem dentro da igreja. Conhece o Livro da Igreja Mórmon "História da Igreja na Plenitude dos Tempos"? é um livro grande que conta a história da igreja pela igreja SUD, pegue esse livro e analise a historia da igreja, cruze referência com Doutrina e Convênios, e se você for centrado e analisar, irá verificar muitas falsas profecias de Joseph Smith, doutrinas que eram eternas que simplesmente foram abolida.

Eu fui como você, acreditava porque sentia em meu coração, mas comecei a perceber muita coisa estranha, levei mais de um ano lendo e analisando, esse e outros livros da igreja e acabei sendo honesto comigo mesmo.

Respeito seus sentimentos, mas vamos analisar um exemplo apenas suposição: Se orarmos a Deus e sentimos que um pastor é um homem de Deus e depois descobríssemos que ele é ladrão e assassino.Pode esse sentimento ter vindo de Deus? Deus é sabedoria e além de sentimento nos da sabedoria e inteligência para reconhecermos a verdade.

Então estude a vida e a conduta de Joseph Smith e veja se ele poderia ser realmente um profeta de Deus. Se vc achar que um homem com a conduta dele poderia ser um profeta, aí cabe somente a você. Deus me deu a resposta que me libertou desse engano e se os Mórmons será o povo mais condenado do mundo, aí não sei acredito que caberá o Senhor que jugará caso a caso, penso eu.

Jugai realmente, mas não é necessário chegar no julgamento para saber se é falso ou não, eu pelo menos já sei e nem precisei esperar tando.

Um Abraço!!

Anônimo disse...

Meu caro, Wandison você diz que acredita na Bíblia. Então deduzo que você acredita em Deus e que Ele pode ouvir e responder nossas orações correto ? Ou Você acha que Deus não existe e Ele não nos ouve ?

Wandyson disse...

Sim acredito em Deus, e para abreviar sua próxima contestação, já vou respondendo que não acredito que Deus mostre que o Livro de Mórmon é verdadeiro através de sentimentos, mesmo não existindo qualquer evidência que ele seja verdadeiro e tantas coisa incoerências.

Sentimentos são importante, mas Deus nos dá sabedoria e inteligência para analisar e vermos se as coisas são corretas ou não.

Anônimo disse...

meu caro: O PAI Celestial ama a todos seus filhos,somente ele pode nos mostrar e dar-nos aquilo que merecemos de acordo com nossos sinceros desejos, sejamos humildes,caridosos fazendo a vontade do PAI,cuidamos de nossa família do nosso próximo,sabemos que o próprio SALVADOR foi rejeitado e morto quanto mais sua Igreja nos dias de hoje,devemos ter uma religião não importa qual, conheço a verdade à mais de nove anos e sei que um dia vamos ser julgados pelos nossos atos, ainda existe milagres profecias e nós de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias temos testemunho da veracidade CRISTO VIVE...

Wandyson disse...

Meu amigo Anônimo, infelizmente tenho que lhe informar que você não conhece a verdade a nove anos e sim está sendo enganado a nove anos. A Igreja Mórmon pode ser qualquer coisa, menos a Igreja de cristo restaurada.

Essa igreja fala de Cristo mas seus preceitos e doutrinas estão longe do que Cristo ensinou e viveu. Procure tratamento e talvez ainda exista tempo para você se libertar desse engano.

E seja menos religioso e mais Cristão, viva mais o evangelho e menos a religião.(Não estou te julgando, apenas comentando pelas palavras e não por suas ações). Ninguém precisa de religião, apenas do evangelho que Cristo ensinou e viveu.

Um abraço!

Anônimo disse...

Gostei muito do blog, muito instrutivo. valew

jhon disse...

para ser um evangelho restaurado ele devia ter sido pregado antes! e o que vemos é um evangelho nunca visto antes! como batistmo de mortos e outras coisas! se fosse algo tao importante como pensa os mormos deveria conter nos ensinamentos de Jesus e ate no livros dos mormos e como faze-lo.

Gostaria de saber do irmao algo que ouvi.

vi num artigo que pra justifacar a poligamia de joseph smith ele recebeu uma revelaçao que para se tornar como deuses deveria ter varias mulheres, e por isso ele e outros lideres da igreja buscavam essa pratica, mas negavam e com o tempo quando nao podia mais econder foi admitido. isso é verdade

Wandyson disse...

Obrigado!!

Wandyson disse...

Amigo Jhon, no inicio Joseph Smith vivia em adultério com varias mulheres, quando várias pessoas começaram a perceber e acusando de adultero, foi aí que surgiu essa lei, cerca de 13 anos após os registros de seus primeiros casos sexuais. Isso é claro e mostro em algumas postagens que escrevi.

Oliver Cowdery seu braço direito foi excomungado por acusa-lo de estar adulterando com uma menina. Ele o chamou de mentiroso e excomungou, hoje nos registro da igreja você encontra o nome dela como uma das esposas de Joseph Smith com a data de casamento na época de Oliver o acusou. Quem era o mentiroso?

Em Doutrina e Convênios na seção 132, Joseph Smith deixa claro que a lei de sara ou seja, da poligamia era eterna e essencial para exaltação mórmon. Brigham Young o segundo profeta mórmon diz que para se tornar Deuses, eles precisavam ter várias esposas. Mas hoje é claro, a igreja não usa mais essa doutrina e diz que isso não era doutrina mais opinião pessoal de um de seus profetas.

Seria uma opinião pessoal algo que as pessoas vivam acreditando durantes anos e tendo como verdade absoluta? Que profeta é esse? Que igreja é essa que não admite seus erro?

Espero ter ajudado.

Wandyson disse...

Ah Jhon, esqueci de mencionar que sim, mesmo apos essa data que ele supostamente teve uma revelação que estabelecia a lei de poligamia, existe várias declarações dele em Jornais oficiais mórmons da época, em que ele desmentia que existia a poligamia.

A poligamia apenas virou uma lei para todos, quando os mórmons começaram viver todos juntos, isso depois da morte de Joseph Smith, quando chegar no vale do lago Salgado. Aí não tinha como esconder e acabaram abrindo para todos os membros.

IGREJA INTERESSANTE NÉ? Viver um lei fundamental para salvação, em baixo dos panos!!

Anônimo disse...

Aprendemos a ORAR A DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO todos os dias, SOZINHOS E EM FAMÍLIA, a lermos as escrituras,( e isso inclui a bíblia e OS livros da igreja RESTAURADA, E A FAZERMOS REUNIÕES FAMILIARES TODA A SEMANA.

UMA IGREJA QUE ENSINA A FAZERMOS O BEM CONSTANTEMENTE, AO HOMEM AMAR E A RESPEITAR A ESPOSA( ÚNICA )SUSTENTAR A CASA COMO SENDO SUA OBRIGAÇÃO,FAZENDO COM QUE A ESPOSA TENHA COMO PRIORIDADE NA VIDA EDUCAR OS FILHOS,se as pessoas fossem orientadas assim TODOS OS DOMINGOS ESTE MUNDO ESTARIA BEM MELHOR!!!!!!!!!!!!!!

SOMOS ORIENTADOS A FAZERMOS NOSSO MELHOR A CADA DIA, A CUIDARMOS DE NOSSA ALIMENTAÇÃO NÃO CONSUMINDO ÁLCOOL E A SERMOS UMA LUZ PARA O MUNDO,E A PERMANECERMOS EM LUGARES SANTOS DEVE SER UMA BOA NÉ, PELO MENOS PRA MINHA FAMÍLIA FOI E É UM BÁLSAMO... NÃO ENCONTREI DOUTRINA MELHOR,NEM EU NEM MEU ESPOSO, NADA IGUAL NA FACE DA TERRA...

Deves ter conhecimento da 11º regra de fé que diz:

Pretendemos o privilégio de adorar a Deus todo poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos aos homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar, como, onde, ou o que desejarem.


TENHO MAIS O QUE FAZER... MEU MARIDO ESTÁ TRABALHANDO PARA

SUSTER A FAMÍLIA, POIS É ISSO QUE OS HOMENS MÓRMONS DEVEM

ESTAR FAZENDO AGORA NESTE MOMENTO( PELO MENOS OS QUE EU CONHEÇO E NÃO SÃO POUCOS), NOS FOI ENSINADO ASSIM...

OUTROS ESTÃO EM SUAS IGREJAS FORMANDO GRUPOS PARA FALAR MAL

DA DOUTRINA MÓRMON, HONRAM SUA ESPOSA E SUSTENTAM SUA CASA?



NÃO SEI...GANHAM DINHEIRO HONESTAMENTE?? POIS BEM...

EU ESTOU ESTUDANDO PARA ME QUALIFICAR E DAR BONS EXEMPLOS PARA MEUS FILHOS QUE SÃO MÓRMONS E SÃO CRIANÇAS EXEMPLARES, ESTOU EM CASA HONRANDO COM MEUS COMPROMISSOS COM ELES, vigiando e orientando para o que é certo.

TANTAS RELIGIÕES EXISTEM NA TERRA...

CADA UM SEGUE ONDE E QUEM QUISER... SOMOS LIVRES AINDA BEM E DAMOS GRAÇAS!

AMO A IGREJA RESTAURADA DE JESUS CRISTO , NÃO VEMOS A HORA DE
OUVIR MARAVILHOSOS DISCURSOS NA CONFERÊNCIA DE OUTUBRO... A IGREJA CRESCE A CADA DIA E SEU TRABALHO HUMANITÁRIO E MISSIONÁRIO CRESCE A OLHOS VISTOS.

FALA UM POUCO DO ARMAZÉM DO BISPO, PORQUE NÃO FALA DAS COISAS MARAVILHOSAS, BOAS QUE ACONTECEM HOJE NA IGREJA??????

AH! MAIS UMA COISA, A 1º(PRIMEIRA) REGRA DE FÉ:

CREMOS EM DEUS O PAI ETERNO E EM SEU FILHO JESUS CRISTO E NO ESPÍRITO SANTO.

PERDI UM POUCO DE MEU TEMPO MAS ESTOU COM MEU TESTEMUNHO FORTALECIDO.É DIFÍCIL VER TANTO ABSURDO, MAS O INIMIGO QUER DESTRUIR TUDO O QUE É BOM, VIRTUOSO.
ESTA IGREJA É TÃO ATACADA( DESDE SEU INÍCIO) PORQUE É DE DEUS, SE FOSSE DO INIMIGO NÃO O SERIA... ALIÁS EXISTEM MAIS DE 500 TIPOS DE RELIGIÕES E SEITAS... CADA UM ESCOLHE O QUE ACHAR VERDADEIRO.

MEU ESPOSO É ENGENHEIRO METALÚRGICO E EU PROFESSORA TEMOS CAPACIDADE DE ESCOLHER O QUE É MELHOR PARA NOSSA FAMÍLIA. PAGAMOS DÍZIMO E SOMOS ABENÇOADOS AJUDAMOS NA OBRA MISSIONÁRIA COM ISSO JOVENS VÃO PREGAR O EVANGELHO EM TODA A TERRA E MEUS FILHOS UM DIA IRÃO TAMBÉM!!

AS BÊNÇÃOS TEM CHEGADO A NÓS DIARIAMENTE, POIS SOMOS CUPRIDORES DE CONVÊNIOS QUE FAZEMOS COM DEUS EM SEUS TEMPLOS SAGRADOS!!!!!! SOMOS FELIZES ASSIM!!! ACABEI DE RECEBER UMA LIGAÇÃO E UMA BÊNÇÃO ME FOI CONCEDIDA NESTE MOMENTO, ACREDITO QUE DEUS ME ABENÇOOU E ME ABENÇOA A CADA DIA.
PARA TERMINAR NOSSA 13ºREGRA DE FÉ:

CREMOS EM SER HONESTOS, VERDADEIROS, CASTOS, BENEVOLENTES, VIRTUOSOS E EM FAZER O BEM A TODOS OS HOMENS; NA REALIDADE PODEMOS DIZER QUE SEGUIMOS A ADMOESTAÇÃO DE PAULO: CREMOS EM TODAS AS COISAS, CONFIAMOS EM TODAS AS COISAS, SUPORTAMOS MUITAS COISAS E TEMOS A CAPACIDADE DE TUDO SUPORTAR. SE HOUVER QUALQUER COISA VIRTUOSA, AMÁVEL DE BOA FAMA OU LOUVÁVEL NÓS A PROCURAREMOS.

Anônimo disse...

COMENTÁRIO SERÁ VISÍVEL DEPOIS DE SER APROVADO, KKKKKKKKK

Wandyson disse...

Vamos por etapa:

1- Vocês aprendem a orar em nome de Jesus Cristo e ler a bíblia, mas qual Cristo? Estudam a bíblia? Mas a bíblia está corrompida não é? Então apenas acreditam nas partes que convém para a doutrina né? Muito interessante.

2- A igreja ensina a fazer o bem, cuidar da família, bla, bla bla... Os espíritas ensinam coisas maravilhosas, até mesmo os islã tem coisas boas, mais isso é tudo? Vamos ignorar as doutrinas loucas da igreja mórmon, a distorção de Deus Pai e de Cristo, vamos ignorar tudo isso apenas porque ela ensina algumas coisas boas? Não é isso que Satanás faz? Coloca coisas boas, misturando com coisas malignos? Então abre o olho.

3- Sobre seu marido ser trabalhador, que bom. Ficaria triste se ele fosse um vagabundo explorador de mulheres. E para a igreja mórmon, ela pode ser tudo menos trouxa, com certeza vai sempre incentivar as pessoas para trabalhar e progredir em suas carreiras, quando mais os membros ganharem, mais dízimos e ofertas. Qual é a novidade nisso?

4- Sobre igreja restaurada, cade? Você conhece a igreja primitiva, na qual a igreja mormon alega ser restaurada? O que a igreja mormon tem de parecido? Nada.
- Igreja primitiva não tinha profetas guiando a igreja.
- Igreja primitiva os diáconos tinham que ser casados.
- Igreja primitiva se reunião nas casas dos membros.
- igreja primitiva não existia dízimos
- etc.........

Uma falsa restauração.

5- Sobre armazém do Bispo. vc mora no Brasil? Se mora me diz onde tem armazém do Bispo aqui no Brasil que quero conhecer.
Acorda.....

6- Sobre a Igreja ser atacada. O Islã, a Igreja Universal, os Espíritas, As testemunhas de Jeová, etc... São seitas constantemente criticada e sua mentiras expostas. Isso a tornaria todas essas seitas a igreja de Deus restaura. parabéns pelo raciocínio.

Se esqueci de falar alguma coisa me avisa, concluo dizendo que se você não estudar e procurar a verdade vai levar o resto da vida ignorando as doutrinas obscuro da igreja e vai ficar acreditando nas palavras bonitinhas que esculta dos lideres.

Um abraço!!

Wandyson disse...

"COMENTÁRIO SERÁ VISÍVEL DEPOIS DE SER APROVADO, KKKKKKKKK"

Não entendi esse comentário, se explicar, poderei comentar.

manusud disse...

A diferença entre eu (mórmon) e vc (não mórmom):

- Se vc estiver correto (que o mormonismo é falso, etc. etc. etc.) - eu e você iremos para o Céu, visto que vc ACHA que eu estou errado e posso me arrepender.

- Agora se eu estiver certo? Já parou para pensar nisso? Eu vou para o ceu do mesmo jeito, mas vc vai para o Inferno!!!


Algumas escrituras para vc explicar, e não vem com interpretação não... Ezequiel 37:15-20; Isaias 11:8-11,29; Ultimo versiculo do capitulo do evangelho de João; Daniel 2:44-45; João 10:16.

Outra coisa, se Deus, o pai é o mesmo ontem, hoje e para sempre, não muda. Se há uma só fé, um só batismo. Se a bíblia sozinha é o suficiente que precisamos da palavra de Deus... enfim: Porque existem tantas igrejas, ensinando tantas coisas diferentes referentes ao mesmo livro?

Wandyson disse...

Olá Amigo Manausud. Obrigado pelo comentário, vou te responder em três partes.

PARTE 1-

Em relação a sua lógica de um de nós estarmos errados, vc apenas colocou a visão mórmon e ainda se equivocou em alguns pontos da visão de sua própria doutrina. Vou colocar a visão mórmon e a visão cristã para vc entender como vc está equivocado.

VISÃO MÓRMON:
Se vc estiver certo, você poderá ir para o Reino Celestial ser um Deus, ter suas deusas e ter seus planetas para toda a eternidade.

Estando vc certo e eu errado, eu vou para o Reino Telestial, que não é o inferno mórmon (Trevas Exteriores), um lugar que depois que todos se curvarem e reconhecerem Cristo como salvador e redentor, viverei com um certo conforto, tendo em vista que lá é um Reino de Gloria.

VISÃO CRISTÃ
Se Eu estiver certo poderei ser salvo pela graça de Cristo, habitar posteriormente na terra glorificada.

Se eu estiver certo e vc errado, só existem duas possibilidade salvação ou condenação, e pessoas como mórmons que vivem adorando a um dos deuses falso deste mundo, que é “deus homem” dos mórmons, fazendo rituais maçônicos modificados em templos pagãos, não serão salvos se tiverem oportunidade de conhecer a verdade e preferirem continuar adorando a falsos deuses, então só resta a condenação para essas pessoas. Então não posso dizer que vc viverá com um certo conforto.

No caso de Arrependimento, meu amigo, vale para ambas as visões a possibilidade de abandonar tudo e seguir o caminho correto.

Então dá para perceber que as coisas não são como vc colocou? Vc está tão doutrinado na igreja mórmon que consegue ver apenas pelo olhar mórmon.

PARTE 2 –

Vc colocou muitas escrituras posso depois comentar uma por uma ou criar uma postagem para comentar tudo junto. Pois esse comentário já vai ficar muito extenso.

PARTE 3-

Sim, só existe um único Deus e uma única fé, um único batismo. Sim, a Bíblia é suficiente, só que talvez vc desconheça a fé Cristã. Existe duas coisas básicas, 1- doutrinas fundamentais da fé e 2- doutrinas não fundamentais.

1-Todas as igreja Cristãs ensinam e pregam as mesmas doutrinas fundamentais da fé. Por exemplo que seremos salvos pela graça de Cristo, que existe apenas um único Deus (Y ̂ehovah) que é espírito, imutável, onipotente, onipresente, e etc... São princípios importantes para salvação do homem. Então independente da denominação cristã, todos tem um único Deus, uma única, fé e um único batismo.

2-Princípios que não são fundamentais para salvação, como por exemplo se a igreja será arrebatada antes da grande tribulação, durante ou depois? Existem posições diferentes que não influenciam na salvação. Não importa se vc acredita que a igreja será arrebatada antes e na realidade ela for depois, isso não mudará em nada na sua condição perante Deus. Isso é uma coisa positiva e na época da igreja primitiva Paulo já elogiava a igreja por estarem debatendo ideias e doutrinas. “Pois é necessário que haja divergências(hairesis) entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.”(1Co 11:19)

Então essa visão que na igreja de Cristo tem que existir um só pensamento em tudo é apenas uma doutrinação da igreja mórmon para manter vc embaixo das rédeas deles, manipulando e enganando.

Espera sinceramente que um dia vc possa se libertar disso. Um abraço e depois comento as escrituras.

Wandyson disse...

Olá amigo Munusud, aqui está às escrituras que vc me pediu para explicar, espero ter ajudado a esclarecer eventuais dúvidas. Um abraço!!

Ezequiel 37: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2014/04/ezequiel-fala-sobre-o-livro-de-mormon.html

Isaias 11: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2014/04/isaias-11-esperanca-para-israel-ou-para.html

João 21: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2014/04/joao-prediz-o-livro-de-mormon.html

Daniel 2: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2014/04/daniel-profetiza-sobre-igreja-mormon.html

João 10: http://reflexaodoutrinaria.blogspot.com.br/2014/04/jesus-cristo-fala-sobre-sua-vinda-nas.html

Anônimo disse...

"A verdade sempre sofre oposição, tudo que vivemos nesta vida tem consequências.Ou Joseph Smith foi um façante ou foi um profeta. Revejo seus conceitos e faça com Joseph: Ore ao Verdadeiro Deus.

Wandyson disse...

Essa foi boa amigo anônimo! Obrigado pelo seu comentário.

Você está tão iludido e alienado pela seita mórmons que não conseguem nem colocar duas possibilidade, ou o charlatão do Joseph Smith é um profeta ou "EU" tenho que rever meus conceitos para que ele se torne um profeta?

Se um homem que tomava mulheres de outros membros com suas esposas, pegava varias meninas de 14 a 17 anos para esposas, fez várias profecias que não se cumpriram, trouxe leis de Deus que ele mesmo descumpriu e etc... Se um homem desse você chama de profeta, acho quem tem que rever os conceitos e orar ao verdadeiro Deus, não sou eu.

Um Abraço!!

Unknown disse...

O livro de Mórmon é uma tradução de um livro e a palavra Lúcifer foi a que mais se encaixou do idioma original para nosso entendimento, pois a tradução é para o povo de nossos dias, assim se Joseph Smith usou da palavra Lúcifer, fez muito bem e agiu sob inspiração, assim como todos os santos profetas fazem.

Wandyson disse...

Olá Lélio! Obrigado comentário!! Não sei se vc está familiarizado com a história da tradução do Livro de Mórmon, basicamente, Joseph Smith enterrava a cabeça no chapéu com umas pedras que ele achou enterradas no quintal de casa e parecia uma luz com as palavras em inglês e só sumia quando o escriba escrevia corretamente. Então não existe justificativa que Joseph usou palavras que eram conhecidas, já que as palavras tinham que ser exatamente as escritas dentro do chapéu, muito menos para existência te tantos anacronismos dentro do livro e principalmente correções na língua Inglês que segundo informações chega 3000.

Agora para acreditar no Livro de Mórmon e dizer que Joseph Smith era um santo profeta, precisa muito mais que fé, precisa ignorar o senso, coerência e a razão. Porque as provas que mostram a farsa são imensas.

Um abraço!


Unknown disse...

As ruínas do templo de Lamanai havia sido descoberto em 1917 pelo explorador Thomas Gann e excavações começaram apenas em 1974 com a equipe de arquelogistas de David M. Pendergast do Museu Real de Ontario. O time de cientistas atualmente encarregados pelos estudos no sítio são liderados pela Dra. Elizabeth Graham da University College London e Dr. Scott Simmons da University of North Carolina – Wilmington. Desde 2006 as pesquisas no sítio estão direcionadas para análise de artefatos principalmente, enquanto excavações estão suspendidas temporariamente.

Neste hiato de excavações, descobriu-se artefatos previamente catalogados com inscrições descontextualizadas para os especialistas, porém familiares para qualquer Mórmon. Através de uma série de coincidências e contatos acadêmicos, tais inscrições foram compartilhadas com o Dr. Bruce Bachand da Fundação Arqueológica Novo Mundo da Brigham Young University, universidade oficialmente vinculada à Igreja Mórmon.

Bachland imediatamente reconheceu a importância das inscrições recém descobertas.

Algumas das inscrições mencionam nomes importantes na literatura sagrada Mórmon: Lamã, Lehi, Limhi, Néfi, Helamã, Omni, Mulek, Korihor, e mais surpreendentemente, Zarahemla. Este figura como uma cidade-estado importante na narrativa do Livro de Mórmon, e a inscrição de Lamanai inclui este nome num contexto geográfico, embora ainda não completamente claro ou específico.

http://vozesmormons.com.br/2014/04/01/arqueologistas-descobrem-cidade-nefita/

Wandyson disse...

Alex, vc tá brincando ou tá falando sério? Essa matéria foi uma brincadeira de 1º de Abril feito pelo blog vozes mórmons, click no final onde está a referência. Lamento desaponta-lo.

Um abraço!!

Luana disse...

Parabéns pelo blog, Wandyson! É uma pena que os comentários deixados aqui por alguns membros da Igreja de Jesus Cristo dos S.U.D. demonstrem que a cegueira e insensatez promovidas por essa instituição são tão nocivas a ponto de as pessoas não conseguirem compreender o que você explica tão clara, educada, ponderada, fundamentada e sensata.

Wandyson disse...

Obrigado Luana!! Têm muitas coisas que realmente são simples de ver e analisar. Mesmo assim muitos preferem fechar os olhos e comentar sem sequer ler a postagem. Mais fazer o que? Quando ser enganado é uma escolha, não existe o que fazer.

Um abraço!!

fercabreu disse...

Há dois pontos aí. Primeiro, se, na tradução da Vulgata, Jerônimo realmente cometeu um erro. Segundo, se Helel ben Sachar (O Luminoso filho da Manhã) de Isaías 14 não pode se referir ao anjo caído, ao Opositor, ou Satanás.

A Vulgata influenciou outras versões da Bíblia. A Bíblia que Joseph Smith e seus contemporâneos usavam era a popular King James. Ela contém Lucifer. Provavelmente foi a King James que influenciou a tradução de Joseph, não a Vulgata diretamente. Não só a Joseph, mas a todo o mundo cristão que usava a King James, a Bíblia padrão daquela época e lugar. A Vulgata é uma tradução católica, já a King James, não. Se Lucifer é uma tradução errada, foi um erro bem generalizado, que se perpetrou.

Lucifer, em primeiro lugar, não é uma invenção de Jeronimo. Os romanos, que falavam latim, já chamavam a estrela d'alva, que na verdade é o planeta Vênus visto a olho nu pelas manhãs, assim. Jeronimo seguiu, ao que me parece, a mesma linha da Septuaginta (tradução grega do VT do IV sec a.C.), que traduziu Heosphoros, tendo também relação com este corpo celeste.

Na visão mitológica dos hebreus e cananitas, as estrelas eram deuses ou anjos, filhos do Altíssimo. Conforme diz Moisés em Deut 32:8, o Deus Pai, o Altíssimo (El Elyon, ou simplesmente El, é o seu nome tanto na tradição cananita como na Bíblia) dividiu as nações (de acordo com Genesis 11) e colocou sobre cada uma delas um de seus filhos*, seres divinos de seu Concílio. Já sobre Israel, Ele mesmo se encarregara**. Embora os antigos israelitas acreditassem na existência de outros deuses, filhos do Altíssimo, segundo Deut 32:8 e o Salmo 82, eles eram terminantemente proibidos de adorá-los.

Então, embora o contexto se refira ao rei de Babilonia (ainda que não diga quem é especificamente este rei), sua referência primária a Vênus é a um dos elohim (deuses/anjos) do Concílio Divino. De fato, com a descoberta das cartas de Ras Shamra, em Ugarit, vê-se varios pontos de contato entre estas e Isa 14. O profeta parece aludir ao mito cananita de At'tar, o terrível, que pretendera usurpar o trono de El Elyon, governar sobre os demais deuses do Panteão, no monte santo onde habitavam, mas fora derrotado pelo filho preeminente do Altíssimo, Baal, e atirado ao mundo subterraneo, que os hebreus chamavam de Sheol.


Então, de quem Isaías fala, de um rei terreno ou de um ser divino caído? Talvez de ambos. Tanto Helel (ou Lucifer ou Heosphoros) tiveram seus desejos de grandeza frustrados. Isaías, poeticamente, compara um com o outro.

Mas e se, numa visão escatológica, o rei de Babilonia não estiver sendo comparado a um figura mitológica decaída, mas o contrário: o anjo rebelde precipitado dos céus é que está sendo comparado a um rei terreno? Afinal, a própria Babilônia, em Apocalipse, não é vista apenas como um dos reinos da terra, mas como símbolo do mundo iníquo, em oposição ao povo de Deus e a Nova Jerusalém, que desce do céu. Penso que esta é a outra alternativa a se considerar.

Satanás, como já observado, a princípio não era um nome próprio, mas um título. No entanto, o termo ganhou nuances próprias e já nos dias de Cristo era usado como nome próprio. Jesus diz que, em Lucas, no que parece uma visão de algo que acontecera nos primórdios, viu a Satanás cair do céu como um raio. Helel (ou Lucifer ou Heosphoros, não importa) também foi de lá atirado. De fato, Helel, em Isa 14, também está sendo usado como nome próprio.

A crítica sobre este ponto é claramente pouco fundamentada e generalizadamente apressada. Nem a tradução de Jeronimo é errada ou inadequada, nem Lucifer como anjo decaído pode ser descartado para o completo panorama contextual de Isaías 14.

Wandyson disse...

Fercabreu você não entendeu a postagem, quem popularizou o termo Lúcifer foi Jeronimo, sim a tradução foi inadequada, se você não sabe porque um anjo não poderia se chamar Lúcifer, então veja o vídeo que está na postagem. Essa postagem é apenas uma amostra que Joseph Smith simplesmente usou a King James para plagiar vários elementos que introduziu no Livro de Mórmon. Se existisse alguma inspiração ele teria por exemplo nesse caso não seguido Jeronimo e usado termos que outras bíblias que não foram influenciado pelo vulgata usaram. Mais como ele só tinha a King James, então usou o que tinha.

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger