Refutar com Inteligência


          Resolvi fazer esse post pois tenho visto muitas pessoas boas mas que se mostram sem noção, não apenas entre os mórmons, mas também entre pessoas das mais diversas religiões, pois participo de fóruns entre evangélicos. Vou explicar o que acontece.

          Quando alguém coloca uma opinião sobre um assunto, outras pessoas vem fazer o que dizemos "refutar" ou seja "combater com argumentos que provam o contrário", coisa que acho muito saudável, desde que haja respeito entre as pessoas , troca de ideias é sempre legal.

          Mas mesmo quando você apenas queira dar uma opinião, se ela for descordar com a do autor, é importante analisar quais tipos de argumentos esse autor está usando.

       
       Se o autor usou apenas uma opinião pessoal, você pode refutar com sua opinião pessoal, pois a opinião de ninguém vale mais que a sua.




         Se o autor usou apenas a fé para argumentar, você pode refutar com sua fé, pois a fé de ninguém vale mais que a sua. Na realidade não discutimos a fé, apenas compartilhamos a fé.





           Porém se alguém usou argumentos históricos, documentos ou escrituras para fundamentar a opinião e seus conceito acerca de algum assunto, você pode utilizar outros fatos, documentos e escrituras para tentar mostrar que a interpretação dele está errada e que a sua está correta.

          Mais rebater tais argumento com sentimentos ou usando sua fé em um conceito que você ou sua organização acreditam, é tentar tapar o Sol com a peneira. Ou você procura um basamento para fundamentar sua opinião ou apenas lê e vai refletir para ver se a sua opinião não está errada.

              Tenho visto isso muito em fórum evangélicos e blogs, pessoas tentando rebater argumentações sólidas com o "Eu sei porque meu coração sentiu", "Eu sei porque o Senhor revelou em meu coração", "O meu pastor disse e eu acredito",  etc... Não disse que devemos ignorar os sentimentos, mas acredito que fui claro ao dizer que cada um tem seu lugar e sua devida importância.

Vamos buscar a verdade e sair da ilusão do apenas "Meu coração sente"!
Prov. 28:26
 (O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.)

0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger